Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID PERDE FORÇA NA BAHIA E INFECTADOS CAEM PARA 15.628

Bahia se aproxima de 30 mil mortos pela Covid no total
21/02/2022 às 19:13
     1. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (21) registra 15.628 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 281 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 1.847 recuperados (+0,13%) e mais 29 óbitos. Dos 1.485.803 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.441.246 já são considerados recuperados e 28.929 tiveram óbito confirmado.

  2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.752.481 casos descartados e 322.252 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 61.507 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Até o momento temos 11.386.069 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.311.053 com a segunda dose ou dose única e 3.487.841 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 496.830 crianças já foram imunizadas.
                                             *****
  5. Em um dia de movimentação tranquila na vacinação contra a Covid-19 em Lauro de Freitas, nesta segunda-feira (21), foram aplicadas 1.327 doses da Pfizer (D2) e 181 doses de reforço do imunizante Janssen. Outras 243 doses da Pfizer (D1) ainda foram administradas em pessoas acima dos 12 anos de idade. Ao todo, 1775 doses foram administradas hoje no município.

  6. O estudante Kenui Moura, 17 anos, recebeu a 2ª dose da Pfizer entusiasmado. “Na escola todo mundo está se vacinando, e sabemos que hoje a vacina é um documento obrigatório para entrar nos lugares. Tomamos a vacina para se proteger e ter liberdade. Só assim foi possível voltar à escola, porque no ano passado não deu para aprender direito. Agora estamos tentando recuperar”, relatou.

  7. Na vacinação do público infantil, o município ultrapassou 50% do público-alvo em pouco mais de um mês de campanha, com 9.409 crianças, entre 5 e 11 anos, vacinadas com a 1ª dose pediátrica.

  8. Estratégia desta terça-feira (22) : Nesta terça-feira (22), das 8h às 12h, Lauro de Freitas segue a aplicação para 1ª dose da vacina que protege contra a covid-19 para pessoas acima de 12 anos, 2ª dose da Pfizer com aprazamento para dia 22 de fevereiro, e 3ª dose para aqueles com intervalo de quatro meses após a 2ª dose da vacina.

  9. A vacinação para todos os públicos será realizada na Quadra do Colégio Dois de Julho, na Itinga, Ginásio de Esportes do Aracuí, e nas USFs: Irmã Dulce, em Portão; Caji / Vida Nova; Tarumã e São Judas Tadeu, na Itinga; Manoel José Pereira, no Capelão; Pe. João Abel, no Jambeiro; e Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca.

  10. Para os menores de 17 anos é exigida a presença dos pais ou responsáveis legais. Também é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. As gestantes e puérperas devem apresentar relatório médico atualizado em duas vias, sendo uma cópia e outra original.

  11. Aqueles que vão tomar a 2ª ou 3ª dose, devem levar apenas documento de identificação e o cartão de vacinação contendo as informações da primeira dose.

  12. Com o cancelamento do Carnaval 2022, o Shopping Piedade abrirá normalmente. De quarta-feira (23/02) a sexta-feira (25/02), o funcionamento será da 9h às 21h; no sábado (26/02), das 9h às 20h; no domingo (27/02) o shopping não funciona; e de segunda-feira (28/02) a quarta-feira (02/03), das 9h às 21h.
Confira: Quarta-feira (23/02) - 9h às 21h; Quinta-feira (24/02) - 9h às 21h; Sexta-feira (25/02) - 9h às 21h; Sábado (26/02) - 9h às 20h; Domingo (27/02) - FECHADO; Segunda-feira (28/02) - 9h às 21h; 
Terça-feira (01/03) - 9h às 21h; Quarta-feira (02/03) - 9h às 21h.

  13. Logo após o lançamento do Prêmio Samba Junino Ano IV, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), promove na próxima quinta-feira (24), às 16h, a “Oficina de Orientação para Proponentes”. A ação visa apresentar e responder as questões do público interessado em participar da seleção. A transmissão virtual acontece através do canal da FGM no Youtube.

