Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NA BAHIA, 2 MORTOS POR COVID, DOMINGO; EM FEIRA, 2ª TEM REFORÇO JANSEN

MP adverte Prefeitura de Correntina sobre poluição sonora
19/12/2021 às 09:30
1. Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há dez dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério na última sexta-feira (10).

2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2 óbitos confirmados por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.432. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Correntina que não conceda alvarás de funcionamento e de utilização de  aparelho sonoro e sanitário aos estabelecimentos comerciais que não atendam às legislações pertinentes e não possuam adequado sistema de proteção acústica, planos de segurança e de emergência. 

4. Segundo o promotor de Justiça Alison da Silva Andrade, autor da recomendação, foram divulgadas diversas notícias de poluição sonora ocasionada por estabelecimentos comerciais  e eventos privados, com abuso dos instrumentos sonoros e excesso de volume em zonas residenciais e nas vias públicas de Correntina. 

5. O MP expediu também recomendação aos proprietários e condutores de veículos para que não utilizem quaisquer equipamentos, principalmente sons automotivos, ‘paredões’ e descargas em desacordo com as normas regulamentares, e que produzam som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, perturbando o sossego público.

6. O documento também foi enviado aos proprietários de estabelecimentos comerciais para que coíbam o uso de sons automotivos em suas dependências e adjacências, inclusive acionando a polícia e não fornecendo energia para alimentação da bateria dos automóveis e dos aparelhos; à população em geral para que não produza barulho acima do estabelecido legalmente; e aos agentes de trânsito para que realizem a lavratura de auto de infração, nos termos do artigo 228  do Código de Trânsito Brasileiro, aplicando ao infrator as respectivas penalidades, inclusive a medida administrativa de retenção do veículo para regularização.

7. O MP também expediu recomendação ao Comandante da Polícia Militar para que adote as medidas administrativas de combate ao abuso de instrumentos sonoros no Município; ao delegado de Polícia Civil para que desenvolva a apuração dos crimes e contravenções; ao coordenador do Departamento de Polícia Técnica para que atenda às solicitações da autoridade policial e da Polícia Militar e providencie a perícia no local das infrações, se possível no momento do flagrante; e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para que oriente as empresas sobre os limites da propaganda bem como sobre a proibição de perturbação ao sossego mesmo para as atividades comerciais, principalmente com o uso de amplificadores de som.

8. Após um ano de restrições nos festejos, a cidade de Lençóis volta a proporcionar aos moradores e turistas da região da Chapada Diamantina, um Natal especial. O clima natalino tomou conta das ruas do Centro Histórico de Lençóis, com a inauguração do Natal Brilhante da Chapada - um projeto com acesso gratuito, idealizado pela Prefeitura Municipal de Lençóis, numa parceria entre a prefeita Vanessa Senna e a assessora de marketing Rebeca Cavalcante, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. 

9. A visitação, pensada especialmente para a distração das crianças, é marcada pela (re)união das famílias, que podem viver de perto toda a magia proporcionada pelos cenários luminosos espalhados pela cidade. Além do show de luzes, artistas locais se apresentarão durante o mês de dezembro, na Praça Horácio de Matos. No dia 23 de dezembro, o momento mais esperado, a chegada do Papai Noel, às 17h, na Praça do Coreto.

10. Com esse projeto, a prefeitura almeja alavancar a importância do Natal em família e o seu significado ainda mais acentuado para o ano de 2021, tornando o Natal Brilhante da Chapada um acontecimento anual. 

11. O intuito é marcar o calendário da região de forma única, gerar entretenimento para a comunidade local e alavancar o turismo durante as festividades de fim de ano. A decoração do Natal Brilhante ficará disponível até o dia 16 de janeiro de 2022.

12. Passado o período mais duro da pandemia do novo coronavírus, quando as pessoas praticamente não puderam comemorar a noite de Natal em família, chegamos ao fim de 2021 com a possibilidade de podermos nos reunir com os parentes mais próximos, os amigos, mesmo assim mantendo a cautela e evitando aglomeração, para uma ceia natalina no dia 24 de dezembro.

