Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID AVANÇA NA BAHIA E INFECTADOS JÁ SÃO QUASE 20 MIL PACIENTES

As informações são da SESAB
23/01/2022 às 09:16
1. A Bahia atingiu 19.665 casos ativos da Covid-19 neste domingo (23). A última vez que o estado registrou um número maior foi em 14 de março de 2021, com 20.474 ativos.

2. O boletim epidemiológico de hoje ainda indica que, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.081 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,31%), 2.727 recuperados (+0,22%) e 3 óbitos. Dos 1.316.452 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.269.014 já são considerados recuperados e 27.773 tiveram óbito confirmado.

3. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.721.973 casos descartados e 292.835 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 55.161 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Até o momento temos 11.049.481 pessoas vacinadas com a primeira dose, 263.623 com a dose única, 9.308.143 com a segunda dose e 2.080.641 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 22.145 crianças já foram imunizadas.
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6. A Polícia Militar, por meio da Patrulha Solidária, entregou 400 cestas básicas, 300 frangos e mais de 2.000 peças de roupa a famílias que foram vítimas das fortes chuvas que caíram em Vitória da Conquista.

7. Os policiais realizaram a entrega dos donativos nos bairros Campinhos, Sisal, Morada Nova e Lage Grande. Os itens doados estão entre os arrecadados pela campanha Força Solidária, que vem sendo realizada pela PM em toda a Bahia.

8. O coronel Ivanildo Silva, do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (Cprso), que coordena a Patrulha Solidária, ressaltou a importância da ação. "Vitória a Conquista tem sido uma referência de solidariedade no estado. Aqui, a PM, em parceria com a sociedade, criou uma rede colaborativa que tem acolhido milhares de famílias e minimizado os impactos socioeconômicos da pandemia e das imensas chuvas que ocorreram nas regiões sudoeste e sul", concluiu.

9. O município de Itaparica passa a contar com uma base náutica, que substitui a antiga marina. A obra foi entregue neste sábado (22), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). Foram investidos quase R$ 13 milhões, com recursos do programa Prodetur, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para impulsionar o turismo das águas na região.

10. A base náutica dispõe de rampas móveis, cais de atracação flutuante, sede administrativa, posto de combustível e espaços para lojas, restaurante e lanchonete. São 36 vagas secas na área aberta e píeres com 114 vagas molhadas para embarcações. Em parceria com a população e os navegadores, a Setur-BA vai desenvolver ações socioambientais na localidade. 

11. "A partir de hoje, começa um novo ciclo no turismo náutico da Bahia, com a oferta desse equipamento de padrão internacional, que pode ser comparado aos melhores do mundo. Essa é a primeira entrega do Governo do Estado, de um conjunto de 12 intervenções de infraestrutura turística e ações nas áreas da cultura e meio ambiente, para fomentar a economia regional", ressaltou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar. 

12. Com a inauguração da obra em Itaparica, o próximo passo será a abertura da licitação para a escolha da empresa privada que vai administrar o equipamento. Mas já está disponível a atracação de barcos, com serviço de vigilância.

13.  SAC Móvel chega a mais três municípios do Extremo Sul da Bahia. As carretas atendem agora às populações de Vereda, Jucuruçu e Jiquiriçá. Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Vale ressaltar que o atendimento é 100% gratuito, incluindo a carteira de identidade, e que a fotografia para o documento é feita no local.

14. Em atenção às famílias atingidas pelas fortes chuvas, o SAC Móvel está no Extremo Sul baiano desde o dia 17 de dezembro. Durante o período, já atendeu às populações de Itamaraju, Medeiros Neto, Prado, Itambé, Ubaíra e Dário Meira. No total, o serviço já contabilizou mais de 10,5 mil atendimentos na região. O atendimento é de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h30, por ordem de chegada.

15. A coordenadora do SAC Móvel, Cimária Silva, reforça a importância dessa medida para a população. "É com muito amor e dedicação que estaremos juntos, de mãos dadas, para prestar serviços de cidadania em um momento tão delicado", explicou. 

16. Em caso de dúvidas, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

17. Confira o período e locais de atendimento do SAC Móvel:
- Vereda: Rua Joaquim Gobira, próximo à Rodoviária (de 25 de janeiro a 3 de fevereiro)
- Jucuruçu: Praça Izabel Alves da Silva, próxima ao Mercado Novo (de 25 de janeiro a 3 de fevereiro)
- Jiquiriçá: Praça Dom Florêncio, próximo à Prefeitura (de 3 a 12 de fevereiro).

18. O Grupo Vitalmed oferece o serviço de telemedicina para beneficiários por meio do Vitalfone, em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana. 

19. Com a pandemia do coronavírus Covid-19 e o surto de H3N2, o atendimento por telefone cresceu 40% no último trimestre de 2021 comparado ao mesmo período de 2020. “Sentimos o aumento de chamadas pelo Vitalfone desde outubro do ano passado e, neste início de ano, estamos registrando picos de 522 atendimentos diários. A média era de 250 chamadas ao dia”, diz a gerente de Operações Médicas, Diana Serra.

20. Os principais motivos das chamadas pelo Vitalfone são os sintomas gripais e, de acordo com a gerente médica, mais de 90% são resolvidos com a telemedicina, sem a necessidade do atendimento presencial, evitando exposição a vírus e contágios nas unidades de saúde. 

21. O Vitalfone é uma linha direta com médicos, 24h, para esclarecer dúvidas e orientar por telefone sobre sintomas, uso de medicamentos, entre outros procedimentos. Nos casos de emergência, os pacientes são orientados sobre como proceder até a chegada da unidade móvel da Vitalmed.