Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB JÁ LEVOU MEDICAMENTOS PARA ATENDER 35 MIL PESSOAS NO SUL BAIANO

Rio de Contas baixe e Centro de Canoagem reaparece
29/12/2021 às 12:45
   
1. Mais um carregamento de medicamentos, água e alimentos foi levado pela secretária estadual da Saúde, Tereza Paim, desta vez para Itapitanga, na manhã desta quarta-feira (29), em um helicóptero da Marinha. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já enviou medicamentos a 15 municípios afetados pelas fortes chuvas como forma de recomposição ou fortalecimento dos estoques. A quantidade já entregue é suficiente para atender 35 mil pessoas. Municípios como Jucuruçu, Itororó, Ubaíra e Itapitanga tiveram perdas parciais de medicamentos e vacinas em virtude do alagamento de unidades de saúde e oscilação de energia.

2. “Itapitanga é uma das cidades que foi completamente alagada, perdemos medicamentos, perdemos vacinas também. Estamos levando apoio, com alimento e água, vamos visualizar in loco, já conversei com a secretária municipal de Saúde para ver o grau de assistência à Saúde que vamos efetivar a partir de então”, afirmou Paim. Sobre os medicamentos, ela informou que “são diversos itens, como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos, soluções de reidratação oral, além de anti-hipertensivos e antidiabéticos. Também enviamos vacinas, soros e tanques de oxigênio para algumas localidades, como Ilhéus e Mutuípe”, afirma a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim.

3. No Extremo Sul, já foram entregues medicamentos nos municípios de Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Belmonte. Já na região Sul foram entregues medicamentos e insumos em Itajuipe, Coaraci, Dario Meira, Itapitanga e Mutuípe.

4. A secretária destacou que, junto com resgate de emergência está sendo feito também um trabalho de saúde preventiva. “A partir de uma ou duas semanas teremos que estar prontos, voltados para a atenção primária, pois as doenças chegam de forma grave, devastadora. Nós estamos em uma pandemia de Covid-19, em uma epidemia de influenza, e agora nós temos esse desastre, então são múltiplas funções, múltiplos profissionais que vão atuar em cada um desses municípios”.

5. Tereza Paim ressaltou a importância do acolhimento nesse primeiro momento. “É muito importante acolher as pessoas em abrigos e de forma preventiva fazer a saúde para que as pessoas não sejam atingidas por leptospirose, tétano e todas as doenças que vêm logo em seguida a todos esses desastres. E aqui, na Bahia, essa extensão, essa territorialidade tão grande do desastre impressiona. Então estamos indo em vários municípios e fazendo esse auxílio de saúde para contemplar a população”.

6. A secretária explicou como são priorizadas as visitas, já que tantos municípios estão em estado de emergência. “Nós temos um Centro de Comando e Controle de Emergência em Saúde e todos os dias recebemos todas as planilhas de todos os municípios. Isso nos coloca a par da gravidade de cada município. São unidades básicas de saúde que foram perdidas, secretarias da Saúde que perderam medicamentos e vacinas, como Itapitanga, e aí a gente elenca por grau de gravidade e começa a agir.

7. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia ressalta que até o momento quatro municípios sinalizaram perdas relacionadas a vacinas. “Salas de vacinação foram alagadas e a rede de frios foi afetada com a oscilação ou falta de energia. Os municípios de Itororó e Ubaíra confirmaram perdas, mas não puderam quantificar e especificar quais vacinas. E no caso de Itapitanga e Itapé, os imunobiológicos estão sob suspeita em virtude da falta de energia por um tempo prolongado, fazendo oscilar a temperatura das vacinas”, pontua a diretora da vigilância epidemiológica, Márcia São Pedro.