13. “Nada melhor pra reunir uma família e amigos em volta de uma mesa, do que uma comida feita com amor”, diz a gastróloga Rejane Rezende ressaltando que para uma reunião tão importante, que celebra a retomada do novo normal, é fundamental celebrarmos o prazer de saborear receitas maravilhosas que simbolizam o Natal e fazem nossos olhos brilharem com as delícias postas à mesa.

14. Para a chef Rejane Rezende a ceia deste Natal 2021 merece um sabor especial para comemorar a retomada e também lembramos de forma sentimental, saudosa e alegre todos aqueles que partiram vítimas dessa terrível pandemia. 

15. “O amor que emana da reunião familiar na ceia de Natal certamente se transformará numa energia de luz para todos os nossos entes queridos que se foram nessa pandemia. Nossa felicidade e união lhes farão bem onde quer que estejam”, pontua ressaltando que não podemos esquecer que os eventos familiares e coorporativos devem ocorrer seguindo as orientações das autoridades sanitária.

16. O melhor de tudo para esse Natal da retomada é que ainda dá tempo para fazer pedidos e degustar do melhor do cardápio da chefe Rejane Rezende. Para garantir o melhor e mais delicioso para sua ceia de Natal faça o seu pedido o quanto antes, através do: 71 991167725 ou 71 988156487.

17. As localidades de Barra Grande e Morro de São Paulo, no litoral da Bahia, já contam com voos regulares da Abaeté Linhas Aéreas, a partir do aeroporto internacional de Salvador, com duração de 30 e 22 minutos, respectivamente. As operações tiveram início nesta sexta-feira (17). Durante os embarques, a Secretaria de Turismo do Estado realizou ação promocional com baianas que distribuíram cocadas e fitinhas do Senhor do Bonfim e desejaram boa viagem aos passageiros das duas rotas.

18. É a primeira vez que Barra Grande recebe voos regulares. Antes, o acesso por via aérea era feito exclusivamente por aviões particulares ou fretados. O destino turístico da Costa do Cacau passa a contar uma freqüência diária até 9 de janeiro. Depois serão duas freqüências semanais, domingos e quintas-feiras. Já Morro de São Paulo, na Costa do Dendê, volta a receber o voo da Abaeté, agora com duas freqüências diárias.

19. A médica Elizabeth Bensabath, 37 anos, embarcou com o namorado Alceu Bezerra no primeiro voo para Barra Grande. “Fiquei sabendo do voo por um amigo. Analisei e vi que seria mais barato e mais rápido que ir de carro. Troquei uma viagem de seis horas por uma de 30 minutos.”

20. Já o advogado catarinense Carlos Eduardo Ferreira, 43 anos, foi para Morro de São Paulo com a mulher e dois filhos. “Venho à Bahia todos os anos. Conheci Morro na década de 90, quando o acesso ainda era muito difícil, bem diferente das oportunidades que temos hoje para chegar lá. A Bahia é um belíssimo lugar, com ótimos destinos e bem acessível por voos a partir da região sul”, disse o morador do Balneário Camboriú, que também vai passear por Salvador e Praia do Forte.

 21. “A Abaeté é uma empresa baiana e parceira que tem investido na oferta de voos regionais, contribuindo com a missão da Setur-BA de ampliar a malha aérea do estado para levar visitantes aos destinos turísticos do interior”, destacou o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.

22. Em Feira, a Secretaria Municipal de Saúde continua a aplicação da dose de reforço da vacina Janssen nesta segunda-feira, 20. Podem ser vacinadas pessoas que receberam a dose única há pelo menos dois meses. 

23. A aplicação é destinada para pessoas acima de 18 anos, exceto gestantes, e acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h

14. Para receber o imunizante é preciso, além de estar no período recomendado pelo Ministério da Saúde, apresentar RG, CPF, cartão do SUS, caderneta de vacinação com a comprovação da primeira dose e comprovante de residência.

25. Além disso, também continua a aplicação da primeira, segunda e terceira doses de outros imunizantes.