Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EM 100 EXAMES BAHIA TEM 23% INFECTADOS PELA COVID; PORTUGAL 22 ÓBITOS

Rui Costa faz politica no interior da Bahia lançando escolas
13/01/2022 às 19:03
    1. O aumento do número de casos positivos para o vírus da Covid-19 voltou a acender um alerta na Bahia. Com mais de 3 mil exames de RT-PCR analisados diariamente, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) registrou um aumento de 234% na positividade dos testes para detecção da doença em relação ao exames realizados no período entre 1º a 12 de janeiro de 2022. A última vez que o estado atingiu essa marca foi em outubro de 2021.

  2. Coordenadora Técnica dos Laboratórios de Vigilância Epidemiológica, Felicidade Pereira explica que o dado mostra que, a cada 100 exames, o número saltou de 6,55 para 21,93 casos positivos. “A gente vê hoje que o percentual tem se elevado diariamente e isso atribuímos a essa nova variante Ômicron, o que é muito preocupante. Tínhamos índices baixos de positividade, mas agora já estamos vendo um reflexo de um novo cenário epidemiológico no estado”, alerta.

3. Até esta quinta-feira (13), o Lacen detectou, por meio de sequenciamento genético, doze amostras da variante Ômicron na Bahia. Esse total representa 12,5% dos 96 sequenciamentos realizados em amostras coletadas no mês de dezembro. Além da identificação da Ômicron, foram detectadas 81 amostras da variante delta e as outras três não foi possível realizar a análise. 

4. “É algo a ser monitorado de forma muito cautelosa para que as medidas sejam baseadas no cenário que venha a se instalar. Mas, de qualquer forma, é necessário destacar que, apesar do aumento da positividade, a gente tem que avaliar também o cenário do atendimento da rede hospitalar”, explica.

5. A Bahia já realizou mais de 1,7 milhão de testes RT-PCR, para detecção de Coronavírus, através do Lacen. Somente no período entre 01 de março de 2021 e 12 de janeiro de 2022, foram realizados 1.744,163 testes do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar a infecção por Coronavírus. Para a secretária da Saúde, Tereza Paim, é necessário continuar ampliando as medidas de proteção e a ampla testagem. “É de extrema importância que a população complete o ciclo vacinal e respeite as medidas de prevenção como o uso da máscara e do álcool em gel. Estamos em um momento epidemiológico complicado, a população precisa compreender que a pandemia ainda não acabou”, destaca.

6. Apesar do aumento do número de infectados, a efetividade da vacinação tem sido uma aliada no processo de combate à Covid-19 na Bahia. “A vacina foi nossa grande aliada no combate a esse vírus e ela é bastante efetiva no que se refere aos casos graves. A gente vê que os casos graves estão bem reduzidos e isso se dá graças a vacina, já que hoje as pessoas que estão agravando por caso de infecção de Covid-19 são aquelas que não estão vacinadas”, conclui.

7. O boletim epidemiológico da última quarta-feira (12) mostrou que, até o momento, o estado possui 10.853.508 pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina, 261.283 com a dose única, 8.940.457 com a segunda dose e 1.652.456 com a dose de reforço.

8. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) intensificou o policiamento nos 417 municípios baianos com o início da primeira edição da Operação Força Total. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (13), no bairro da Boca do Rio, com a presença do comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, de praças e oficiais da corporação.

9. A operação amplia as ações ostensivas, preventivas e repressivas de forma a potencializar o policiamento e as operações policiais já em andamento, ampliando a segurança no estado. Também está previsto policiamento em áreas específicas e o cumprimento de mandados de prisão, abordagens a pessoas, veículos e ônibus, além de paradas em pontos estratégicos nos principais corredores de tráfego e blitzes nas rodovias estaduais.

10. Além do efetivo que atua diariamente, cinco mil policiais militares irão reforçar as ações, inclusive das unidades administrativas e de ensino. Eles atuarão a pé, em viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e em postos de abordagem policial.

11. “A nossa principal missão é proteger a sociedade. No último trimestre, tivemos uma redução de 14,3% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais [CVLI] e 40% no mês de janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado é fruto do trabalho de toda a tropa, grande responsável por essa redução. Esta operação é uma mensagem de força e segurança para o cidadão”, pontua o comandante-geral.

12. Foram confirmados, nas últimas 24 horas, 40 134 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Isto significa que este foi o segundo dia com mais casos no país, depois de esta quarta-feira se terem registado 40 945 casos.

13. Há a registar mais 22 mortes devido à doença, indica ainda o relatório desta quinta-feira (13 de janeiro). Estão agora internadas 1699 doentes com o vírus SARS-CoV-2 (mais 64 do que na véspera), das quais 162 em unidades de cuidados intensivos (menos cinco).

14. Mata de São João, 13 de janeiro de 2021 - Cerca de 200 mototaxistas de Mata de São João vão receber, às 10h de amanhã (1), kits com capacetes, colete de segurança, camisas de proteção solar, pochete e numeração, tudo devidamente padronizado. A ação, que acontece na Casa da Cultura, é mais uma etapa do processo de regulamentação da categoria, instituída através da Lei Municipal Nº 825/2021, sancionada em maio do ano passado.

15. O projeto de regulamentação da categoria vai possibilitar mais organização, eficiência e segurança, tanto para os profissionais, quanto para os usuários. O sistema de transporte é um dos mais utilizados no município.

16. Os profissionais já podem, a partir de amanhã, dar entrada na solicitação nos alvarás de licença. Além dos kits que começam a ser entregues a partir de amanhã, a Prefeitura vai disponibilizar os equipamentos para os profissionais que têm cadastros em andamento.

17. “A regulamentação dá mais dignidade e segurança para todos. Mata de São João é mais uma vez exemplo de cuidado com o trabalhador e com a população”, explica o prefeito João Gualberto. Ele destaca ainda que esse foi um projeto construído junto com os representantes dos mototaxistas.

18. O próximo passo será a construção de cerca de 40 abrigos nos pontos de mototáxi da Sede e do Litoral. O secretário da SEDEER Joel Feldman diz que o Município fará abrigos mais confortáveis e seguros. “Serão ambientes cobertos, com boa proteção de chuva e de sol, bem iluminados e com locais adequado para estacionar as motocicletas”, detalha.

19.  A lista dos mototaxistas aptos a retirar o material, com os respectivos nomes, encontra-se na Convocação nº 001/2022, publicada hoje, em edição extra, do Diário Oficial do Município. 

20. A politica de Rui Costa é lançar escolas no interior para inauguraar em 2022. Faz politica  em vários lançamentos pelo interior.