Tempo de solidariedade em todas os segmentos de Salvador
1. Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há onze dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério na sexta-feira (10).
2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 6 óbitos confirmados por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.438. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
3. A secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) segue intensificando as ações de assistência e vigilância à saúde nos municípios afetados pelas chuvas no sul e extremo sul da Bahia. Agentes da Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica estão na região realizando vistorias e o acompanhamento contínuo da população afetada. Para conseguir atender o aumento da demanda, o município de Jucuruçu vai receber mais técnicos da vigilância e assistência, além de reforço no envio de insumos e medicamentos.
4. O governador Rui Costa também autorizou a entrega de 12 ambulâncias tipo van que vão atender as cidades de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. De acordo com a secretária da Saúde, Tereza Paim, o envio de medicamentos e Equipamento de Proteção Individual também será reforçado. “As equipes estão nas áreas mais afetadas mapeando qual a necessidade de cada município. Seguimos trabalhando dia e noite para garantir que a população tenha toda a estrutura de saúde que necessita”, garantiu.
5. Vacina contra Influenza, Covid e Tétano. Na última sexta-feira (17), os municípios receberam mais de 23 mil doses das vacinas contra o vírus da Influenza. “Também estamos reforçando o envio de soro antiofídico e das vacinas que combatem a Covid-19 e o tétano. Infelizmente, é preciso redobrar os cuidados nesse momento tão delicado”, completa a secretária.
6. O Natal da Inclusão, que ocorre na Vila de Natal do Campo Grande, vai receber 19 assistidos pelo Lar Vida, entidade que atende a pessoas com deficiência (PCDs), e um paciente home care, atendido pela S.O.S. Vida. As visitas ilustres ocorrem nesta segunda-feira (20), a partir das 17h. O diretor de Iluminação Pública da Dsip/Semop, Junior Magalhães, estará presente no local para atendimento à imprensa.
7. Os participantes terão contato com toda a estrutura que envolve a torre luminosa, Casa do Papai Noel, Vila do Artesão, Memorial das Estrelas e monumento em homenagem aos profissionais de saúde, dentre outras estruturas. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), em parceria com a Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) e Secretaria Municipal da Educação (Smed).
8. O Natal da Inclusão tem o intuito de facilitar o acesso das pessoas com deficiência à magia e encantamento da Vila de Natal. Além de PCDs em geral não precisarem de agendamento para entrar no espaço, benefício que se estende aos dois acompanhantes a que cada um têm direito, pessoas com deficiência visual encontram a apresentação de todas as atrações da Vila de Natal em braille.
9. A Vila de Natal conta ainda com três cadeiras de rodas, cedidas pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (Abads), que ficam à disposição de pessoas com dificuldade de locomoção. Também dispõem, quando comparecem em grupo, de colaboradores da Prefeitura para orientação durante a visita.
10.A CCR Metrô Bahia se solidariza com a situação das famílias do Extremo Sul da Bahia afetadas pelas fortes chuvas que caíram na região, e realiza uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis junto aos clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas até o dia 24 de dezembro. Além disso, a empresa doará oito toneladas de alimentos para as famílias do Extremo Sul.
11. As pessoas que forem doar podem utilizar as caixas disponibilizadas atualmente para a campanha Natal Sem Fome nas estações Pirajá, Acesso Norte, Lapa, Brotas, Rodoviária, Mussurunga, Aeroporto e no Pátio Pirajá (sede da concessionária). “A CCR Metrô Bahia é uma empresa formada por pessoas e para pessoas. Gente que cuida de gente.
12. Nesse momento em que tantas famílias perderam suas casas ou estão desalojadas, é importante nos juntarmos para minimizar os impactos dessa situação", destaca o diretor-presidente da concessionária, Andre Costa.
13. As dez unidades das Prefeituras-Bairro de Salvador ultrapassaram, em 2021, a marca de 600 mil atendimentos à população soteropolitana. Criada com objetivo de descentralizar as ações oferecidas pelos órgãos municipais, sem que haja necessidade de deslocamento do cidadão ao centro da cidade, as estruturas têm se destacado pela grande procura e pelos diversos serviços proporcionados, como poda de árvore, manutenção da iluminação pública e cadastro no CadÚnico, entre outros.
14. Para o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, a importância desses serviços para a população é notada na marca expressiva de atendimentos realizados. “As PBs representam a ponta mais próxima da Prefeitura com a população. Encontramos muitos desafios no decorrer no ano, especialmente devido à pandemia, que nos fez reduzir o número de serviços ofertados por alguns meses. Felizmente, conseguimos retomar o ritmo, sempre prezando pelos cuidados determinados pela Organização Mundial de Saúde”.
15. Os serviços mais procurados pela população durante 2021 foram a marcação de consultas e exames (130.869 atendimentos) e dispensação de medicamentos (85.996). A liderança na procura ficou com o Cartão SUS (145.792), que se mostrou como fundamental para que os cidadãos possam realizar a atualização cadastral e receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 nas próprias unidades, logo após a regularização do cadastro. Foram disponibilizadas mais de 10 mil doses da vacina, entre os meses de agosto e setembro.
16. "Consegui atualizar meu cartão SUS, do meu esposo e ainda fiz a 1ª via do cartão SUS da minha pequena, Maria Laura, de apenas 23 dias. Atendimento foi bem rápido e prático", afirmou Izamara Rocha, moradora de Macaúbas.
17. Em 2021 a Prefeitura–Bairro Itinerante, quando os serviços da PB são realizados em mutirão em locais ainda mais próximos da comunidade, foi impactada pela pandemia, tendo sido realizadas apenas cinco edições em bairros da cidade - Brotas, Chapada do Rio Vermelho, Periperi, Cajazeiras e Pernambués. No total, foram realizados mais de mil atendimentos, uma média superior a 200 por edição. Os serviços mais procurados foram Cadastro Único, testagem Covid-19 e Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).
18. A Prefeitura-Bairro participou do Mutirão de Vacinação contra a Gripe, onde mais de 5.750 doses foram aplicadas nas dez unidades. Somente na PB Itapuã foram cerca de 1.150 pessoas imunizadas.
19. “É muito gratificante saber que a Prefeitura-Bairro é parceira do cidadão, principalmente no período pandêmico que estamos vivendo. Nossas unidades serviram de apoio à população, imunizando cerca de seis mil cidadãos. É a Prefeitura-Bairro lado a lado com o soteropolitano, unidos por uma Salvador melhor”, enfatizou o secretário Kaio Moraes.
20. Os atendimentos nas dez Prefeituras-Bairro são realizados mediante agendamento prévio – respeitando a hora marcada – através do site horamarcada. salvador. ba. gov. br ou pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.