8. Na regional Leste, Ubaíra e Jiquiriçá foram duas das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas, tendo ocorrido perda de medicamentos e o ressuprimento ocorrerá ainda esta semana pela Sesab. No Sudoeste da Bahia diversos municípios sinalizaram a necessidade de fortalecimento dos estoques, sem que tenha, necessariamente, ocorrido perda. São eles: Belo Campo, Macarani, Iguaí, Itapetinga, Vitória da Conquista e Itambé. Nos próximos dias eles receberão insumos, medicamentos, vacinas e soros.  
                                                                                                       *****
 9. (Ubaitaba Urgente) O nível do Rio de Contas em Ubaitaba, uma das cidades atingidas pelas chuvas no fim de semana, começou a baixar na última segunda-feira (27). No domingo (26), o nível de água subiu, deixando centenas de famílias desabrigadas. Nesta terça-feira (28), o abastecimento de água foi normalizado, em alguns locais da cidade.

10. A Avenida Orlando Magalhães (Beira Rio) continua sem energia elétrica. Os moradores de Ubaitaba, ainda devem ficar atentos. A previsão para o decorrer dessa semana continua sendo de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) manteve o Alerta Amarelo, para quando há risco de chuvas intensas, na região. 
                                                                                                       *****
11. (SESAB - COVID) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 425 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 400 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (28) também registra 8 óbitos. Dos 1.269.617 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.240.446 já são considerados recuperados, 1.692 encontram-se ativos e 27.479 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

12. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.680.580 casos descartados e 259.335 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.670 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

13. Até o momento temos 10.705.254 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.709 com a dose única, 8.783.390 com a segunda dose e 1.289.189 com a dose de reforço.

14. O grupo de líderes empresariais LIDE BAHIA firmou parceria com importantes instituições da sociedade civil e militar para ajudar as cidades baianas que vêm sendo duramente atingidas pelas fortes chuvas nas últimas semanas. Composto pelo LIDE BAHIA,  Polícia Militar da Bahia, Associação Comercial da Bahia, Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia e Ordem de Capelães do Brasil, o grupo de ajuda terá um posto para recolhimento de doações no prédio da  Associação Comercial da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador. 

15. O presidente do LIDE BAHIA, Mário Dantas, acrescenta que a coordenação da logística ficará a cargo da Polícia Militar da Bahia. “Essa ação consiste na arrecadação de alimentos, água potável, cobertores, colchões e alimentos não perecíveis para as cidades atingidas pelas fortes chuvas que vêm assolando a Bahia. Além disso, a Associação Comercial da Bahia, que disponibilizará o espaço para a arrecadação, fará o convite aos empresários para que participem, doem e enviem ajuda a quem mais precisa nesse momento de tanta dificuldade”, diz o empresário.

16. Servidores que atuam nas secretarias estaduais, autarquias, fundações e empresas públicas, além dos postos SAC, podem ampliar a corrente do bem em prol dos desabrigados pelas chuvas no Sul da Bahia. A campanha Bahia Estado Solidário arrecada donativos para ajudar essas pessoas até o dia 28 de janeiro. Os servidores podem doar alimentos não perecíveis, água, roupas, e materiais de higiene e limpeza. Vale ressaltar que as doações devem ser feitas em seus próprios locais de trabalho.

17. A campanha é fruto de uma parceria do programa Bahia.Estado Voluntário com os órgãos públicos estaduais. O intuito é fortalecer o sentimento de solidariedade em favor da população das cidades atingidas pelas chuvas. A tragédia afetou a mais de 470 mil pessoas, com mais de 31 mil desabrigados e desalojados. Mais de 70 municípios estão em situação de emergência e registraram inundações, alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra causados pelos temporais e cheias dos rios.

18. "A Bahia é um estado solidário, e esta campanha vem fortalecer os laços de cidadania e solidariedade dos servidores públicos da Bahia para ajudar aos desabrigados pelas chuvas em nosso Estado. Somos todos um só povo e compartilhamos com a dor e o desespero de quem perdeu tudo e não tem o que comer, nem onde morar", afirma a coordenadora do programa Bahia.Estado Voluntário, Kátia Camillo.

19. A plataforma Bahia.Estado Voluntário (www.estadovoluntario.ba.gov.br) possibilita a intermediação entre voluntários e entidades. Os candidatos que pretendem atuar em um trabalho voluntário devem fazer o cadastro na ferramenta, informando as suas áreas de interesse e os horários disponíveis. As entidades públicas ou privadas cadastram seus projetos e informam quais são as necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem acontece a intermediação.