Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM 5.101 NOVOS CASOS DA COVID E 21 ÓBITOS NESTA SEXTA-FEIRA

O estado da Bahia tem até agora, no total, 27.752 mortos pela Covid
21/01/2022 às 09:13
  1.  A Bahia atingiu 16.831 casos ativos da Covid-19 nesta sexta-feira (21). O boletim epidemiológico de hoje ainda indica que, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.101 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,39%), 2.992 recuperados (+0,24%) e 21 óbitos. Dos 1.308.146 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.263.563 já são considerados recuperados e 27.752 tiveram óbito confirmado.

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.720.109 casos descartados e 290.599 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 54.678 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Até o momento temos 11.035.327 pessoas vacinadas com a primeira dose, 263.587 com a dose única, 9.267.100 com a segunda dose e 2.052.834 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 18.627 crianças já foram imunizadas.
                                                                                                               ******
5. Lançado em outubro passado, o Balcão Virtual de Atendimento da Sefaz-ba vem registrando mensalmente cerca de 2,9 mil atendimentos. O Balcão funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 14 horas, promovendo a interação por videoconferência entre a equipe de servidores e os usuários dos serviços do fisco estadual. O acesso do contribuinte à plataforma para a fila virtual é aberto às 8 horas, quando começa, por ordem de chegada, o ordenamento dos usuários em busca de atendimento. O contribuinte tem a partir do momento que entra na fila, 3 minutos para acessar a sala virtual.

6. O balcão Virtual da Sefaz começou a operar disponibilizando dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa. A partir de dezembro, o Balcão passou a oferecer também orientações gerais ao contribuinte sobre outros serviços fazendários como o andamento de processos, dúvidas sobre documentação necessária para processos, dificuldades de acesso aos sistemas, informações sobre ITD, produtor rural. emissão de certidões e dúvidas e informações sobre Débitos Tributários - PAF, cadastramento de denúncia espontânea e parcelamento.

7. O atendimento a distância da Sefaz-Ba acontece também por meio da Carta de Serviços, no site www.sefaz.ba.gov.br , pelos telefones (71) 3319-2501 e 0800 0710071, ou ainda por email (faleconosco@sefaz.ba.gov.br). A Fazenda estadual também presta atendimento presencial, nos postos SAC e nas inspetorias fazendárias.

8. De acordo com o gerente de Atendimento presencial da Secretaria da Fazenda, Moisés Piropo, a ideia é que, aos poucos, novos serviços sejam disponibilizados por meio do Balcão Virtual, o que ampliará o acesso dos contribuintes a serviços da Secretaria. “A aceitação aos serviços por meio do Balcão Virtual tem nos incentivado a aumentar a oferta de horários, ampliando o tempo de funcionamento e a oferta de serviços”, ressalta Piropo.

9. Para ser atendido no Balcão, o contribuinte precisa acessar o canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais - App Store ou Google Play - no seu dispositivo móvel.

10. Segundo o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) da Secretaria da Fazenda, Félix Mascarenhas, a plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

11. O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.
Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário.

12. A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital, que surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia, a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.

13. “Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, explica Félix Mascarenhas.

14. O  deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) confirmou na manhã desta sexta-feira, 21, através de teste laboratorial que está com Covid-19.

15. “Estou com sinais leves da doença, quase assintomático, mas em isolamento completo em minha casa no Subúrbio Ferroviário. Minha companheira e minha filha mais velha entendem a situação, mas minha filhinha de dois aninhos não se conforma e bate na porta constantemente. Ela é de luta”, brinca o parlamentar.

16. Ele lembra que por medida de segurança está isolado e longe de contato direto com as pessoas. “Tomei as doses da vacina e estou com sintomas leves. Só volto às atividades normais quando houver segurança para tanto. Mais uma vez, apelo para que todas as pessoas tomem a vacina e estimulem a vacinação de parentes e amigos. 

17. O governo federal não apresenta a menor responsabilidade com a saúde pública, nós não podemos seguir este exemplo nefasto. Que todos completem o esquema vacinal, usem máscaras, higienizem as mãos e façam o distanciamento social possível. Vamos superar quaisquer dificuldades de forma coletiva, organizada e unida como sempre”, conclui Hilton Coelho.

18. Nesta segunda-feira (24), servidores federais lotados na Bahia realizam mobilização para protestar por reajuste salarial para toda a categoria, incluindo os aposentados. A manifestação ocorrerá na frente da sede do Ministério da Economia, no bairro do Comércio, em Salvador, a partir das 6h da manhã. Na oportunidade, os trabalhadores também farão um ato contra a PEC 32, que é a Reforma Administrativa.

19. No estado, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, a perda na remuneração acumulada nos últimos três anos já é de 29% somente com a inflação. Na Bahia, há mais de 36 mil servidores ativos e inativos.

20. Um dos pontos de insatisfação com a área econômica e a Casa Civil do Governo é que o aumento só seria destinado a policiais federais, que respondem por apenas 3% do efetivo de funcionários públicos.

21. Segundo informações do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, a defasagem salarial vivida a partir de 2019 é a maior do Plano Real, que foi implantado há 28 anos. Nos últimos dois governos (Dilma e Temer), houve uma média de 20% de aumento nos rendimentos dos trabalhadores federais enquanto que o atual governo não destinou nenhum reajuste.