Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COM RECORDE DE CASOS COVID 36.955, SEC BA MANTÉM VOLTA ÀS AULAS DIA 7

Bahia registrou nesta sexta feira 56 óbitos no estado e o virus se expande
07/02/2022 às 10:10
    1. Com o registro de 36.955 casos ativos de Covid-19 nesta sexta-feira (4), a Bahia atinge até então o maior número deste indicador em toda a pandemia. O maior registro havia sido de 35.349 ativos, nesta quinta (3), seguido de 31.884 ativos, em 29 de janeiro de 2022.

  2. O boletim epidemiológico aponta ainda que, nas últimas 24 horas, foram registrados 9.837 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,71%), 8.175 recuperados (+0,62%) e mais 56 óbitos. Dos 1.399.401 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.334.313 já são considerados recuperados e 28.133 tiveram óbito confirmado.

  3. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.731.307 casos descartados e 318.369 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 58.804 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   5. Até o momento temos 11.239.587 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.765 com a dose única, 9.605.139 com a segunda dose e 2.644.687 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 180.115 crianças já foram imunizadas.
                                             *****
   6. A APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia manifesta REPÚDIO pela ação truculenta ocorrida na manhã desta quarta-feira (02/02), durante manifestação dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Salvador, promovida pelo Sindicato, em frente à Câmara Municipal de Vereadores. 

  7. De acordo com denúncias e relatos a trabalhadora em Educação, Maria Geruza Freitas Melo, presente na manifestação e representada pela APLB, foi agredida por um preposto da Polícia Militar. A direção da APLB lamenta profundamente o ocorrido durante uma manifestação pacífica, o que causa estranheza, pois nas duas últimas manifestações, na SMED e no Centro de Convenções, não houve relatos de violência. Necessário salientar que a APLB sempre zelou pela imagem da polícia militar, porém o referido preposto da PM desonra a corporação ao agir com violência contra qualquer cidadão, principalmente contra uma mulher, mãe e trabalhadora em Educação.

  8. Esperamos que a Corregedoria da PM apure os fatos e cobre a responsabilidade dos autores com a devida punição. A APLB-Sindicato encontra-se à disposição para todo o suporte necessário.

  9. A partir desta segunda-feira (07), a Central de Regulação localizada no Jardim do Jockey, em Lauro de Freitas, retomará os atendimentos presenciais das 6h às 14h. Para acessar os serviços do órgão será necessário apresentar o cartão de vacinação com as duas doses contra a covid-19, documentos de identificação originais e cartão SUS.

  10. De acordo com o coordenador do equipamento, Igor Mascarenhas, os atendimentos serão retomados de forma segura seguindo os protocolos sanitários vigentes para reduzir a possibilidade de contaminação pelo coronavírus. “A Central atende principalmente a pessoas que residem na região do Centro, Vilas do Atlântico, Vila Praiana, Chafariz. Em outras localidades temos postos descentralizados que realizam a marcação de procedimentos”, falou.

  11. Igor explica que no final do mês de janeiro, 14 servidores da unidade positivaram para covid-19. “Neste período mudamos a estratégia para a marcação de procedimentos e confecção ou atualização do cartão SUS. Com a alta médica dos funcionários foi possível retomar os atendimentos de forma segura”, falou.

  12. As pessoas que precisam marcar consultas ou exames também podem se dirigir a uma Unidade de Saúde da Família (USF) que dispõe de postos descentralizados da Regulação, das 6h às 12h: USF Espaço Cidadão e Jardim Independência na Itinga, Caji/ Vida Nova, Padre João Abel, no Jambeiro, ou Irmã Dulce, em Portão. É preciso levar documento de identificação com foto, cartão SUS e requisição médica.

  13. Empenhado em criar um ambiente onde as pessoas sintam-se seguras e possam expressar quem realmente são, com igualdade de oportunidades, o Sistema Hapvida abre processo seletivo para a vaga de Analista de Marketing Junior (Trade Marketing) priorizando profissionais transgêneros e negros de Salvador. 
  14. "Trabalhamos para formar espaços inclusivos e promover oportunidades para todas as pessoas. Nossas vagas estão abertas para todos os públicos, porém, algumas priorizamos com o objetivo de aumentar a representatividade de grupos específicos", afirma Ricardo Mota, Diretor de Diversidade e Comunicação do Sistema Hapvida. 

  15. Para participar, os candidatos devem ter formação em marketing, administração, publicidade, comunicação e áreas afins; pacote office; disponibilidade para viajar; possuir CNH e experiência em eventos. Para saber mais detalhes sobre a vaga, acessar: https://sistemahapvida.gupy.io/jobs/1496666.

  16. Acompanhada de pais e responsáveis, a criançada marcou presença em mais um dia de vacinação infantil contra a Covid-19 em Lauro de Freitas. Nesta sexta sexta-feira (04) a alegria dos baixinhos invadiu os dois pontos de vacinação disponíveis para este público: Unime, no Centro, e na Escola 2 de Julho, na Itinga.  

  18. Cheio de coragem, o pequeno William Santos, de 8 anos, desfrutou da companhia da mãe no momento de tomar a sua dose de esperança. “Foi só uma cosquinha. Achei que ia doer, mas não senti nada”, disse o garoto, ao se dirigir à sala de repouso. Por lá, dezenas de crianças assistiam desenhos animados enquanto aguardavam cerca de 20 minutos após a vacina.

  19. A mãe, a dona de casa Joice Santos, 38, elogiou a coragem do pequeno e incentivou outros pais a levarem os filhos para a imunização. “No início eu tive medo, mas hoje peço que os pais acreditem na ciência e nos profissionais de saúde. É pelo bem da humanidade”, disse.

  20. Na residência da dona de casa Daiane Barbosa, 32, a expectativa para a vacinação do filho José Roberto Barbosa, de 10 anos, foi aguardada com ansiedade. Somente ele ainda estava desprotegido em relação à doença. “Com essa 1ª dose, a gente fica menos despreocupado e feliz. Ele vai voltar a estudar de forma presencial e a vacina deixa a gente mais tranquilos”, disse a mãe.

  21. O menino, por sua vez, disse que a expectativa agora é que a vacinação avance para que as crianças possam voltar a passear e brincar livremente.

  22. Com estratégia de vacinação a todo vapor, 6.227 crianças já foram imunizadas contra a Covid-19 em Lauro de Freitas, de acordo com dados atuais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa)