ter�a-feira, 30 de novembro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE NOVOS CASOS DA COVID NA BAHIA DIMINUEM: NO DOMINGO, 244

No Rio de Janeiro, hoje, nenhum morto pela Covid; na Bahia, 6
21/11/2021 às 11:11
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 244 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 317 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste domingo (21) também registra 3 óbitos. Dos 1.255.481 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.225.440 já são considerados recuperados, 2.811 encontram-se ativos e 27.230 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. Rio de Janeiro, hoje, não teve mortes.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.611.934 casos descartados e 250.931 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.478 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.952.306 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza a partir desta segunda-feira (22) uma semana de atividades especiais em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é comemorado no dia 25 deste mês. As ações seguem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.

5. Em Salvador, a abertura da semana festiva acontece nesta segunda-feira (23), às 9h30, na sede da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, com lançamento de nova campanha e a apresentação musical da Banda da Guarda Civil Municipal de Salvador.

6. Com o tema ‘Heróis da vida real. Nosso superpoder tá no sangue!’ a nova campanha tem como objetivo prestar uma homenagem aos profissionais da saúde e aos doadores fidelizados que possibilitaram o pleno funcionamento das atividades da Hemoba durante a pandemia.

7. “A pandemia tem sido um período muito delicado para nós, momento em que os hemocentros de todo o país registram queda na coleta de bolsas de sangue. Entretanto, a empatia do povo baiano e o empenho e compromisso dos nossos profissionais têm garantido um estoque seguro para atendimento dos quase 40 mil pacientes cadastrados no ambulatório da Hemoba, além dos pacientes transfundidos nas mais de 350 unidades de saúde da rede pública estadual. Esse é um momento de agradecer e parabenizar esses verdadeiros heróis que nos ajudam na missão de salvar vidas”, pontua Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba.

8. Durante a Semana do Doador Voluntário de Sangue, a Hemoba também participa de mais uma edição da campanha nacional ‘Hemocentros Unidos’, que reúne os hemocentros públicos do Brasil em um trabalho coletivo de conscientização e apoio à doação voluntária de sangue.

9. Participam da campanha conjunta por meio das redes sociais os hemocentros públicos das seguintes unidades da Federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo (capital e Ribeirão Preto). Na Bahia o padrinho da campanha é o cantor Xanddy (Harmonia do Samba).

10. Ainda como parte da iniciativa, a unidade móvel de coleta da Hemoba ficará estacionada no Hospital das Clínicas (HUPES), no bairro do Canela, recebendo candidatos à doação de sangue e cadastro de medula óssea em horário especial, das 8h às 17h, de terça-feira (23) a sexta-feira (26). Nos postos do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, os atendimentos acontecerão de segunda (22) a sábado (27), das 9 h às 18h.

11. Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo de doação é de quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

12. Os endereços e horários dos postos fixos de coleta na capital e interior do estado e a programação completa do evento podem ser acessados no site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br).

13. A Semana Nacional do Doador de Sangue está sendo organizada com a colaboração de vários parceiros institucionais e privados como o GACC, Embasa, Polícia Militar da Bahia, Guarda Municipal de Salvador, Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, Hospital professor Edgar Santos (HUPES), Grupo JCPM, Be Green, Sotero, Óticas Diniz, Linus Pauling, Pizza do Pai, Picolé da Lapa, Loja Macônica União e Sabedoria, entre outros.

14. A Câmara Municipal de Salvador prestigiou mais um nome, dessa vez, a pastora Ezenete Rodrigues, líder evangélica da capital baiana, recebeu o título de Cidadã Soteropolitana – honraria da Casa.

15. O vereador e católico, Joceval Rodrigues (Cidadania) prestou a homenagem e ressaltou a importância de a fé unir todas as religiões em prol do bem comum. “Essa sessão solene é algo que me alegra bastante, pois é possível perceber a unidade entre os cristãos. Apesar de não sermos da mesma Igreja, percebemos o quanto Ele nos une e nos faz enxergar a necessidade de caminharmos juntos para evangelizarmos os povos e nações. Ela é um grande instrumento da graça de Deus, por isso, hoje a honramos com esse título”, finalizou o edil.

16. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) estarão liberados, a partir do 1º de dezembro, somente para quem comprovar que tomou a vacina contra a Covid-19. A visitação social às unidades de saúde e às unidades prisionais do Estado também fica condicionada, a partir de 1º de dezembro, à vacinação.

17. A medida será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado deste sábado (20). A vacinação com as duas doses ou em dose única será comprovada mediante a apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.

18. Para garantir o cumprimento do decreto nº 20.894, as medidas adotadas pelos órgãos municipais de Vigilância Sanitária serão acompanhadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria da Vigilância Sanitária, e apoiadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil.

19. O decreto mantém autorizados, até o dia 30 de novembro, os eventos e as atividades com até 3 mil pessoas, incluindo aqueles com venda de ingressos. Permanece obrigatória a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Também devem ser respeitados os protocolos sanitários, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.

20. O Carnaval em alto mar promovido por Bell Marques teve sua segunda edição confirmada em 2022! Apenas com artistas da Bahia, o projeto Vumbora Pro Mar leva a folia das ruas de Salvador para o transatlântico MSC Fantasia de 18 a 21 de novembro. Além do anfitrião, foram confirmados Durval Lelys, Timbalada, Harmonia do Samba, É O Tchan e Rafa e Pipo Marques. As vendas de pacotes serão iniciadas nesta quinta-feira (18).

21. "A primeira edição do Vumbora Pro Mar foi inesquecível e fiquei feliz ao notar a ansiedade das pessoas para a confirmação da próxima edição. Sem dúvidas, será ainda melhor, a bordo de um navio novo, igualmente fantástico", celebra Bell Marques, que voltará a se apresentar em três dias do projeto.