Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID TEM 2.829 ATIVOS NO ESTADO, 28 ÓBITOS

Alguns estados já liberaram o uso das máscaras, mas a Bahia ainda não
10/03/2022 às 09:18
     1. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (10) registra 2.829 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.827 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,12%), 1.992 recuperados (+0,13%) e mais 28 óbitos. Dos 1.514.797 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.482.522 já são considerados recuperados e 29.446 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.776.892 casos descartados e 326.403 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 62.455 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.423.037 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.428.136 com a segunda dose ou dose única e 4.114.416 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 674.157 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 28.419 já tomaram também a segunda dose.
                                              *****
  4. A visita que o governador Rui Costa fará à Feira Março Mulher, em frente ao Hospital da Mulher, na Cidade Baixa, em Salvador, foi antecipada para as 8h desta sexta-feira (11). A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai oferecer mais de 10 mil consultas, exames e emissão de documentos para o público feminino.

  5. O evento disponibilizará exames como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x e ginecológicos, além de serviços odontológicos e consultas oftalmológicas. A programação inclui ainda emissão de carteira de identidade, inscrição no CPF e cadastramento da biometria no título de eleitor.

  6. Para ter acesso à feira e aos serviços, a usuária deve usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia. O atendimento fica disponível das 8h às 17h.

  7. Prefeitos e secretários municipais participaram da Reunião Extraordinária da Amurc nesta quinta-feira, 10, quando tratou do Sistema Simplificado de Escrituração Digital de Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (eSocial), o Piso Nacional do Magistério, entre outras demandas da região.

  8. O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, destacou a importância do eSocial para os municípios, tendo em vista a modificação que vai ser feita a nível do setor de tributos, no setor contábil, envolvendo os gestores numa capacitação junto a equipe jurídica para que os municípios possam se adequar a essa realidade.

  9. Será exigido o envio de informações das prefeituras, tais como a remuneração dos segurados por meio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). Até o segundo semestre deste ano, além da GFIP serão substituídas diversas outras declarações - como RAIS, o CAGED, a CTPS, Comunicação do Acidente do Trabalho (CAT). Tudo estará centralizado no eSocial com o objetivo de racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações.

  10. A reunião contou com a participação do advogado e Doutor em Direito Tributário, Harrison Leite, que orientou os gestores e suas equipes. “Tivemos uma reunião importante com a grande participação de prefeitos e secretários dos municípios associados a Amurc, onde tivemos a oportunidade de debater pautas importantes para nossa região”, declarou Marcone.

  11. Uma semana após o início do ano letivo em Lauro de Freitas, professores e alunos ainda estão se adaptando à nova realidade. Esta adaptação passa pelo cumprimento de uma série de protocolos para evitar a proliferação do novo coronavírus. O desafio é ainda maior para as unidades de ensino voltadas para creche e pré-escola, que recebem os alunos com faixa etária entre dois a cinco anos.

 12. Além do esforço para garantir o cumprimento dos protocolos pelas crianças, como o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e a higienização das mãos frequentemente, os professores também estão lidando com a dificuldade para reinserção dos pequenos no ambiente escolar, depois de pouco mais de dois anos sem frequentar o ambiente escolar e sem conviver de perto com as outras crianças da turma.

 13. “As crianças não têm a mesma disciplina dos adultos, então algumas questões são mais difíceis, mas estamos lidando bem. Existe a adaptação, porque elas ficaram muito tempo sem interagir com outras crianças, mas aos poucos estão se adaptando. Este ‘novo normal’ tem seus percalços, mas como profissional temos um olhar sensível e estamos fazendo sempre o melhor para elas”, conta a pedagoga da Escola Ismael Ornelas Farias, Cenildes de Souza Galiza.

 14. De acordo com Rita Maria, diretora da unidade escolar, localizada no Bairro da Itinga, além das crianças, os funcionários também estão tendo que se adaptar. Apesar de não terem se afastado da escola durante a suspensão das aulas, em função das diversas ações que estavam sendo desenvolvidas, como a distribuição dos cadernos de atividades e dos kits alimentação, entre outras, a chegada dos alunos muda completamente a rotina.

 15. “É um grande desafio para todos. Muita coisa aconteceu nos últimos anos, a perda de parentes ou amigos e funcionários, e isso é muito difícil, muitas crianças têm inclusive chegado de casa trazendo estas dificuldades, mas aos poucos vamos acolhendo e dando todo o suporte. Já estamos há quatro dias com aulas e já observamos melhorias na adaptação. A nossa máscara, por exemplo, ainda traz um certo espanto nas crianças, mas com paciência vamos avançando”, declarou a diretora.