Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL PRODUZ SUA PRÓPRIA VACINA CONTRA A COVID NA FUNDAÇÃO FRIOCRUZ

Na véspera do ex-Carnaval o número de infectados pela Covid no estado despencou para 12.592
23/02/2022 às 11:39
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (23) registra 12.592 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.371 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,23%) e 4.436 recuperados (+0,31%) e mais 26 óbitos. Dos 1.492.965 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.451.370 já são considerados recuperados e 29.003 tiveram óbito confirmado.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.756.216 casos descartados e 323.711 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 61.753 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  3. Até o momento temos 11.408.958 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.340.939 com a segunda dose ou dose única e 3.581.452 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 532.362 crianças já foram imunizadas.

  4. Brasil deu mais um importante passo no combate à pandemia. As primeiras doses da vacina Covid-19 produzidas em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram aplicadas no fim da tarde desta terça-feira (22) e marcam o avanço da autossuficiência do país na produção de imunizantes. Isso só foi possível graças à estratégia do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, traçada desde o início das pesquisas comandadas pela Universidade de Oxford, para soberania do país na fabricação da vacina em território nacional.

  5. O evento contou com a participação dos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; da Casa Civil, Ciro Nogueira; e do ministro da Cidadania, João Roma. Participaram também o Secretário Especial de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Eduardo Pazuello, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, entre diversas outras autoridades.

  6. "A data é marcante, não só para o nosso Sistema Único de Saúde, mas para o nosso país, porque representa a nossa liberdade do Brasil em relação à produção de vacina Covid-19 com IFA nacional. É um grande salto para o nosso país. Isso representa uma grande aposta no fortalecimento do complexo industrial da saúde, que é indissociável, para um país que há 30 anos apostou em construir o maior sistema de acesso universal e gratuito do mundo”, contou Queiroga.

  7. A Fiocruz já conta com cerca de 550 mil doses da vacina nacional prontas para serem enviadas ao Ministério da Saúde nos próximos dias. Após a entrega e a liberação do controle de qualidade, os imunizantes serão distribuídos a todos os estados e o Distrito Federal.

  8. Quem recebeu a primeira dose do imunizante produzido em solo brasileiro não conteve a emoção. “Fiquei bem emocionada. Estava aguardando a minha dose de reforço. Essa vacina chegou para a nossa esperança em dias melhores”, afirmou a advogada pernambucana Juliana François, que mora há quatro anos em Brasília, e foi a primeira brasileira a receber o imunizante nacional. “Agora, é mais felicidade e esperança em dias melhores”, concluiu.

  9. Em um encontro com os diretores dos núcleos Regionais de Saúde (NRS) da Secretaria da Saúde do Estado, a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, garantiu fortalecer ainda mais a gestão regionalizada da saúde. A reunião, primeira da nova titular da pasta com os diretores dos núcleos, foi realizada na manhã desta quarta-feira, na sede da Secretária da Saúde do estado, na capital baiana.

  10. “Buscaremos consolidar ainda mais os avanços que tivemos nos últimos 15 anos. A participação dos profissionais dos núcleos regionais de saúde é imprescindível, pois a regionalização é fundamental”, destacou Adélia Pinheiro. Ainda no encontro, a Secretária anunciou o envio de novos equipamentos de informática para os NRS, incluindo aparelhos para videoconferência e melhoria nos servidores de internet.

  11. O coordenador dos NRS, André Ramos, pontuou que o fortalecimento da gestão dos núcleos é importante para que as ações de saúde cheguem ainda mais qualificadas aos município.

  12. Em razão da suspensão dos festejos carnavalescos em cumprimento ao decreto estadual, a Polícia Militar da Bahia realizará operações que irão iniciar às 14h do dia 25 de fevereiro e se estenderão até às 7h do dia 2 de março. Sobre o assunto, uma coletiva de imprensa será concedida pelo comandante geral da PM, coronel Coutinho, acompanhado do comandante de Operações Policiais Militares (Coppm), dos comandantes dos Policiamentos Regionais (CPRs) da Capital e Região Metropolitana e do comandante de Policiamento Especializado (CPE), às 11h30min de sexta-feira (25), na sede do Grupamento Aéreo (Graer).

  13. Sob a supervisão do Coppm, a operação visa desencorajar e coibir a realização de eventos em ambiente público, com o objetivo de não permitir nenhum tipo de aglomeração e conduta que descumpram o protocolo sanitário estabelecido, sejam eles anteriormente organizados ou inesperados, as chamadas “festas de rua”, a exemplo de marchinhas, fanfarras de paredões. Todas as unidades e batalhões da capital, RMS e interior do estado farão a intensificação do policiamento ostensivo e preventivo necessário, em locais estratégicos.

  14. Os esforços estarão direcionados ao cumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia do Covid-19 adotadas pelo Governo Estadual, em cumprimento ao decreto nº 21.148 de 14 de fevereiro de 2022.

  15. O deputado federal Cacá Leão (PP) negou, na tarde desta quarta-feira (23), a existência de qualquer tipo de pressão para a base aliada do governador Rui Costa definir logo qual espaço o Progressistas terá na chapa majoritária. O parlamentar disse ainda que não existe diálogo com a oposição.

  16. “Nosso grupo político, PP, PT, PSD e demais partidos da base, segue unido e qualquer nome que venha disputar a sucessão estadual tem potencial de ganhar. Quero deixar claro que ganha eleição quem tem grupo e o nosso está firme e forte”, destacou Cacá.

  17. Nesta quinta-feira (24), o governador Rui Costa estará, às 9h, no município de Nova Soure, nordeste do estado, onde vai autorizar novas intervenções em áreas como educação, saúde e abastecimento de água, além de entregar obras de urbanização. Rui assinará ordem de serviço para a Secretaria da Educação (SEC) construir uma nova escola, com dez salas, biblioteca, refeitório, auditório, laboratórios, quadra poliesportiva coberta com vestiário e campo society.

  18. Ele também autorizará o início das obras de implantação do novo poço para o sistema local de abastecimento de Nova Soure e do sistema de abastecimento de água (rede de distribuição e ligações domiciliares) para atender a localidade de Santa Rosa. As duas obras serão coordenadas pela Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).

  19. Durante a visita ao município, o governador vai autorizar a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a celebrar convênio com a Prefeitura de Nova Soure para reforma e ampliação da Unidade Hospitalar Coração de Jesus. Já a Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), será autorizada a formalizar convênio com a administração municipal para construção e urbanização da Praça Antônio Avelino II, no povoado Raso. Será anunciada também a celebração de convênio com a Prefeitura para urbanização da Praça Antônio Avelino I.

  20. É tanta especulação sobre as chapas para a sucessão de Rui Costa que, de certo mesmo, só existe a pré-candidatura de ACM Neto (DEM), a governador.