Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA TEM CRESCIMENTO NO Nº INFECTADOSS: 3.294

Número de mortos no estado são 27.329 durante toda a pandemia e no Brasil 615.000
02/12/2021 às 11:04
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 582 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 540 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (2) também registra 9 óbitos. Dos 1.261.513 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.230.890 já são considerados recuperados, 3.294 encontram-se ativos e 27.329 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.637.805 casos descartados e 257.145 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.564 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 278 dos 417 municípios baianos fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

4. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

6. Até o domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                   **
7. Por motivos de força maior, informamos que a edição do Pôr do Jau programada para este domingo, dia 05 de dezembro, no Clube Espanhol, em Ondina, será adiada. A organização salienta que todos os que já adquiriram ingressos terão seus acessos válidos para a nova data, que será divulgada em breve.

8. Em caso de reembolso das compras realizadas pelos Apps, favor entrar em contato com Sympla, Partik ou TicketMaker nos canais oficiais dos respectivos apps.

9. Um encontro para reforçar a importância da comunidade empresarial da Bahia e abordar as estratégias do segmento para 2022. Foi assim que a head da Amcham Salvador, Lílian Marins, definiu o almoço realizado ontem (1º), no Hotel Fasano, pelo grupo Business Bahia, que é formado por mais de 250 gestores e empreendedores dos mais diversos segmentos com foco no desenvolvimento de novos negócios.

10.  “Foi uma evidência real do que queremos construir na Bahia, com empresas mais competitivas, empresários mais seguros para investir e os setores público e privado unidos na tomada de decisão. Juntos, os empresários baianos conseguem enfrentar desafios e construir um melhor ambiente de negócios”, afirmou. 


11. A presença feminina na gestão pública foi outro assunto que, segundo a gestora, teve destaque no encontro. ”Não posso deixar de ressaltar a fala do prefeito Bruno Reis, convidado de honra do almoço, sobre equidade de gênero. Nunca tivemos tantas lideranças femininas na gestão municipal e esse fato, sem dúvida, se reflete na abertura e na escuta ativa que estamos tendo nos projetos da prefeitura. Estou encantada com tudo que estamos construindo na Bahia que queremos viver”, conclui a executiva. 

12. A 17ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema começou na última quarta-feira (1º), no Cine Metha – Glauber Rocha. O longa-metragem ‘Deus e o diabo na Terra do Sol’ (1964), do diretor baiano Glauber Rocha, foi o filme escolhido para a sessão gratuita de abertura. Antes da exibição do longa, o público presente apreciou o repertório do Maestro Ubiratan Marques & Convidados, com a participação da cantora Mariella Santiago.

13. A programação do panorama internacional segue até o dia 8 de dezembro, com oficinas e debates, além da exibição de cerca de 80 filmes em sessões presenciais e também on-line, no site do evento (panorama.coisadecinema.com.br). As sessões presenciais têm ingressos acessíveis no valor de R$ 5.

14. As obras escolhidas para o panorama serão exibidas nas mostras competitivas Baiana, Nacional e Internacional e em mostras paralelas. ‘Receba!’, produção baiana de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna, está concorrendo na mostra Nacional. O filme é uma ficção que reúne tipos diversos na busca por uma bolsa com conteúdo ilegal e valioso.

15. O superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Alexandre Simões, destacou que o evento “é um dos mais importantes para o audiovisual brasileiro e, como sempre, o audiovisual baiano tem um mercado importante na difusão de grandes talentos da teledramaturgia que representam nosso estado. 

16. Este é um evento que visa também promover espaços para inserção desses produtos e debates sobre empreendedorismo, questões mercadológicas e econômicas vinculadas ao segmento. E é óbvio que o Governo do Estado se preocupa com a acessibilidade e com a precificação, para que os baianos possam usufruir de toda a riqueza que será exibida aqui neste cinema”.

17. O advogado Maurício Leahy assume, a partir de 1º de janeiro de 2022, a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia – CAAB. Ele estará à frente do órgão no próximo triênio e colocou como uma das metas iniciais de sua gestão ampliar o apoio a advogados em situação de vulnerabilidade.

18. “Muitos colegas ainda atravessam um momento difícil em função da pandemia. Por isso, teremos um olhar atento a advogadas e advogados que estão em situação mais vulnerável, e vamos apoiá-los com os auxílios estatutários da Caixa”, explica o presidente eleito.

19. Outro aspecto ao qual a gestão de Maurício Leahy dará atenção é a ampliação dos serviços para o interior. “A interiorização das ações da CAAB foi bastante ampliada nos últimos anos e daremos continuidade e essa dinâmica para atender os associados das 36 subseções da OAB da Bahia. O objetivo é que cada vez mais advogadas e advogados acessem os serviços da Caixa de Assistência”, ressalta.

20. Maurício Leahy foi eleito presidente da CAAB na chapa União pela Advocacia, liderada por Daniela Borges, no pleito realizado no dia 24 de novembro em Salvador e em 42 pontos distribuídos nas subseções da OAB-BA. Ele vai suceder o advogado Luiz Coutinho, que esteve à frente da Caixa de Assistência na Bahia nos últimos seis anos.

21. Leahy avalia que os próximos três anos serão de muitos desafios, sobretudo no processo de retomada das atividades por parte de advogadas e advogados que tentam se recuperar da crise dos últimos dois anos. “Temos que enfrentar as dificuldades que já são históricas, como a crise do Judiciário e o combate às constantes violações de nossas prerrogativas. Mas, agora, temos também os desafios que foram impostos pela pandemia”.