Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NO FERIADÃO DO CARNAVAL, SEM O MOMO, SALVADOR RECEBE MUITOS TURISTAS

Infectados pela Covid ativos na Bahia são 10.372 e já foram 31.200
25/02/2022 às 11:42
   1. O boletim epidemiológico desta sexta-feira (25) registra 10.372 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.566 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,17%), 3.580 recuperados (+0,25%) e mais 40 óbitos. Dos 1.498.735 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.459.267 já são considerados recuperados e 29.096 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.760.531 casos descartados e 324.197 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 61.951 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.389.433 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.344.839 com a segunda dose ou dose única e 3.650.308 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 559.786 crianças já foram imunizadas.

                                                  *****
 4. Os 15 postos SAC que funcionam na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) vão atender normalmente a população durante os dias de carnaval. Tanto os postos que ficam nos shoppings, quanto os localizados em bairros de Salvador, assim como os da RMS (Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas) terão expediente normal na segunda (28), terça (1) e quarta-feira (2), exceto Simões Filho, que suspende o atendimento no período. 

 5. As 11 unidades de Salvador são SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping, além de Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pernambués e Pituaçu.

 
 6. O funcionamento também será normal no interior na segunda, terça e quarta-feira de carnaval. Dos 21 postos, apenas Senhor do Bonfim fica fechado nos três dias; além de Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, que suspendem o atendimento somente na segunda-feira (28). A carreta do SAC Móvel, que está em Ibicaraí, a 461 km de Salvador, vai funcionar normalmente no período, assim como o vídeo-atendimento na Rede SAC para serviços do Planserv, Ceprev, Procon e SineBahia.

 7. Vale ressaltar que os postos que ficam nos bairros da capital e no interior, possuem atendimento por ordem de chegada, exceto Conquista II e Feira II, que precisam de agendamento prévio. O mesmo acontece com os que ficam nos shoppings de Salvador e dois da RMS (Camaçari e Lauro de Freitas).  Para agendar o atendimento, é só baixar o aplicativo ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br e escolher o dia e horário para se dirigir ao posto.

 8. É importante lembrar que para acessar os postos da Rede SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo a dose de reforço), e estar sem sintomas gripais. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

  9. "É natural que as especulações aumentem nesse período de definição de chapa. Temos dialogado muito com os nossos aliados, com os partidos e parlamentares. Eu, enquanto presidente, mas também Wagner e Rui que são nossas maiores lideranças, temos feito o exercício de ouvir bastante, projetar cenários e volta e meia isso vira alvo de especulação. É natural. Mas o PT é um partido grande, plural, que prima muito pelos processos coletivos e respeito às instâncias. Qualquer definição ou atualização da nossa tática eleitoral será discutida e aprovada nos fóruns adequados”. Éden Valadares, presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia. 

  10. A nota da direção estadual do PT é interessante, mas, esqueceu de falar de Lula que é, quem realmente, manda.

  11. Os contribuintes de Lauro de Freitas têm até a próxima sexta-feira (04/03) para pagar a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 e garantir o desconto de 10%. A publicação da prorrogação do prazo foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta-feira (24).

  12. De acordo com o texto do Decreto nº 4.978, o imposto pode ser pago em bancos ou em casas lotéricas e ainda através do PIX, por meio da leitura, com o aparelho celular, do QR CODE impresso no carnê entregue pela Prefeitura nas residências.

  13. O contribuinte que já efetuou o pagamento da primeira parcela do IPTU e deseja pagar a cota única com desconto, deve emitir novo DAM, com aproveitamento de crédito referente a parcela já quitada.

  14. Também está disponível desconto de 10% para o pagamento da cota única da Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF), com prazo final até dia 31 de março. Através do site oficial da prefeitura.ba.gov.br/sefaz o boleto com o benefício pode ser impresso.

  15. Mesmo sem a folia momesca tradicional o feriadão do Carnaval em Salvador deixa a cidade com muitos turistas. Os hotéis estão gostando e os lojistas do Pelourinho, idem.

  16. O deputado federal Zé Neto, do PT, diz que Otto Alencar é um aliado "leal, muito correto e responsável". Tá muito bem.

  17. Após reunião com o presidente estadual do Partido da Mobilização Nacional - PMN, Valmir Matos, nesta sexta-feira (25), o vereador Marcelo Maia foi escolhido para assumir a vice-presidência estadual e presidência municipal da sigla na capital baiana. Atualmente, o parlamentar também ocupa a posição de líder do partido na Câmara Municipal de Salvador.

  18. “Me sinto muito honrado, é um desafio que irei realizar com muita dedicação. Vou me empenhar para que possamos colher bons frutos para o partido e para os cidadãos. O PMN vem crescendo muito na capital baiana, tenho expectativa que essa expansão se dará em toda a Bahia e também no Brasil. 

  19. Estamos preparando uma chapa concisa e almejamos a eleição de pelo menos dois deputados estaduais e um federal, em 2022. O partido ainda não dispõe de nenhum parlamentar nessas esferas, mas está solidificado e possui grande potencial. Vamos trabalhar muito para alcançar esses objetivos”, contou Maia.

  20. Marcelo Maia está em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador e foi eleito em 2020.

  21.  Segundo a administradora Vinci Airports, até 3 de março, a oferta de assentos em aeronaves para a capital baiana está 31% maior, em relação ao mesmo período de 2021.

 
  22. Para o período do Carnaval, a previsão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA) é que a ocupação hoteleira seja de 100%, em Praia do Forte, Morro de São Paulo, Trancoso e Chapada Diamantina. Para Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, a estimativa é de 80% de ocupação.