Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA REGISTRA 2 MORTOS POR COVID E BANCO DADOS DO MS SEGUE FORA DO AR


A inoperância do governo é de tal ordem que o banco de dados do Ministério da Saúde está há 9 dias fora do ar
18/12/2021 às 09:28
1. Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há nove dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério na última sexta-feira (10).

2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2 óbitos confirmados por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.430. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. isando o aumento da proteção de todos os brasileros contra a variante Ômicron, o Ministério da Saúde passará a recomendar, a partir de segunda-feira (20), a redução do intervalo, de cinco para quatro meses, entre a segunda dose e a dose de reforço da imunização contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Queiroga neste sábado (18).

4. "A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco. A portaria com a modificação será publicada na segunda-feira. Informem-se sobre o calendário vacinal de seu município e veja se já chegou a sua vez", escreveu Queiroga em seu perfil numa rede social.

5. O reforço poderá ser aplicado em qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo dos quatro meses após a segunda aplicação. Além disso, o Ministério reitera a importância de se completar o ciclo vacinal e pede àqueles que tomaram apenas a primeira dose para retornarem aos postos de vacinação.

6. Conforme as orientações emitidas pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço.

7. Inicialmente destinada a ser de aplicação única, a vacina da Janssen também deverá ser reforçada. Quem a recebeu entre dois e seis atrás pode comparecer ao posto de saúde para a segunda dose. Nesse caso, o imunizante utilizado deverá ser do mesmo fabricante.

8. O número de pessoas que estavam fora das suas casas em razão das chuvas intensas na Bahia, desde o início de novembro deste ano, começa a cair. A informação é da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) que contabilizou, neste sábado (18), 4.453 desabrigados e 15.483 desalojados.
 
9. O superintendente do órgão , Cel BM Miguel Filho, explicou que “continuarão a ocorrer mudanças significativas nos dados, uma vez que o Governo do Estado está trabalhando diariamente para restabelecer o cenário e trazer a normalidade para a população, especialmente para as famílias mais afetadas”.
 
10. Uma equipe composta por servidores da Sudec, com apoio da Assistência Social de Itamaraju, foi montada no Gabinete Avançado do Governo do Estado, para coletar diariamente estas informações junto aos municípios.

11. De acordo com as informações das prefeituras, são 4.453 desabrigados, 15.483 desalojadas e 14 mortos. Além disso, foram registrados 276 feridos e 299.360 pessoas afetadas, segundo a atualização deste sábado (18).

12. O retorno das pessoas para suas casas ocasionou também a diminuição no número de abrigos. O município de Itamaraju contava com nove unidades em sua sede. Atualmente, apenas uma está em funcionamento. Já em Jucuruçu, ainda funcionam dois dos cinco abrigos anteriormente montados.

13. Com o intuito de alertar a população sobre a ocorrência de fortes chuvas, a Defesa Civil da Bahia começou a disparar, neste sábado (18), mensagens através de SMS com informações, dicas e orientações referentes ao fenômeno.

14. O serviço dá a essas pessoas a oportunidade de tomar as providências necessárias e deixar as áreas de risco a tempo. Os interessados em receber os alertas diariamente devem enviar um SMS com o CEP do local onde moram para o número 40199. O serviço é gratuito.

15. O governador Rui Costa viajará, na segunda-feira (20), para o extremo sul do estado, onde vai visitar os municípios de Vereda e Lajedão. Às 9h, Rui estará no município de Vereda, onde vai assinar ordem de serviço para implantação do Sistema de Abastecimento de Água, além de autorizar novas obras nas áreas de educação e urbanização. No início da tarde, ele vai para Lajedão anunciar novos projetos para a população.  
16. O Sistema de Abastecimento de Água de Vereda será construído pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs). Rui Costa também vai autorizar a Secretaria da Educação (SEC) a deflagrar a licitação para modernização do Colégio Estadual Odílio Alves Neto, com implantação de refeitório, auditório, vestiário, reforma e cobertura da quadra poliesportiva.

17. Já a Conder, companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), vai celebrar convênio com o município para pavimentação em piso intertravado de diversas ruas localizadas no bairro São Pedro, na sede, Distrito de São José de Vereda e Povoado de Sulzinho. 

18. Ainda em Vereda, o governador vai autorizar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio com o município de Vereda para reforma e requalificação do Mercado Municipal.

19. Em Lajedão, a partir das 14h, o governador Rui Costa vai autorizar a SEC lançar licitação para modernização do Colégio Estadual Professora Neide Soares Borges, com implantação de refeitório e quadra poliesportiva coberta. A SDR vai celebrar convênio com o município para reforma do Mercado Municipal.

20. Um convênio também será assinado entre a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (setre), e o município para iluminação do Estádio Municipal. Rui vai ainda anunciar a entrega, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), de uma processadora de Raio X para a Unidade de Saúde Dona Diza.