Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

bAHIA CONFIRMA 8 CASOS DE FLURONA E MORRE MAIS 12 PESSOAS PELA COVID

BAHIA já tem 27.550 pessoas mortas pela Covid
05/01/2022 às 08:04
  
   1. O Laboratório Central de Saúde da Pública da Bahia confirmou nesta terça-feira (4), oito casos de infecção simultânea dos vírus da Influenza e Covid-19, em três municípios: Salvador, Feira de Santana e Camaçari. São cinco pacientes do sexo masculino e três do sexo feminino, com idades ente 13 e 91 anos. Não há óbitos registrados nas coinfecções.

  2. Para além disso, em todo o estado, nas últimas 24 horas, foram registrados 712 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 564 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (4) também registra 19 óbitos. Dos 1.271.962 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.242.519 já são considerados recuperados, 1.905 encontram-se ativos e 27.538 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.690.034 casos descartados e 263.962 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.725 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Até o momento temos 10.799.049 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.731 com a dose única, 8.811.611 com a segunda dose e 1.425.695 com a dose de reforço.

  5. Objeto de tombamento, o Parque de Exposições de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, tem sido alvo de destruição com a operação de máquinas do Governo do Estado, que descumpre o pedido de reconsideração do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins. 

  6. A requisição reintegra a Cooperativa de Agropecuária de Amargosa (COAMAR) no parque, inclusive determinando a finalização do processo administrativo perante o IPHAN. 

  7. “São mais de 40 anos sendo palco de exposições agropecuárias, feiras, leilões, eventos tão importantes para toda a  região; no parque foi iniciado os festejos juninos da cidade, que é um forte ponto na economia local e considerado como uma das melhores festas juninas do Brasil, faltou sensibilidade com o setor agropecuário e de eventos, que perde o espaço relevante singular e histórico. 

  8. O que vemos hoje são máquinas pesadas já na ativa destruindo todo o espaço, em pleno natal e datas festivas, enquanto podiam ser utilizadas para consertar estradas, atingidas pelas fortes chuvas, por exemplo”, alega a diretoria da COAMAR. 

  9. A COAMAR apela por uma explicação razoável para a construção de um Complexo Escolar no mesmo local onde já existe monumento histórico que faz parte da cultura e história da cidade Jardim. “Existem outras áreas aptas para desapropriação e até mesmo imóvel do Estado sem a devida utilização. A menos de três quilômetros do Parque, pois existe uma propriedade do Estado com 600.000 m² (seiscentos mil metros quadrados), inclusive subutilizado e onde pode ser realizada a construção do complexo escolar”, questiona.

  10. Para a diretoria da COAMAR, se trata de uma contradição, “não é preciso destruir a memória e a história de um povo para se levantar escola, o que no futuro os alunos irão aprender?”. 

   11. Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde nesta quarta-feira (5), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 28.224 desabrigados, 73.032 desalojados, 26 mortos e 520 feridos. O total de atingidos chega a 815.597 pessoas.

  12. Os números correspondem às ocorrências registradas em 174 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 163 estão com decreto de situação de emergência. Os seis últimos que decretaram foram: Aiquara, Barro Alto, Bom Jesus da Serra, Brumado, Itamari e Nova Itarana.

  13. As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1).

  14. Mais políticas públicas para inclusão, recursos para fortalecer a cultura negra e financiamento e investimentos para blocos afros de Salvador. Esses foram alguns dos pontos tratados pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) durante o primeiro ensaio do Olodum de 2022. Realizado na Praça Tieta, no Pelourinho, o show relembrou os sucessos da banda e uniu gerações na noite desta terça-feira (4). 

  15. Ao lado do presidente do bloco afro, João Jorge, Suíca também explicou a importância de se apoiar a arte e a cultura negra como ponto de partida para reforçar a luta contra o racismo e a intolerância religiosa.

 16. “É sempre um momento marcante, pois relembra nossa história de luta e nos remete a uma batalha que não vai acabar tão sendo. A luta contra o racismo e a intolerância precisa ser de todos nós. Salvador já regulamentou seu Estatuto da Igualdade e acredito que muito deve ser feito para preservar, beneficiar e ajudar no desenvolvimento cultural da capital e expandir para o interior. 

  17. Precisamos disso, que a cultura seja vista em toda a Bahia e que o estado também auxilie nessa caminhada”, aponta o vereador petista ao defender mais investimentos do governo estadual para a cultura na Bahia.

  18. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) iniciou, nesta quarta-feira (5), a matrícula dos contemplados pelo sorteio eletrônico das vagas para a Educação Infantil na rede municipal de ensino de Salvador. Para acessar a lista, disponível no site educação. salvador. ba. gov. br , é necessário estar com o número de inscrição em mãos ou o CPF do responsável ou pelo nome da criança e data de nascimento.

   19. Os responsáveis pelas crianças contempladas devem efetivar a matrícula, até esta sexta-feira (7), sempre a partir das 8h, na unidade onde o aluno vai estudar. No local, deverão ser apresentados os seguintes documentos: certidão de registro civil ou cédula de identidade, cadastro de pessoas físicas (CPF), comprovante de residência e cartão de vacinação atualizados, cartão nacional de saúde (SUS), além de duas fotos 3X4.

  20. Os alunos que pleitearam prioridade deverão apresentar também cartão do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), caso seja beneficiário, além de laudo médico ou declaração da instituição que realiza o atendimento multiprofissional, especificando o quadro clínico ou psicopedagógico.

   21. Caso a matrícula não seja efetivada no prazo, a vaga é destinada para quem ficou na lista de espera. Os alunos que frequentaram regularmente o ano letivo de 2021 tiveram suas matrículas renovadas automaticamente.

  22. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 705 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,06%) e 398 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (5) também registra 12 óbitos. Dos 1.272.667 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.242.917 já são considerados recuperados, 2.200 encontram-se ativos e 27.550 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

23. O Boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.692.005 casos descartados e 265.819 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.745 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

24. Até o momento temos 10.804.226 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.041 com a dose única, 8.828.555 com a segunda dose e 1.470.366 com a dose de reforço.