Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DRIVE TRHU SOLIDÁRIO ARRECADA MATERIAIS ESCOLARES NA HORA DA CRIANÇA 29.143

29.143 pessoas já morreram de Covid na Bahia e números infectados hoje no estado são 9.394
26/02/2022 às 11:44
     1. O boletim epidemiológico deste sábado (26) registra 9.394 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.365 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,16%), 3.296 recuperados (+0,23%) e mais 47 óbitos. Dos 1.500.067 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.462.563 já são considerados recuperados e 29.143 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.762.667 casos descartados e 324.287 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado. Na Bahia, 62.026 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.390.793 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.348.249 com a segunda dose ou dose única e 3.672.292 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 565.236 crianças já foram imunizadas.
                                              *****
  4. Após denúncias de tráfico, policiais militares da 67ª CIPM detiveram um casal e apreenderam uma metralhadora e drogas no bairro Limoeiro, em Feira de Santana, na manhã de sexta-feira (25).

  5. Os militares realizavam patrulhamento na região quando foram informados de que um homem estaria comercializando entorpecentes na localidade. De posse de dados referentes ele, a guarnição localizou um suspeito, que foi abordado pelos militares que constataram que o mesmo havia sido recentemente preso pela CIPT Rondesp Leste por tráfico.

  6. Questionado, o homem levou os policiais a um LOCAL onde foram encontrados uma metralhadora artesanal, 163 porções de maconha, sete pinos de cocaína, oito pedras de crack e duas balanças de precisão, além como uma mulher que tentou ocultar da guarnição o material ilícito, e foi detida.

  7. O sentimento de solidariedade predomina no primeiro dia do Drive-Thru Escolar, que acontece na sede da Hora da Criança, na Avenida Juracy Magalhães Jr, no Lucaia, neste sábado (26). Durante a ação, realizada até amanhã (27), das 8h às 16h, soteropolitanos podem doar materiais escolares que irão beneficiar crianças e adolescentes atendidos por entidades que atuam em Salvador.

  8. Para recuperar a dignidade escolar de jovens que estudam em instituições que fazem parte do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de Salvador (Focas), cerca de 20 voluntários por turno recepcionam donativos como lápis, caderno, papel ofício, caneta, mochila, dentre outros materiais escolares. A ação é organizada em conjunto pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Focas, Central Única das Favelas (Cufa), Empresa Salvador Turismo (Saltur), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio de outros órgãos e entidades da sociedade civil.

  9. Uma das pessoas que compareceram ao Drive-Thru Escolar foi a assistente social Ana Nolasco. “É uma grande alegria poder contribuir para a dignidade escolar das pessoas que precisam. Ao doar mochilas e jogos educativos infantis, podemos transformar a vida de crianças vulneráveis. Existem pessoas que precisam e sei que essa contribuição é essencial, pois pode mudar a vida estudantil de uma criança”, declarou.

  10. A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, ressaltou que a falta do material escolar afeta o aprendizado de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. "Toda criança, quando recebe algo novo, seja um brinquedo ou um material escolar, é estimulada para seguir com o seu processo formacional. Dentro dessa perspectiva, nós trabalhamos para fazer com que os nossos pequenos sintam orgulho e desejo de estudar cada vez mais", afirmou.

  11. O coordenador do Focas, Romildo Barbosa, destacou o objetivo da ação. "Muitas vezes as crianças atendidas nas comunidades de Salvador são tão carentes que não têm o material escolar básico. Quando se reúnem sociedade civil, entidades e governo, existe uma confluência de interesses e uma maior possibilidade de sucesso na ação, que tem como objetivo final atender e beneficiar crianças e adolescentes em vulnerabilidade".

  12. Três crianças da comunidade do Calabar, todas em situação de vulnerabilidade social, foram matriculadas, na tarde desta sexta-feira (25), em uma creche-escola a partir da ação de policiais da Base Comunitária de Segurança (BCS) que atende à comunidade.

 13. Os pms realizavam patrulhamento de rotina no bairro, quando se depararam com uma criança de três anos acompanhada da mãe, que atua na região como guardadora de carros. Em conversa com os policiais, que ficaram sensibilizados, a mulher revelou que levava a pequena com ela para o trabalho por haver perdido o prazo de matrícula em uma creche municipal e não haver com quem deixa-la.

  14. Diante da situação, a BCS Calabar intermediou junto a uma instituição de ensino particular da região, que ofereceu uma vaga essa criança e a mais duas outras do bairro, uma de seis e uma de nove anos, que a guarnição conheceu durante o patrulhamento. Além dos estudos gratuitos, as crianças receberam fardamento e terão seu material escolar adquirido a partir de uma campanha de arrecadação iniciada pelos militares.

  15. A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) iniciou, nesta sexta-feira (25), mais uma turma do curso de Libras. Nesta edição, são contemplados 21 funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), onde o curso será realizado até o fim de abril, perfazendo 20 horas de carga horária. 

  16. “O objetivo da atividade, voltada para profissionais que lidam com atendimento ao público, não é o de formação profissional, mas o de propiciar que os beneficiados aprendam o básico de Libras para prestar serviços mais humanizados e inclusivos para os surdos”, explicou Luana Rodrigues, coordenadora de projetos da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD) da Sempre.

  17. Ela acrescentou que a meta do planejamento estratégico da UPCD é que 500 servidores municipais e funcionários de organizações parceiras da Prefeitura, como a Osip, concluam o curso de Libras anualmente. Uma nova turma, na modalidade de ensino à distância, deve ser aberta em março. 

  18. Divanildo de Oliveira, 53 anos, é professor graduado em Libras e atua como instrutor do curso. Ele, que é surdo, contou, através de Marilena de Castro, intérprete de Libras, que as aulas permitem que os alunos aprendam a se comunicar com os surdos, compreendendo que a identidade deste segmento se expressa na dimensão visual, o que deve contribuir, inclusive, para sanar problemas de entendimento entre pessoas surdas e não surdas dentro de casa.

  19. A pedagoga e instrutora de ensino profissional da Osid, Julice Matos, 38 anos, assistiu a primeira aula do curso de Libras e aprovou a iniciativa. Ela, que trabalha em um núcleo de aprendizado com jovens de 16 a 24 anos e com pessoas com deficiência, afirmou que o curso será uma experiência marcante.

  20. “É necessário que a gente tenha a prática de Libras para acompanhar devidamente quem se comunica nessa língua. Depois, pretendo fazer uma pós-graduação nessa linguagem para melhorar a minha performance em sala de aula”, concluiu.