Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HOSPITAL DA MULHER EM SALVADOR ATINGE A MARCA DE 1.000.000 ATENDIDAS

SESAB diz que morreram 3 pacientes de COVID domingo
09/01/2022 às 08:13
    1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 776 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 428 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste domingo (9) também registra 3 óbitos. Dos 1.277.608 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.245.555 já são considerados recuperados, 4.461 encontram-se ativos e 27.592 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.700.104 casos descartados e 271.434 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.949 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. Até o momento temos 10.832.886 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.867 com a dose única, 8.892.033 com a segunda dose e 1.559.922 com a dose de reforço.

4. “O Hospital da Mulher é uma referência muito grande para a gente. Lá na minha cidade temos um jeito de falar: Se o Hospital da Mulher não resolver, ninguém mais resolve”. A fala da paciente Tamires da Silva Souza, de um município do Vale do Jiquiriçá, reflete a importância do hospital na vida das baianas ao longo dos cinco anos de existência, completados neste domingo (9). Em cinco anos, foram realizadas um milhão de consultas nas mais diversas especialidades ofertadas pelo hospital, além de 40 mil cirurgias e 1.269.575 exames diagnósticos.

5. De acordo com o diretor geral, Marco Antônio Andrade, a satisfação das pacientes, expressa também através de depoimentos, emociona, motiva e é resultado de esforço mútuo e diário. “Nossa missão, nesses cinco anos, é promover o acesso humanizado e cada vez mais qualificado à saúde da mulher. Isso só é possível graças ao esforço mútuo da Secretaria de Saúde do Estado e de todo nosso corpo profissional. 

6. O Governo do Estado, em 2022, ampliará o hospital em 6.000 m², e implantaremos a unidade de radioterapia, ofertaremos ressonância magnética e ainda ampliaremos o número de leitos de internação, o que possibilitará atender mais pacientes”, afirmou.

7. Com ordem de serviço assinada em dezembro pelo governador Rui Costa, ao todo, serão investidos mais de R$35 milhões na unidade. O Hospital da Mulher é considerado o maior dedicado às doenças específicas do aparelho reprodutor feminino do Brasil, com serviços de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, cirurgia plástica, planejamento familiar, cabeça e pescoço, cirurgia geral e reprodução humana/endometriose, além de acolher também mulheres que foram expostas à violência sexual através do Serviço AME, onde já foram ofertados mais de 924 acompanhamentos médicos e psicossociais a mulheres e adolescentes a partir de 12 anos.

8. Em 2019, a unidade foi eleita Hospital Amigo da Mulher, através da premiação Dr. Pinotti, concedida pela Câmara dos Deputados a entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

9. A humanização no atendimento é um dos pilares do Hospital da Mulher. Após seis meses de tratamento, nesta semana, a paciente Luciene Nascimento realizou sua última seção de quimioterapia. “Para mim está sendo uma experiência ótima. É um ótimo hospital. Do tratamento da oncologia até à emergência eu só tenho o que agradecer”, compartilhou Luciene, uma das mais de 33 mil pacientes atendidas pelo Serviço de Oncologia Clínica.

10. Para ser atendida no Hospital da Mulher, é preciso que a paciente passe por uma avaliação na unidade básica do seu município e, sendo perfil, ela será cadastrada no sistema Lista Única. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 071 4000.

11. Com mais de 430 mil downloads efetuados em smartphones e um pico 92,8 mil usuários mensais, o aplicativo Preço da Hora Bahia consolidou-se em 2021 como uma excelente alternativa para economizar tempo e dinheiro na hora das compras. Disponível na Apple Store, no Google Play Store e também por meio do site www.precodahora.ba.gov.br, o app permite pesquisar preços de mais de 500 mil produtos comercializados em todo o estado, com base nas informações das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).

12. Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o Preço da Hora Bahia traz uma série de outras funcionalidades. O aplicativo possui canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda a disponibilização do histórico de preços dos produtos.

13. O auditor fiscal da Gerência de Sistemas da Sefaz-Ba, Felipe Abreu, reforça que, em um cenário nacional de volta da inflação, o aplicativo se torna uma ferramenta muito eficiente. “Sem precisar se deslocar antes de fazer suas escolhas, o usuário pode encontrar os melhores preços dos produtos que deseja e verificar os estabelecimentos mais próximos de sua residência. Desta forma, economiza tempo e dinheiro, e ainda pode organizar a pesquisa sobre itens favoritos e compartilhar preços interessantes com os amigos”, ressalta.

14. Outro atrativo é a constante evolução do app, que neste início de ano já começa a disponibilizar uma nova versão com funcionalidades inéditas para melhorar ainda mais a experiência do usuário. Em 2021, ao implantar a versão 1.2.122, o Preço da Hora Bahia tornou possível criar grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos do usuário, permitindo assim a pesquisa de preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros. Também tornou-se possível ao usuário utilizar as suas listas de compras para serem processadas sempre nos estabelecimentos favoritos.

15. Outra funcionalidade implantada em 2021 foi a de compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.