Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AO MENOS 19 CIDADES BAHIA ESTÃO INUNDADAS E HÁ MILHARES DESABRIGADOS

Situação de calamidade em vários municípios da Bahia
25/12/2021 às 10:31
   1. Com os temporais que voltaram a atingir a Bahia neste período natalino, o estado voltou a contar com municípios inudados e com enchentes como aconteceu no começo de dezembro. O governador Rui Costa (PT) apontou que ao menos 19 cidades estão sendo atingidas e 66 continuam em estado de emergência desde que fortes chuvas começaram a atingir o sul da Bahia. 

2. "Temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d'água. A base de apoio está montada em Ilhéus e já começa a receber apoio dos governos do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, além do Ministério da Cidadania. A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas", declarou Rui. 

3. Neste sábado, 25, feriado de Natal, Rui Costa determinou a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus, na região Sul. Ele afirmou ter se reunido com secretários, Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros,além de ter conversado com o ministro da Cidadania João Roma, com o objetivo de agilizar as primeiras ações, principalmente a recuperação de serviços essenciais. 

4. Número atualizados na tarde da última sexta-feira, 24, Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) apontam 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados na Bahia. O número de feridos subiu para 286 e a população total atingida chega a 378.286. 17 pessoas morreram por causas decorrentes das chuvas. 

5. Na véspera de Natal, Medeiros Neto Ilhéus, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Pedrão e Eunápolis registraram inundações. Em Amargosa, no centro-sul do estado, as chuvas também elevaram o nível dos rios e represas. Além disso, estradas foram alagadas e rodovias precisaram ser interditadas pelo voluma de água. 

6. Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há 16 dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério em 10 de dezembro.

7. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foi registrado 1 óbito confirmado por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.464. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

8. Diante das fortes chuvas que caem desde a sexta-feira em todo o município, provocando enchentes, alagamento e deixando muitos desabrigados, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando a campanha de arrecadação de alimentos, vestimentas adulto e infantil, roupas de cama e toalhas, além de produtos de higiene pessoal. O objetivo é juntar toda a comunidade nesse gesto de solidariedade para ajudar aos que mais precisam nesse momento.

9. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica ao lado do Clube Pirajá, no centro da cidade. Com o tema “Itacaré Precisa de Você”, o movimento tem a proposta de garantir o apoio e assistência aos desabrigados. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, desde a noite desta sexta-feira que equipes das mais diversas secretarias estão percorrendo o município, principalmente as áreas mais críticas, e prestando todo o apoio necessário para evitar prejuízos e desabrigados. “O trabalho vai continuar até a situação voltar à normalidade, mas precisamos contar com o apoio de todos”, garantiu o prefeito.

10. Paralelo à campanha de doação, o trabalho de apoio e assistência aos desabrigados com as chuvas continua sendo feito pela Prefeitura de Itacaré, que está com equipes espalhadas por todos os cantos do município, principalmente os locais mais críticos, como é o caso dos bairros São Miguel, Passagem, Bairro Novo e também o distrito de Taboquinhas. Nesses locais está sendo feita não somente a limpeza das ruas e canais, como também a retirada dos moradores de casas em situação de riscos, abrigando em prédios públicos, com alimentos e segurança.

11. Os municípios da região Sul da Bahia estão enfrentando muitos prejuízos devido às fortes chuvas. Nesse sentido, a Amurc, através do presidente Marcone Amaral, está à disposição de todos os municípios afetados pelas chuvas para o atendimento urgente à população.

12. Marcone, que também é prefeito de Itajuípe, um dos municípios afetados pelas chuvas, conclama o apoio das autoridades a nível Estadual e Federal.

13. Lembrando que o alerta de chuvas continua para toda a região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de muita chuva para as próximas horas.

14. O estudante de História, Daniel Oliveira, da UESC, perdeu grande parte dos móveis de sua residência, em Uruçuca, após as fortes chuvas das ultimas horas.

15. A Defesa Civil atualizou o alerta de chuvas para Ilhéus durante o final de semana do feriado de Natal. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é de chuvas com volume total de 105 milímetros até o domingo (26).