SESABN informa que hoje morreram 89 pessoas por Covid na Bahia
1. Em n ota divulgada à imprensa no site da SESAB, a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, inspecionou na manhã desta quarta-feira (16) o funcionamento do Hospital Geral do Estado (HGE), do hemocentro coordenador da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Centro Estadual de Oncologia (Cican). Nas três unidades, a Secretária verificou as instalações e o fluxo de atendimento dos pacientes.
2. Essa foi a primeira inspeção de uma série que a nova secretária, que assumiu a pasta no último dia 7 de fevereiro, fará. De acordo com Adélia, sempre é uma oportunidade de qualificar, melhorar e avançar na assistência aos baianos. “Encontramos profissionais engajados, comprometidos e equipes valorosas que prestam um enorme serviço à população”, afirmou.
3. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (16) registra 23.103 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 5.955 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,41%), 7.039 recuperados (+0,50%) e mais 89 óbitos. Dos 1.470.387 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.418.604 já são considerados recuperados e 28.680 tiveram óbito confirmado.
4. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.745.415 casos descartados e 321.262 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta. Na Bahia, 60.989 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
6. Até o momento temos 11.391.361 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.229.652 com a segunda dose ou dose única e 3.252.043 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 392.435 crianças já foram imunizadas.
******
7. O prefeito Bruno Reis segue em Brasília neste momento, acompanhando a votação do projeto de lei 4.392/2021, de autoria dos senadores Nelsinho Trad e Giordano, no Senado Federal, que trata do financiamento federal para gratuidade do transporte para idosos.
8. Em reunião realizada momentos antes da votação, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, afirmou a dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que o financiamento emergencial para o transporte público urbano deve ser aprovado com tranquilidade.
9. O PL atende ao pleito de prefeitos, que estão trabalhando desde o ano passado na construção de uma alternativa para financiar a gratuidade oferecida a idosos por lei federal. “Com fé em Deus, esse projeto será aprovado no Senado e, daqui, seguirá para a Câmara dos Deputados. Vamos seguir depois com a maratona, convencendo os deputados federais e em seguida o governo, para que sancione a lei, permitindo um subsídio para apoio ao transporte público da nossa cidade”, declarou Bruno Reis.
10. O chefe do Executivo soteropolitano ainda ressaltou que o financiamento do transporte “é o maior problema que está colocado sob a mesa dos prefeitos do Brasil”. O gestor destaca a queda significativa de passageiros transportados e o aumento "elevadíssimo dos insumos". Conforme o governante, nesse cenário, o reajuste que deveria ser feito é da ordem de 15%, atingindo um valor "que a população não tem condição de pagar".
11. Também acompanham a votação no Senado os prefeitos de Aracaju (SE) e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira; de Rio Branco (AC), Tião Bocalom; de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo; e de São Paulo (SP), Ricardo Nunes.
12. "As cidades estão vivendo o maior problema dos últimos anos. A tarifa aplicada hoje não consegue mais remunerar o sistema. Essa crise foi potencializada pela pandemia", declarou o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE.
13. Como contrapartida, o prefeito de São Paulo/SP, Ricardo Nunes, 2° vice-presidente da FNP, falou que se o PL for aprovado, os prefeitos vão se empenhar em não reajustar as tarifas. "O aumento da tarifa pode impactar em torno de 1% a 2% da inflação. A gente podendo evitar isso é muito bom", falou.
14. A prefeitura de Lauro de Freitas realiza no próximo dia 22 (terça-feira), a audiência pública virtual para apresentar o demonstrativo e a avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2022. A atividade, que cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), será transmitida através do canal do Youtube da Câmara Municipal, a partir das 9h30.
15. O relatório será apresentado pelo secretário da Fazenda, Luís Cláudio Guimarães, com o detalhamento das receitas e despesas, aplicações, investimentos em educação e saúde, contratos fiscais, entre outros temas. “É importante que todos participem. A audiência é aberta ao público e aos vereadores. É importante que todos tenham acesso às informações das contas públicas e observem as metas ficais”, disse.
16. A apresentação ficará disponível para consulta em qualquer tempo, após a transmissão. Os dados apresentados também ficarão disponíveis para consulta no Portal da Transparência da Prefeitura.
17. Os cidadãos que buscam os postos SAC localizados nos bairros de Salvador ganham mais um dia para emissão de RG e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O mutirão do SAC chega aos postos Cajazeiras, Comércio, Pau da Lima, Pernambués, Periperi, Pituaçu e Liberdade, além de Simões Filho, na Região Metropolitana (RMS); e ainda Conquista I e II, e Feira II, no interior.
18. A 3ª edição do Mutirão do SAC acontece nos dois próximos sábados (19 e 26). A ação visa ampliar o atendimento a RG e CNH, que são os serviços mais procurados na Rede SAC. O atendimento é 100% agendado e o agendamento prévio deve ser feito através do SAC Digital. Para isso, é só baixar o aplicativo ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br e escolher o horário para se dirigir ao posto escolhido.
19. Vale ressaltar que os sete postos de Salvador e o de Simões Filho vão abrir somente para RG e CNH (emissão e entrega), sendo que para buscar o documento que já está pronto não precisa fazer agendamento. As taxas dos serviços serão cobradas normalmente, exceto a emissão da 1ª via de RG, que é gratuita.
20. É importante lembrar que para acessar os postos da Rede SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo a dose de reforço), e estar sem sintomas gripais. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).