Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA SE POSICIONA CONTRA RETOMADA CRUZEIROS; LISBOA MANTÉM CRUZEIROS

Enquanto Lisboa recebe milhares de turistas dia de cruzeiros a Bahia quer proibir a retomada de cruzeiros
12/01/2022 às 19:02
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.610 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,13%) e 917 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (12) também contabiliza 12 óbitos. Dos 1.281.737 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.247.935 já são considerados recuperados, 6.174 encontram-se ativos e 27.628 tiveram óbito confirmado. A última vez que a Bahia teve um número de ativos próximo ao de hoje foi em 31/07/21, quando havia 6.075.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.705.789 casos descartados e 275.672 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 53.156 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Até o momento temos 10.853.508 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.283 com a dose única, 8.940.457 com a segunda dose e 1.652.456 com a dose de reforço.

4. As secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), promoveram, nesta quarta-feira (12), mais uma ação de aplicação da dose de reforço em pessoas em situação de rua. O imunizante utilizado é a Janssen.

5. Nesta semana, os contemplados são aqueles que receberam a primeira dose até o dia 11 de novembro de 2021. A vacinação ocorreu, simultaneamente, no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio, e nos centros POP Mares e Itapuã. 

6. De acordo com o secretário da Sempre, Kiki Bispo, o objetivo é avançar na vacinação, atingindo o mesmo público da primeira dose. Segundo o gestor, a dose de reforço para a população em situação de rua se torna mais necessária, já que esse público tem uma vulnerabilidade maior.

7.  “Cumprindo a determinação do Ministério da Saúde, a Sempre e a SMS formaram uma logística, promovendo uma série de ações de busca ativa, já são pessoas que não têm residência fixa e nem acesso à informação”, destacou. 

 8. Acompanhado do filho Jacob, Rabi Eleodorio aguardava para receber a dose de reforço no Nuar. Aos 37 anos, ele acredita que a ação é seu dever como cidadão. “Tenho a obrigação de tomar não só essa segunda dose, mas se for decretada a terceira, quarta, vou tomar. É uma forma de proteger meu filho, minha família, todos que estão à minha volta”, afirmou. 

9. Primeira dose – Além da dose de reforço Janssen, a SMS aproveitou para aplicar a primeira dose da Pfizer, para aqueles que ainda não haviam iniciado o ciclo vacinal. O jovem Rafael Santos, de 29 anos, compareceu ao Nuar e garantiu sua dose, já que a comprovação da vacinação era também necessária para uma entrevista de emprego. “Tomei minha vacina, já deu tudo certo. Que venha a segunda dose”, adiantou. 

10. Estrutura – A primeira dose teve a aplicação iniciada em 29 de junho de 2021 e atingiu o grupo composto por pessoas em situação de rua, que utilizam os serviços da Sempre e estão no Cadastro Único, além dos assistidos nas Unidades de Acolhimento Institucional (Uais). 

 11. Assim que chegam ao ponto de imunização, os habilitados passam pela triagem, onde os técnicos da SMS fazem a conferência dos dados. Em seguida, são encaminhados para receber o imunizante. O processo leva, em média, dez minutos por pessoa e a vacinação deste público ocorrerá sempre às quartas-feiras. 

12. Fechado há quase dois anos, o Larribar ainda desperta emoções dos clientes, que poderão matar um pouco da saudade nesta quinta-feira, 13 de janeiro, a partir das 21h, dentro do projeto da Casa Rosa, na Praça Colombo, 106, no Rio Vermelho. O casarão histórico foi restaurado pelos arquitetos Rose Lima e Fritz Zehnle e transformado em um belo espaço cultural, que, além de apresentações musicais e artísticas, contará com o "Puxadinho do Larribar".

13. No local, uma série de atividades no Pátio Viração, espaço aberto e colado ao mar, tomarão conta da programação e a gastronomia será uma delas. "A gente quer que as pessoas se sintam como numa festa de largo, provando delícias que remetem a essa experiência, como sarapatel, buraco quente, feijoada...", antecipa a chef Rosa Guerra, à frente da cozinha do Grupo Sou Larri, que responde pelos disputados Larriquerri e Larribistrô.

