Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA MANTÉM ATIVOS NA CASA DOS 2.000 E ALCANÇA A MARCA DE 2.923

Vacinação obrigatório para viajar e SAC causa polêmica
25/11/2021 às 19:29
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 468 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 487 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (25) também registra 12 óbitos. Dos 1.257.612 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.227.419 já são considerados recuperados, 2.923 encontram-se ativos e 27.270 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.620.188 casos descartados e 253.698 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.510 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  3. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

  4. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

  5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

   5. Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                  *****
  6. A Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quinta-feira (25), uma audiência pública para debater a construção do Plano Municipal de Educação Antirracista. O evento ocorreu na Câmara Municipal. O Plano foi inspirado na Lei nº 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". Ele será aplicado de forma transversal no currículo da Rede Municipal de Ensino. 
 
  7. A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (Republicanos), em seu discurso, afirmou que, como mulher negra, vivenciou inúmeras histórias de luta e superação. “Me tornei a primeira Prefeita Negra de Cachoeira, com emoção e entusiasmo, anuncio algo que venho defendendo desde minha campanha e enfatizando em cada discurso, que é a construção de uma educação com equidade e antirracista”, disse.

  8. A presidente eleita da OAB da Bahia, Daniela Borges, repudiou as ofensas sofridas nesta quinta-feira (25) por sua adversária na disputa pela seccional, Ana Patrícia Dantas Leão.

  9. Segundo Daniela, ofensas como essas, anônimas, não se justificam em nenhum contexto, nem mesmo em período eleitoral. "As campanhas devem ser feitas sem jamais extrapolar a civilidade. Nada justifica as ofensas que a colega sofreu. Isso não deveria acontecer nunca".

  10. Daniela reforçou que as disputas se encerram quando acabam as eleições. “Agora temos apenas um lado: o da advocacia baiana, pela qual vamos lutar de forma incessante no próximo triênio", pontuou Daniela.

  11. A presidente eleita lembrou ainda que seu grupo não havia definido nenhum nome de forma antecipada para concorrer às eleições deste ano. "Tínhamos muitos nomes que se colocaram à disposição, de colegas muito valorosos e que teriam todas as condições de fazer uma excelente gestão à frente da OAB. 

  12. Mas nosso grupo não é personalista. E a escolha do meu nome e de Christianne Gurgel se deu após uma ampla consulta, ouvindo conselheiros seccionais, presidentes de subseções, dentro de um amplo processo democrático, como deve ser", concluiu.

  13. Na Semana Nacional do Doador de Sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou a campanha ‘Heróis da Vida Real’. O cantor Xanddy, da banda Harmonia do Samba, e a banda A Música Une, formada por profissionais do Hospital Espanhol, que integram à campanha, participaram da cerimônia de homenagem aos doadores fidelizados e a trabalhadores da instituição, nesta quinta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue.

   14. O cantor foi escolhido pelos colaboradores da fundação como representante baiano da segunda edição da campanha ‘Hemocentros Unidos’, promovida pela Hemoba e mais 16 hemocentros do país. “O sentimento é de amor e de esperança quando vejo alguém participando dessa causa. 

  15. É o carinho e o cuidar de quem está precisando. Essa atitude precisa ser recorrente, porque a demanda existe o tempo inteiro. Fica aqui o meu incentivo e o meu apelo a toda a população de que vocês se comprometam e entrem nessa corrente do bem. Vamos fazer a diferença”, declarou Xanddy.

  16. A campanha ‘Heróis da Vida Real’ tem como objetivo homenagear os profissionais da saúde que estão à frente na coleta de sangue e todos os doadores que ajudam a manter o estoque de sangue nos hemocentros. “É um esforço coletivo. Dada a importância que é o sangue, a gente tem a comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. 

  17. É uma maneira de sobrevida de muitas pessoas, seja por serem portadoras de doenças que, com frequência, necessitam de transfusões, como a anemia falciforme, ou por traumas, procedimentos cirúrgicos ou doenças crônicas. Então, comemorar é muito importante”, disse a secretária estadual da Saúde, Tereza Paim.

  18.  As Melhores Práticas da Gestão Municipal é o foco do Seminário Gestão e Inovação que acontece nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, no auditório do hotel Praia do Sol, em Ilhéus. Organizado pela Amurc, em parceria com o Sebrae e a Uesc, o evento tem o objetivo de proporcionar aos gestores municipais e suas equipes de governo, novos conhecimentos para o aprimoramento da Gestão Pública.

  19. Na programação, especialistas irão abordar os desafios que os gestores municipais estão vivenciando neste período de pandemia e a estratégias bem sucedidas para uma gestão inovadora. A abertura acontece na quinta-feira, 2, às 16h30 com a participação de autoridades políticas e de instituições parceiras.

  20. “É de fundamental importância a participação dos prefeitos, secretários e técnicos municipais tendo em vista as mudanças em decorrência da pandemia e que influenciam na condução das políticas públicas. O momento será de aprendizado e uma oportunidade de dialogar com especialistas sobre as demandas de 2022”, destacou o presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral.