Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A ESTRATÉGIA DE RUI PARA ELEGER JERÔNIMO; LULA SERÁ AVISADO NA QUINTA

Governador tem força para impor nome com fez com Denice Santiago, em Salvador
08/03/2022 às 09:16
   1. O governador Rui Costa (PT) confirmou o que o meio político baiano já sabe, que vai se reunir com o ex-presidente Lula da Silva (PT) na próxima quinta-feira (10), em São Paulo, para definir a chapa majoritária da base governista à sua sucessão. Em conversas com jornalistas durante a inauguração da Casa da Mulher e do Centro de Ensino e Pesquisa, no bairro de Monte Serrat, em Salvador, nesta terça-feira (8), o petista ainda reafirmou o desejo de anunciar a chapa governista completa no próximo domingo (13).

2. Também no meio político há o sentimento de que o candidato 'ion-pectore' de Rui é o secretário Jerônio Rodrigues, da Educação, e ele vem trabalhando este nome de forma silenciosa no interior do estado lançando dezenas de novas escolas do ensino médio, obviamente para serem inauguradas ainda este ano. Isso nasceu do nada? Da vontade de melhorar o ensino médio? Pode ser. Mas, o essencial, o âmago da questão está na política, dar visibilidade a Jerônimo.

3. O candidato da preferência do grupo wagnerista é Luis Caetano e Moema Gramacho se posiciona como uma terceira força, e já dissemos aqui, num embate entre a rocha (Rui) e mar (Wagner) pode dar Moema que é uma política lulista até a alma e tinha uma admiração e amizade com dona Mariza, ex-esposa de Lula, já falecida. Isso tudo conta. 

4. O senador Otto (PSD) está contido. O senador Angelo Coronel (PSD), nem tanto. O vice-governador João Leão, isolado. O que vai acontecer com Leão é uma incógnita. Deputados do PP querem um rompimento com o governador Rui e adesão a ACM Neto. Isso é possível, mas, uma hipótese remota. Conversas estão acontecendo em todos os campos. Especular mais do que a imprensa da área política já o fez, não convém. 

5. Até os políticos experientes, como o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes, erraram. Adolfo entendia - em dezembro de 2021 - que o nome de Wagner era irremovível. Hoje, ainda há quem defenda a permanência de Wagner na cabeça da chapa, como a deputada Alice Portugal, PCdoB. Ninguém sabe se Wagner já jogou a toalha de vez ou não. Ele garante que sim. Mas, a decisão final é de Lula e tudo ainda pode acontecer.

                                                   *****
6. Nesta quarta-feira (9), o governador Rui Costa viaja para Biritinga, onde vai entregar obras e autorizar novas intervenções que vão beneficiar os moradores do município e de seu entorno. Em agenda que terá início às 9h, Rui dará por entregue a implantação do sistema integrado de abastecimento de água das localidades de Santa Cruz, Santa Cruz I, Baixa Funda, Baixa Funda I, Baixa Funda II, Baixa Funda III, Barro Branco, Barro Branco I, Cajueiro, Pelo Sinal, Tapera e Roça do Mato.

7. O trabalho é resultado de uma parceria da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (Cerb), com a Prefeitura de Biritinga.

8. Rui vai assinar ordem de serviço para a Secretaria de Educação do Estado (SEC) ampliar e modernizar o Colégio Estadual de Biritinga, com implantação de cinco salas de aula, auditório, refeitório, vestiário, subestação, acessibilidade, paisagismo, reforma e cobertura da quadra poliesportiva. Ele vai ainda liberar o início da obra de recuperação das rodovias BA-084 e BA–233, no trecho da passagem urbana de Biritinga. O serviço será realizado pela secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra).

9. A Seinfra também será autorizada a deflagrar o processo licitatório para recuperação asfáltica da Rodovia BA-233, no trecho entre Biritinga e Serrinha.

10. Já a Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), receberá autorização para celebrar convênio com o município de Biritinga para pavimentação em paralelepípedo nas ruas Presidente Mendes, São Caetano, Ailan Figueiredo e Antônio Balbino, no Bairro Vaquejada.
                                                  *****
11. A Prefeitura de Salvador está promovendo uma campanha de incentivo à doação de sangue, entre os servidores municipais, dentro do projeto Servidor Solidário. O objetivo é aumentar o estoque do Hemoba, que tem enfrentado períodos de baixa adesão por parte dos doadores, em razão da pandemia.

12. Até esta terça-feira (8), o Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, que está à frente da iniciativa, está recebendo a lista dos servidores solidários. Os interessados em doar devem procurar o ponto de apoio em cada secretaria, ou o Escritório de Governança Social, na Rua Chile.

13. Todos serão agendados para comparecer à sede do Hemoba, na Vasco da Gama, a partir da próxima segunda-feira (14) até a sexta-feira (18), sempre às 9h.“A doação de sangue é um dos gestos mais sinceros de amor pela vida do próximo. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas. Uma única doação representa também esperança, amor e renovação”, declarou a coordenadora do Escritório, Simone Café.

14. Em um primeiro mapeamento, 38 órgãos municipais manifestaram o interesse por parte dos servidores em participar da nova iniciativa. “A receptividade foi gigantesca e todos estão se mobilizando nas secretarias. Essa sensação de solidariedade é o que deve ser fortalecido nos servidores da Prefeitura”, defendeu Simone.

15. A assistente social do Hemoba, Margarete Mascarenhas, foi a responsável pelo convite e afirmou que a mobilização das instituições públicas é extremamente importante, para disseminar a cultura da doação voluntária de sangue. “A doação é um ato de amor e de solidariedade, mas também uma atitude cidadã, que em tudo combina com o dever do servidor público".

16. A maior demanda da instituição é por sangues dos tipos O negativo e O positivo, que neste momento são os dois em situação crítica nos estoques do hemocentro. O tipo O negativo é doador universal e é usado em situações de emergência. Já o O positivo tem maior prevalência entre a população baiana.

17. Demais ações – Através do Servidor Solidário, já foram promovidas as campanhas de doação de brinquedos, no Natal, para crianças assistidas pela Prefeitura e entidades parceiras, e de água mineral para as cidades baianas atingidas pelas chuvas, em 2021.

18. O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), Mirocles Véras, visita a Bahia com o propósito de fortalecer a integração entre as instituições filantrópicas de saúde e Confederação. Ele se reúne com autoridades e representantes da Federação das Santas Casas da Bahia (FESFBA) no dia 14 de março, das 8h30 às 10 horas, durante café da manhã no Hotel Mercure (Rio Vermelho).

19. Mirocles Verás apresentará as ações que estão sendo executadas pela CMB, como os projetos para garantia da sustentabilidade do segmento filantrópico; o trabalho intenso junto a  todas as esferas para que o governo federal cumpra com o repasse prometido em maio de 2021, de R$ 2 bilhões por meio de Medida Provisória (MP) para as Santas Casas e hospitais filantrópicos, o Projeto Consolida, que beneficiará a todos os hospitais envolvidos, integrando dados para baratear os custos de insumos e suprimentos hospitalares, entre outras iniciativas.

20. A CMB é formada por 17 federações estaduais e representa 1.824 hospitais sem fins lucrativos em todo o País. “Será uma grande honra visitar a Bahia e estar junto à FESFBA e às entidades baianas que tanto fazem pela saúde e pelo cuidado de seu povo. 

21. O setor filantrópico é responsável por mais de 50% do atendimento de média complexidade do SUS e 70% da alta complexidade. Somos a base desse sistema de saúde que é exemplo para o mundo e espero, com nossa visita ao estado baiano, fortalecermos ainda mais os laços e a qualidade dos serviços prestados pelas instituições”, ressalta Véras.