14. O público poderá relembrar alguns sabores do Larribar, enquanto ele não reabre. "Teremos uma carta reduzida e adaptada à realidade do local, mas suficiente para brindar e relembrar bons momentos vividos no nosso espaço do Garcia", promete o empresário e bartender Gabriel Guerra. A ideia é que, após o show de Mateus Aleluia, na abertura do projeto, ele retorne em fevereiro com o resto da programação.

15. Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional Lavagem do Bonfim não acontecerá nesta quinta-feira (13), devido ao aumento de casos de Covid-19 e surtos gripais na capital baiana. Para garantir que não ocorra aglomerações e desrespeito aos protocolos de segurança, alguns órgãos da Prefeitura de Salvador estarão presentes nas imediações da Colina Sagrada, assim como a Polícia Militar da Bahia (PM-BA).

16. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização na região, com objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento nos estabelecimentos comerciais. Além disso, serão realizadas ações de combate à poluição sonora e publicidade irregular.

17. Durante todo o dia, o trânsito na região da Cidade Baixa vai permanecer com o fluxo normal, sem qualquer intervenção nas vias. Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vão atuar preventivamente com efetivo motorizado na área do Bonfim, para garantir o ordenamento do trânsito no entorno da Basílica.

18. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) manterá a fiscalização rotineira, com um aumento do efetivo de fiscais. Em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), o órgão vai realizar patrulhamento no entorno da Basílica do Nosso Senhor do Bonfim.

19. Já a Guarda Municipal estará presente na localidade com cerca de 12 viaturas e uma base móvel à disposição. Os 60 agentes escalados vão realizar patrulhamento preventivo na parte superior e inferior da Colina Sagrada.

20. Uma cena chocante de um policial militar pisoteado e matando com resquícios de crueldade um passarinho no Parque São Bartolomeu, em Pirajá, revoltou moradores da região e ativistas ambientais. O caso aconteceu nesta terça-feira (12), após um morador ter sido abordado pelo policial por manter o passarinho preso na gaiola. Nos vídeos e áudios que circulam nas redes sociais, o morador relata que após a gaiola ser apreendida, ao invés de soltar o animal na natureza, o agente de segurança optou por matá-lo. 

21. “Eu mandei o policial soltar o passarinho e ele pegou e pisou com tudo. Não deixei ele tocar no meu celular e consegui filmar”, contou o rapaz, que prefere não ser identificado e enviou o vídeo para ativistas ambientais da região, que pediram ajuda do gabinete do vereador André Fraga (PV) para que o Estado apure o episódio. 

22. “Eu também não concordo com a prática de prender passarinhos em gaiolas. Muitas vezes eu abordo, converso, dialogo e eles soltam os animais. Inclusive, até os próprios policiais quando abordam soltam os passarinhos e apreendem as gaiolas. Mas, infelizmente, ontem esse servidor teve essa atitude grotesca”, lamenta um ambientalista, que também preferiu não se identificar com medo de represálias.

23. O Estado da Bahia se posicionou contrário a retomada da temporada de cruzeiros no país. A exposição foi feita pela secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim, e pelo secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacellar, durante uma reunião, realizada de forma virtual, com representantes do Governo Federal e dos setores de saúde e de turismo de estados e municípios que recebem os navios.

24. A Secretária Tereza Paim pontuou a atual situação que o país vem enfrentando com o aumento de casos de Covid-19 e também um surto de Influenza. “Além da explosão de casos dessas doenças, ainda estamos enfrentando na Bahia problemas por conta das chuvas, que levou mais de 175 municípios a decretar estado de emergência”. Tereza Paim ainda destaca que 6 casos da variante Ômicron foram identificados em pessoas que estavam em navios atracados no porto de Salvador.

25. O Secretário de Turismo reafirmou o posicionamento exposto pela Secretária de Saúde. “Só é possível retomar qualquer atividade quando houver protocolo que atenda o atual cenário. Por enquanto não temos isso”, afirma.

25. A Bahia sempre no atraso. Portugal, hoje, teve milhares de novos casos da Covid, mas mantém seu turismo aquecido e os cruzeiros operando no porto do cais do Sodré, Tejo.