Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RUI DÁ TAPA DE LUVA E DIZ QUE COMANDARÁ E ANUNCIARÁ A CHAPA DA BASE

Governador tá barril e diz que nunca apoiou ninguém nem falou de público sobre a sucessão
07/03/2022 às 09:13
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (7) registra 3.665 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 117 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 433 recuperados (+0,03%) e mais 21 óbitos. Dos 1.509.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.476.274 já são considerados recuperados e 29.381 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.771.380 casos descartados e 326.234 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 62.302 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.429.835 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.401.231 com a segunda dose ou dose única e 3.948.457 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 632.874 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 15.108 já tomaram também a segunda dose.

  4. Governador Rui Costa admite que pode haver festas de São João na Bahia se os índices de contaminação da Coviod continuarem caindo. Se zerar, o forró está garantido em grande escala.

  5. No próximo dia 11 de março, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) promoverá a Feira Março Mulher, que ofertará mais de 10 mil consultas, exames e emissão de documentos para o público feminino. Esta é uma das ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O atendimento ocorrerá das 8h às 17 horas, defronte ao Hospital da Mulher, em Salvador.

  6. De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, “o evento disponibilizará exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x. Também serão oferecidos exames ginecológicos, além de serviços odontológicos e consultas oftalmológicas e com cirurgião geral”, afirma a secretária.

  7. As atividades programadas incluem também serviços de cidadania, a exemplo de emissão de carteira de identidade, inscrição no CPF e cadastramento da biometria no título de eleitor. Para ter acesso a feira e aos serviços, a usuária deverá usar máscara e apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e comprovante de vacinação com as doses em dia.

  8. Integrando-se às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Hospital da Mulher está realizando uma ampla programação, iniciada no último dia 1º, com o Espaço Mulher Saúde e Beleza, voltado para pacientes da unidade. No dia, foram disponibilizados exames preventivos (papanicolau) para as colaboradoras do hospital.

  9. No dia 8, terça-feira dentro do Projeto Tantinho de Esperança, serão entregues perucas a pacientes oncológicas e nos próximos dias 10, 17, 24 e 31 acontece o “Março Lilás”, com Rodas de Conversa para conscientização sobre o câncer do colo do útero.

  10. Com mais de 2,5 milhões de consultas e exames, bem como 40 mil cirurgias, o Hospital da Mulher, em Salvador, já era referência nacional em prevenção, acompanhamento e tratamento da saúde feminina. E neste mês, a unidade tornou-se certificada internacionalmente como centro de excelência no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

  11. A unidade é referência nas especialidades de oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose, além de acolher mulheres que foram expostas à violência sexual.

  12. Na tarde desta segunda-feira (07), foi a vez da ex-secretária de Relações Institucionais (Serin), Cibele Carvalho, se posicionar a favor da escolha do titular da pasta para a majoritária. “Jerônimo Rodrigues é um quadro técnico preparado, com capacidade de gestão e, principalmente, com enorme habilidade de aglutinação política. Ele ganhou ampla visibilidade na política e na gestão, por coordenar o planejamento das ações de todas as pastas do governo do Estado, envolvendo os 417 municípios baianos. Tenho certeza que será o governador que dará continuidade ao trabalho sério que tem transformado a vida dos baianos”, afirmou.

 13. O apito de Cibele é fraquinho.

 14. Ao longo de março, o Governo do Estado, por meio de seus órgãos e secretarias, promove uma série de atos e eventos para marcar o Mês Internacional da Mulher. Um dos destaques vai para a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), com atividades voltadas para a promoção da autonomia feminina e combate à violência de gênero. As ações ocorrem em parceria com outras pastas. ‘A importância da inserção das mulheres no mercado de trabalho’ é o tema da programação que a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove neste mês.

  15. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realiza a Feira Março Mulher, no próximo dia 11, com a oferta de consultas, exames e emissão de documentos. Integrando-se às ações, o Hospital da Mulher iniciou uma ampla programação, no dia 1º de março, com o Espaço Mulher Saúde e Beleza, voltado para pacientes da unidade.

  16. Já a Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, promove, em março, uma programação com atividades alusivas à temática, a exemplo de mini oficinas, palestras e rodas de conversa, além de exibição de filmes.

  17. No Dia Internacional da Mulher, terça-feira (8), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) realiza uma solenidade comemorativa, às 9h, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), no Largo dos Aflitos, em Salvador. O objetivo é homenagear as policiais militares que trabalham no enfrentamento à violência. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Brotas) e os Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher também promovem ações voltadas para as vítimas de violência doméstica.

  18. A seguir veja os destaques da programação para celebrar a luta das mulheres pela igualdade, respeito e construção de uma sociedade mais justa:

  19. Curiosidade: nenhum deputado federal ou estadual do PT foi citado como provável candidato a governador deste partido, em 2022. Dos nominados, Moema é prefeita de Lauro; Caetano, secretário de estado; Jerônimo, secretário de estado.

  20. E olhe que o PT tem bons deputados, mas, o partido parece não achar isso. 

  21. E o PSB que apoiava Jaques Wagner a governador - segundo declarações de Lidice da Mata - tá calado, mudo. 

  22. O tapa de luva de Rui Costa: “Cabe a mim, como governador, coordenar esse processo, de não comentar eventuais conversas ou avanços parciais na formação da chapa. Eu fixei um prazo, que até o dia 13 de março, e vamos fazer o anúncio da chapa completa e me reservo ao direito de só comentar no anúncio”, disse o governador.

  23. “Não vou ficar comentando parte do diálogo que estamos tendo internamente”, disse Rui, em entrevista em evento realizado na manhã de hoje, em Salvador. O governador disse ainda que não comentaria especulações que têm sido feitas por “fontes não reveladas”. 

  24. E mais disse que, da boca dele, de público, não saiu apoio para ninguém.