Neste sábado foram registrados 28 óbitos na Bahia e um total de 28.882 em toda a pandemia
1.O boletim epidemiológico deste sábado (19) registra 19.212 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.935 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,20%) e 5.046 recuperados (+0,35%) e mais 28 óbitos. Dos 1.484.531 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.436.437 já são considerados recuperados e 28.882 tiveram óbito confirmado.
2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.751.456 casos descartados e 322.317 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado. Na Bahia, 61.481 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
4. Até o momento temos 11.400.437 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.317.625 com a segunda dose ou dose única e 3.430.648 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 465.768 crianças já foram imunizadas.
*****
5. (LAURO DE FREITAS) Berlania Saraiva saiu bem cedinho de casa neste sábado (19) para levar a filha, a pequena Maria Isabel, 9 anos, para se proteger contra a Covid-19. Ela, que trabalha todos os dias durante a semana, elogiou a estratégia de aplicação das doses estendida aos finais de semana em Lauro de Freitas. "É muito importante esse direcionamento da gestão pois mostra a sensibilidade de pensar nas necessidades de todos", disse.
6. Assim como Bel, outras 272 crianças com idade entre 5 a 11 anos receberam a 1º dose da proteção hoje.Os pais ou responsáveis tiveram duas opções de pontos de vacinação disponíveis, na Unime localizada na Avenida Luís Tarquínio Pontes ou no Colégio Dois de Julho na Itinga. A aplicação das vacinas iniciou às 8h e seguiu até às 12h com fluxo tranquilo, sem filas ou longas esperas.
7. Para a vendedora Damares Souza, mãe de Nicolas Souza, 10 anos, a vacina é importante e segura."Eu sempre trouxe meu filho para ser vacinado com relação a diversas outras doenças e com a Covid-19 não seria diferente. A vacina salva vidas e todos devem se proteger", falou ela que amparou o garotinho em seu colo. "Não senti dor nem nada. Foi muito rápido", disse o menino.
8. Desde o início da vacinação infantil, 9.409 crianças foram vacinadas, o que corresponde a mais de 50% do público no município. Para o secretário de Saúde, Augusto César Pereira, o resultado é fruto de muito empenho e dedicação.
9. "Estamos trabalhando de forma empenhada para vacinarmos o mais rápido possível todas as crianças de Lauro de Freitas. Toda a equipe profissional está imbuída nisso desde o início, mas em se tratando de crianças a vacinação foi feita com mais cuidado e empenho ainda. E o resultado está aí, em um mês já alcançamos mais de 50% desse público", afirmou.
10. Agora a meta é estender a aplicação das doses da vacina para as unidades escolares. "Com a proximidade do retorno das aulas na rede pública municipal, estamos em diálogo com a Secretária Municipal de Educação, para desde a primeira semana realizar uma triagem e identificar os alunos que ainda não se vacinaram para contactar seus pais ou responsáveis e assim solicitar a liberação e presença dos mesmo no ato da vacina", destacou.
11. Neste final de semana, a 1ª, 2ª e 3ª dose para maiores de 12 anos estarão suspensas. A imunização para estes públicos será retomada na segunda-feira (21).
12. Feira de Santana vai ganhar nesta segunda-feira, 21, mais dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Eles estão localizados nos bairros Mangabeira e Conceição II e oferecem 190 vagas cada um para a Educação Infantil - de dois aos cinco anos.
13. Serão ofertadas vagas em tempo integral para crianças de dois e três anos. Já para os estudantes de quatro e cinco anos, as aulas acontecerão em apenas um turno.
14. Ambos os eventos de inauguração acontecem nesta segunda-feira. O CMEI Professora Almira de Oliveira dos Santos, na Conceição II, será entregue à comunidade às 8h30, com a presença do prefeito Colbert Martins, da secretária de Educação, Anaci Paim, e outras autoridades. Da mesma forma, o CMEI Prof. Dr. Edivaldo Machado Boaventura, na Mangabeira, recebe a comitiva às 14h30.
15. Cada CMEI tem cinco salas de aula, solário, fraldário, repouso, refeitório, cozinha, área de serviço, parque infantil e bloco administrativo, composto por sala da diretoria, secretaria e espaço para professores, entre outros. Também há a oferta de vários sanitários e vagas de estacionamento comuns e para pessoas com deficiência.
16. As novas escolas homenageiam um ilustre educador feirense e uma professora que atuou durante muitos anos em escolas públicas da cidade: o primeiro é o professor doutor Edivaldo Machado Boaventura que, entre tantas atribuições, foi juiz federal do trabalho, membro da Academia de Letras da Bahia, Ph.D. em Educação pela The Pennsylvania State University, nos EUA.
17. Edivaldo Boaventura foi secretário de Educação e Cultura da Bahia em dois períodos. Quando criou o Parque Histórico Castro Alves (1971) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/1983), da qual foi seu primeiro reitor, além de credenciar a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
18. Já a professora Almira de Oliveira Santos estudou no Colégio Santo Antônio, onde concluiu o Magistério, e cursou Letras com Inglês na Universidade Estadual de Feira de Santana. Lecionou em diversas escolas, destacando-se em cada uma delas. Em sua carreira, atuou também como gestora escolar. E foi coordenadora do Movimento Brasileiro de Alfabetização, que logo depois transformou-se em Fundação Educar, além de dirigente da Secretaria Municipal de Educação.
19. A euforia é grande entre os deputados estaduais do PSD na Bahia para que Otto Alencar seja o candidato da base governista a governador, em 2022.
20. Lamentável o abandono a que se encontra a descoberta arqueológica na Praça Castro Alves: virou um ninho de ratos.