Bahia tem 36.158 casos de pessoas infectadas pela Covid e hoje morreram mais 31 óbitos
1. O boletim epidemiológico deste sábado (5) registra 36.158 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 6.617 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,47%) e 7.383 recuperados (+0,55%) e mais 31 óbitos. Dos 1.406.018 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.341.696 já são considerados recuperados e 28.164 tiveram óbito confirmado.
2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.732.241 casos descartados e 319.440 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado. Na Bahia, 59.057 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
4. Até o momento temos 11.244.196 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.897 com a dose única, 9.594.133 com a segunda dose e 2.674.466 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 191.062 crianças já foram imunizadas.
*****
5. O governador Rui Costa participa da Aula Inaugural da rede estadual de ensino, na segunda-feira (7), às 8h30, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), em Salvador. A solenidade contará ainda com a presença do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e terá como convidada especial a professora e escritora premiada Conceição Evaristo.
6. Outro destaque será a apresentação do sexteto da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba). Durante o evento, que tem o objetivo de acolher a comunidade estudantil e profissionais da rede pública estadual de ensino, serão entregues 150 kits para grupos de fanfarra das escolas estaduais, além de
kits de laboratório de informática, com quase 5 mil computadores e chromebooks para unidades da Educação Profissional e Tecnológica;
7. E mais: 200 kits de arena de lutas (tatames e quimonos, luvas e sacos de box); 100 óculos ORCAM para estudantes cegos e com baixa visão e equipamentos e modernização dos estúdios do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC).
8. Um vídeo institucional será exibido para revelar os novos programas do governo na área da Educação. Haverá ainda apresentação de depoimentos de estudantes, pais e professores.
9. Na próxima segunda (7), começam as aulas de forma 100% presencial em todas as unidades de ensino da rede pública estadual. Neste retorno, será obrigatória a apresentação do cartão de vacina, na portaria das escolas, para os estudantes maiores de 18 anos.
10. A regra também é válida para a comunidade escolar que deseje ter acesso às unidades de ensino, atendendo ao decreto governamental que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais. A medida é mais uma forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, que vai contar também com o uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, conforme os protocolos de biossegurança.
11. O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) Manoel Calazans, ressalta a importância de todas as pessoas, independente da idade, seguirem as recomendações dos órgãos de Saúde e entidades científicas na atualização da carteira de vacinas. “A escola precisa reforçar e destacar a importância de acreditar na vacina e na ciência.
12. Os estudantes que não estiverem vacinados, poderão ter acesso à escola, porém vamos fazer um trabalho educativo sobre a importância da vacinação com toda a comunidade. Esperamos que as famílias que ainda não foram vacinadas sejam sensibilizadas com a importância do ato”.
13. Para Helder Amorim, coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, as campanhas de conscientização são fundamentais para uma convivência com a pandemia. “A ideia já vem sendo trabalhada dentro dos próprios projetos das escolas com conteúdos que evidenciam a importância da vacinação e de seguir os protocolos sanitários.
14. Isso vai nos ajudar a conviver e viver melhor, protegendo um ao outro em um momento complexo que é o de pandemia. Estamos em contato com a União dos Municípios da Bahia (UPB), para intensificar a vacinação para o público em todas as localidades e a SEC está trabalhando com a possibilidade das nossas escolas servirem de pontos de vacinação para os nossos estudantes”.
15. As escolas estão estruturadas e seguindo os protocolos de biossegurança desde que as aulas foram iniciadas para o ano letivo continuum 2020/21 e estas medidas foram ainda mais fortalecidas com as aulas presenciais, por meio da disponibilização de recursos do governo do Estado, da ordem de R$ 250 milhões do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES).
16. Os recursos transferidos para a conta da Caixa Escolar das unidades escolares foram destinados à cobertura de despesas de custeio e capital, de forma a contribuir para a manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, adequando as estruturas e adquirindo materiais necessários para manter os protocolos de biossegurança.
17. A rede municipal de ensino de Salvador começou o ano de 2022 com ousadia e com força, contrapondo-se às decisões arbitrárias, antidemocráticas e antieducação que foram tomadas pelo executivo municipal. Não aceitamos o desmonte da Educação que está sendo promovido no município; não permitimos que os nossos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental sejam prejudicados com a ausência de professores das disciplinas de Educação Física e Artes;
18. Não admitimos que cerceiem o direito dos nossos alunos adolescentes, adultos e idosos de acesso ao conhecimento e ao letramento que a escola permite, o que acontecerá com o fechamento ou nucleação de turmas da EJA em 44 escolas; abominamos qualquer atitude de quem retira os nossos direitos, desrespeitando frontalmente as leis, em especial o nosso Plano de Carreira.
19. Por isso e por tantas outras razões, iniciamos o ano letivo de 2022 com uma JORNADA DE LUTA! Sempre fomos uma categoria aguerrida, valente e destemida! E nesse momento que estamos atravessando uma crise na Educação no nosso município, somado à grave crise política, social, econômica, moral, promovida por um governo central espúrio.
20. A APLB ainda não se posicinou sobre a volta às aulas presenciais no Estado da Bahia, na rede de ensino do segundo grau.