Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB DIZ QUE NÚMEROS DE CONTAMINADOS PELA COVID DIMINUI PARA 21.451

Bahia atinge a marca de 28.799 mortes pela Covid
17/02/2022 às 19:23
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 99 óbitos por Covid-19, 3.401 novos casos da doença (taxa de crescimento de +0,23%) e 4.954 recuperados (+0,35%). Dos 1.473.788 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.423.558 já são considerados recuperados, 21.451 encontram-se ativos e 28.779 tiveram óbito confirmado. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.746.827 casos descartados e 321.582 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira (17). 

3. Na Bahia, 61.108 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Até o momento temos 11.382.436 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.260.864 com a segunda dose ou dose única e 3.334.468 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 425.737 crianças já foram imunizadas.

5. Em uma nova rodada de sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou que 93% dos novos casos de coronavírus na Bahia são da variante Ômicron. Os resultados foram divulgados no boletim desta quinta-feira (17).

6. A secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, destaca a importância da 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do Brasil no monitoramento da Covid-19. “São mais de 1.700 sequenciamentos desde o início da pandemia e nesta última rodada, das 61 amostras, 57 eram da variante Ômicron e apenas 4 da variante Delta. 

7A predominância dessa variante tem provocado o crescimento acelerado de novos casos, deixando em alerta as equipes de vigilância epidemiológica e assistência à saúde, a fim de fortalecer as medidas de contenção e, caso necessário, ampliar leitos”, afirma a secretária.

8. Em paralelo ao crescimento do número de casos, há uma tendência de elevação nas hospitalizações e óbitos, sobretudo, em pacientes que não se vacinaram ou que estão com esquema vacinal incompleto. “Hoje a Bahia tem mais de 1,3 milhão de pessoas que sequer tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 
9. Além disso, 4,2 milhões de baianos estão com esquema vacinal incompleto porque já estão no prazo e não tomaram a segunda e terceira doses”, ressalta a secretária Adélia Pinheiro, ao pontuar a necessidade de manter medidas de proteção como uso de máscaras e higiene frequente das mãos.

10. De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, a escolha das amostras para o sequenciamento é baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado da Bahia.
                                                 *****
11. Após requalificação promovida pela Prefeitura, o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Boca do Rio será entregue nesta sexta-feira (18), às 9h, na Rua Abelardo Andrade de Carvalho s/n (ao lado do Imeja), com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo. Na ocasião, o prefeito também fará anúncios referentes ao período em que aconteceria o Carnaval na cidade.

12. Além de melhor localização, o novo Cras Boca do Rio possui estrutura mais acessível, moderna e ampla, com recepção, sala do Cadastro Único, quatro salas de atendimento, sala multiuso e sala de coordenação. Além disso, abriga brinquedoteca, espaço de convivência, três sanitários, sendo um feminino, um masculino e um para pessoa com deficiência, copa e almoxarifado, dentre outros ambientes.

13. A 6ª edição do Dia da Criança é Dia de Vacina acontece nesta sexta-feira (18), das 8h às 16h, exclusivamente para quem está com o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Desta vez, instituições públicas de ensino da rede municipal entram na programação, que vai vacinar crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos, residentes em Salvador.

14. Mais de 30 postos serão disponibilizados em diversos locais da cidade. Além disso, equipes de vacinação também começam a visitar instituições públicas do ensino municipal com o objetivo de garantir a 1ª dose dos pequeninos ainda não imunizados na capital baiana. Duas delas já entram na estratégia desta sexta: Centro Municipal de Educação Infantil Mario Altenfelder, no Lobato, e Escola Municipal Nova do Bairro da Paz.

15. A 1ª dose do imunizante Pfizer será ofertada para todas as crianças de 5 a 11 anos, incluindo as com comorbidades e/ou deficiência permanente. Já a 1ª dose do imunizante CoronaVac será ofertada para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, com exceção dos pequeninos com comorbidade e/ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.

16. Nesta sexta-feira (18), estará suspensa a 1ª dose para todos os demais públicos habilitados para a vacinação contra a Covid-19 em Salvador, bem como as aplicações da 2ª, 3ª e 4 ª doses.

17. Mais de R$ 1,1 milhão foram doados para os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Simões Filho e de Camaçari e para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) de Camaçari. A doação, promovida pela Braskem, tem o objetivo de contribuir com projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos nos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

18. A iniciativa está alinhada aos macro-objetivos da Braskem de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas às operações da empresa. "Compreendendo nosso papel na sociedade, buscamos atuar como agentes de transformação, apoiando iniciativas que gerem bem-estar e estimulem o crescimento das comunidades do nosso entorno", pontua Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

19. Os conselhos municipais, em Camaçari, estão definindo o direcionamento do montante destinado aos projetos sociais da cidade que promovam a proteção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e idosos. 

20. "Sem dúvida, os valores aplicados dentro do município contribuirão para reforçar o trabalho que já é feito voltado para os idosos e para as crianças. Também quero agradecer a empresa pelo comprometimento e responsabilidade social com o nosso município", afirma a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari (Sedes), Renoildes Oliveira.

21. Já a verba destinada a Simões Filho será encaminhada ao Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAP) do Centro Educacional Santo Antônio (CESA). A entidade é vinculada às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e beneficia crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do município, com acompanhamento individual, participação em grupos terapêuticos, encaminhamento para a rede de assistência e orientações para acesso a benefícios de programas governamentais.

22. "O recurso aportado via Fundo Municipal da Criança e do Adolescente irá beneficiar diretamente na manutenção do Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAP), ampliando a qualidade do atendimento, tanto na infraestrutura como na equipe de campo, oferecendo uma maior celeridade nos processos", comemorou o líder do CESA José Passos Júnior.