Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTÉRIO SAÚDE JÁ ENVIOU AOS ESTADOS 380 MILHÕES DOSES DE VACINAS

Governo instala gabinete avançado no Extremo Sul diante estragos causados pelas enchentes na Bahia com 11 mortos e milhares de desabrigados
14/12/2021 às 10:36
    1. Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há cinco dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério na última sexta-feira (10).

 2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 11 óbitos confirmados por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.410. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

 3. Novembro mostrou que a vacinação é o melhor caminho para conter a pandemia de Covid-19. O mês registrou o menor número de mortes pela doença desde abril de 2020. Em relação a outubro deste ano, a queda na quantidade de óbitos foi de 38%.

  4. A melhora na situação epidemiológica chega depois de o Brasil aplicar mais de 315 milhões de doses de imunizantes. Até o momento, mais de 90% da população vacinável está com ao menos uma dose no braço, o equivalente a quase 160 milhões de pessoas do público-alvo. Aproximadamente 80% da população tomaram duas doses da vacina, o que corresponde 139,4 milhões de pessoas.

  5. Os bons números não param por aí: nesta semana, o Brasil registrou a menor média móvel de mortes pelo coronavírus em 2021. A baixa foi de 93% se comparado com o pico da pandemia registrado em abril deste ano.

  6. Até agora, o governo federal enviou aos estados cerca de 381 milhões de doses aos estados. Dessas, 154,3 são da Pfizer; 119 milhões da Astrazeneca; 102 milhões da Coronavac; e aproximadamente 6 milhões são da Janssen.
                                                    *****
  
  7. A estrutura que já abrigava o comando de operações do Governo do Estado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, passou a funcionar como gabinete avançado, a partir desta terça-feira (14). O local recebeu a visita dos secretários da Casa Civil, Carlos Mello; da Saúde, Tereza Paim; e de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis; além do presidente da Conder, José Trindade.

  8. O gabinete avançado concentra as ações estratégicas do governo estadual no Extremo Sul e no Sul. Além da sede da OAB, será utilizado o ginásio do Colégio Estadual São João Evangelista, que servirá como estrutura para a distribuição de comida, remédios, donativos e outros suprimentos para as cidades vizinhas atingidas pela água. Com a estrutura institucional ainda mais próxima, o planejamento e a execução das ações emergenciais de recuperação dos municípios e de assistência à população serão reforçados.

  9. Uma reunião entre lideranças locais da sociedade civil, políticos e representantes de comunidades definiu uma divisão de tarefas. Foram instituídas coordenações dedicadas a diferentes áreas de atuação: saúde, limpeza e sanitização, social, logística e distribuição de alimentos. Equipamentos e produtos químicos serão providenciados para a higienização das ruas nas diferentes localidades onde os alagamentos já escoaram. Também foram organizadas equipes para fazer o cadastramento de famílias que terão direito a doações.

  10. “Essa mobilização é uma orientação muito firme do governador Rui Costa, no sentido de dar toda a assistência necessária às cidades atingidas por essa tragédia. Nós não vamos medir esforços e mandar tudo o que for possível para reconstruir as cidades, reestabelecer a vida das pessoas, o comércio e devolver à normalidade a essas cidades”, afirmou o secretário da Casa Civil, Carlos Mello.

  11. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), por meio de sua área social, realizará o levantamento das famílias que tiveram as residências total ou parcialmente comprometidas pelas enchentes. “É uma orientação do governador Rui Costa que trabalhemos na reconstrução e recuperação das casas que foram afetadas em toda essa região. Trabalho que será realizado também via consórcios municipais de infraestrutura”, explicou o presidente da Conder, José Trindade.

  12. Entre as ações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estão o trabalho de equipes de assistência e vigilância para o monitoramento dos municípios das regiões Sul e Extremo Sul e a remessa adicional de equipamentos de proteção individual (EPIs). Também serão entregues às cidades 60 tipos de medicamentos da atenção básica, vacinas, 5 mil testes de antígenos contra a Covid-19 e 10 mil máscaras. 

  13. O esforço visa evitar doenças, sobretudo as infectocontagiosas que costumam surgir depois de chuvas e alagamentos. “O principal agora é salvar vidas, o resgate de pessoas adoecidas e, em contrapartida, fornecer alimentação, água e deixar o bairro saneado para que a gente consiga evitar as doenças que vão chegar”, disse a secretária Tereza Paim.

  14. Também para prestar assistência à população atingida pelas enchentes, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) visita comunidades tradicionais, a exemplo de indígenas, quilombolas, terreiros, ciganos e ribeirinhos. O objetivo é fazer um diagnóstico dos prejuízos e das principais demandas das famílias.
  
  15. A vacinação contra a gripe segue em Salvador exclusivamente para o público elegível da estratégia. Estão habilitados para receber a dose do imunizante trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª dose naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

 16. Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número considerado abaixo do esperado, já que corresponde a apenas 58% de cobertura do público-alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

  17. “A imunização continua sendo a forma mais eficaz para proteção contra gripe. Por isso, estamos convocando todos os indivíduos que compõem a população elegível da estratégia para comparecerem aos postos e atualizar a situação vacinal. Manter a utilização da máscara também é outra medida importante de contingência de disseminação do vírus da gripe”, ressalta a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos.  

 18. De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde do município, Andréa Salvador, a capital baiana está vivendo um surto de casos de influenza devido ao elevado número de registros em um curto espaço de tempo. Até o momento, 77 casos de influenza foram contabilizados esse ano na cidade e, desse total, 74 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro.

 19. “São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirma Andréa.

  20. Assembleia Legislativa aprova projetos do governo para o combate às enchentes e proteção aos desabrigados no Extremo-Sul da Bahia.