Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTÉRIO SAÚDE DISTRIBUIU 370 MILHÕES DE DOSES VACINA CONTRA COVID

Campanha que o presidente Bolsonaro - por não ter comunicação - não sabe capitalizar politicamente
27/11/2021 às 10:54
    1. A semana termina com mais um marco histórico na campanha de vacinação contra a Covid-19: mais de 370 milhões de vacinas Covid-19 já foram distribuídas aos estados e Distrito Federal. Esse número, registrado nesta sexta-feira (26), é resultado do trabalho do Ministério da Saúde para que a vacina chegue em todos os cantos do país, do esforço dos profissionais de saúde que se dedicam para imunizar milhões de brasileiros, e ainda mostra o tamanho da campanha de vacinação, considerada a maior já feita no Brasil.

  2. Das doses distribuídas, quase 309 milhões foram aplicadas. Mais de 158 milhões de pessoas tomaram a primeira dose, e 136 milhões completaram o esquema vacinal com as duas doses, o que representa quase 77% do público-alvo, de 177 milhões de brasileiros. Além disso, mais de 14 milhões de pessoas receberam a dose adicional ou de reforço.

  3. Com cada vez mais pessoas vacinadas, o número de óbitos por Covid-19 segue em trajetória de queda no país. A média móvel registrada na quinta-feira (25) apresentou redução de mais de 10% em relação a 14 dias atrás. A queda nesses índices é ainda maior comparada com o pico da pandemia, registrado em abril: mais de 92% de redução na média móvel de casos e óbitos pela Covid-19.

  4. Após três meses, a Bahia voltou a registrar por dois dias consecutivos a marca de mais de 3 mil casos ativos de Covid-19. Neste sábado (27), são 3.069 pessoas que tiverem o diagnóstico positivo para a doença que ainda não são consideradas recuperadas, enquanto que na sexta (26) foram 3.110. A última vez que esses números tinham sido alcançados foi nos dias 28 e 29 de agosto, quando foram 3.277 e 3.141 casos ativos registrados, respectivamente.

   5. A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, aponta que este é um cenário preocupante, pois quanto mais casos ativos, maior é a chance de espalhamento do vírus. “Essa é uma doença colaborativa. Na medida em que as pessoas não seguem recomendações de uso de máscara, de distanciamento físico e, principalmente, de completar o esquema vacinal, teremos novos casos”, afirma.

   6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 516 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 552 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (27) também registra 5 óbitos. Dos 1.258.872 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.228.521 já são considerados recuperados, 3.069 encontram-se ativos e 27.282 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

   7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.625.493 casos descartados e 254.612 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.528 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

  9. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

  10. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

  11. Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                      *****
  12. Mais baianos no interior terão acesso gratuito a conteúdos diversos através da TVE e da TV Educa Bahia com a expansão das emissoras públicas baianas. Neste sábado (27) foi a vez de Jeremoabo, município do Território Semiárido Nordeste II, no nordeste baiano, com mais de 41 mil moradores que agora podem assistir à programação das emissoras sintonizando o canal 8.1 da TVE e 8.2 da TV Educa Bahia.

  13. O investimento do Governo do Estado foi de R$161.547,65 e a inauguração contou com a presença do Governador Rui Costa, do Secretário da Educação Jerônimo Rodrigues e do Diretor de Operações do IRDEB, Braulio Ribeiro. Também participaram moradores, estudantes, lideranças locais e parlamentares.

  14. A primeira etapa da expansão do sinal - concluída em 2020 -  ampliou a cobertura das emissoras para 10 milhões de baianos nos 27 Territórios de Identidade. Em 2021, está em implantação a segunda etapa de interiorização com novas estações, que além do sinal digital da TVE incluem também o sinal digital da TV Educa Bahia (inaugurada em março de 2021). As novas estações de retransmissão digital estão atualizadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia digital.

  15. s mais de 4 milhões de brasileiros que se vacinaram com a vacina da Janssen devem tomar uma dose de reforço, do mesmo imunizante, entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A orientação é baseada em estudos científicos que mostram aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses. 

  16. As evidências científicas apontam que os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses. As pesquisas também mostram que esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

  17. Ainda segundo a Nota Técnica, uma pesquisa dos Estados Unidos mostrou que a dose de reforço, aplicada com no mínimo dois meses de intervalo, forneceu até 94% de proteção contra a Covid-19. Com a dose única da vacina, esse índice é de 75%. O mesmo estudo ainda apontou que os níveis de anticorpos aumentaram entre quatro e seis vezes com a dose de reforço. Esses resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês), que também recomendou o reforço.

  18. Até agora, o Brasil já recebeu 6,6 milhões de doses da Janssen, sendo que 3 milhões foram doadas pelo governo dos Estados Unidos. Outros três lotes entregues, de 3,6 milhões de doses, são do contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica. No total, o Governo Federal encomendou 38 milhões de vacinas para 2021. No momento, cerca de 2 milhões de doses estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). 

  19. A previsão do laboratório é que mais 2,8 milhões de doses sejam entregues no começo de dezembro e o restante até o fim do mês. Esses quantitativos são suficientes para a aplicação do reforço de quem se vacinou com a Janssen dentro do intervalo recomendado de até seis meses.

  20. A Nota Técnica traz ainda uma recomendação para as mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estão grávidas neste momento. Neste caso, o reforço deve ser feito com a vacina da Pfizer, respeitando o mesmo intervalo.