  14. Nesta edição, a chamada pública aumentou o valor total de financiamento, bem como o número de projetos contemplados. Por isso, a oficina busca qualificar e direcionar melhor direcionar os proponentes sobre as regras de submissão. As propostas devem ter como objetivo o fortalecimento, a divulgação, a manutenção e a dinamização do Samba Junino em Salvador.

  15. Com as inscrições abertas até 21 de março, o Prêmio Samba Junino Ano IV busca valorizar essa manifestação da cultura popular brasileira, que acontece no mês de junho e possui relações com o candomblé e as festas de caboclo. Dada a sua importância, em 2018, o movimento foi considerado Patrimônio Cultural de Salvador.

  16. Salvador Cidade da Música - Desde 2016, Salvador conquistou o título oficial de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A capital baiana foi a primeira cidade brasileira a se enquadrar na categoria Música, Rede da Unesco, e de lá pra cá vem criando cada vez mais ações e projetos que atinjam essa que é uma das maiores características culturais da cidade.

  17. O programa da UNESCO busca por meio da cultura, estimular ações aos governos locais, para colocar a cultura como estratégia de desenvolvimento local. Não apenas no desenvolvimento econômico, mas que tenha efeitos práticos para a sociedade. É um conjunto com sete categorias e o programa parte do compromisso do governo local, de apresentar um programa de trabalho, que demonstra sua capacidade de executá-lo em benefício da sociedade.

  18. rregularidades detectadas em contratações de pessoal para prestação de serviços de atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de internação provisória levaram o Ministério Público estadual a ajuizar ação contra a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). 

  19. No documento, a promotora de Justiça Andréa Scaff solicita à Justiça que, liminarmente, determine à Fundac a realização de concurso público de provas e títulos para preenchimento de cargos listados em edital Reda publicado no ano de 2021 e os que eventualmente surjam com as vacâncias ordinárias. Ela requer que o órgão seja obrigado a publicar cronograma de realização do concurso em no máximo 60 dias.

  20. Segundo a promotora de Justiça, as funções previstas no Reda não correspondem a necessidades temporárias e nem ao atendimento de interesse público excepcional, e sim a demanda permanente e duradoura do órgão público de presença de servidores públicos para o exercício da atividade fim, tendo ocorrido, portanto, frontal violação aos princípios da legalidade e do concurso público. As irregularidades, complementa ela, ocorrem há anos. 

  21. Em 2010, a Fundac foi acionada judicialmente pelo Ministério Público do Trabalho por conta das contratações. O Tribunal Regional do Trabalho determinou à Fundação que se abstivesse de renovar ou aditar os convênios firmados com a Fundação José Silveira para intermediação de mão-de-obra ou que celebrasse novo contrato ou convênio com qualquer empresa ou fundação para objetivo semelhante. 

  22. Entretanto, afirma Andrea Scaff, até a publicação do edital Reda nº 01/2021, a Fundac permaneceu com pessoal nos seus quadros contratados através da Fundação José Silveira. Somente em 2021, a Fundac resolveu realizar o Reda, mas também promovendo contratações de forma irregular.

  23. Na ação, também foi solicitado à Justiça que determine à Fundac a conclusão do processo interno de revisão do Plano de Carreiras e Vencimentos do Pessoal, promovendo as adequações necessárias, definindo as atribuições de cada cargo integrante do quadro funcional do órgão público, no prazo de 60 dias; que envie projeto de lei para adequação dos cargos efetivo, que delimite precisamente o quantitativo de cargos existentes, bem como que discrimine as hipóteses e os requisitos para o pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade, no prazo de 60 dias, que se abstenha de convocar novos candidatos aprovados do processo seletivo Reda nº 01/2021, para que não se perpetuem as convocações ilegais de pessoal temporário para o exercício da atividade fim do órgão público.