Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA TEM PEQUENO ACRÉSTIMO DE INFECTADOS: 2.842

Veja pontos da megavacinação em Salvador
19/11/2021 às 11:09
    1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 719 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,06%) e 691 recuperados (+0,06%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (19) também registra 16 óbitos. Dos 1.254.647 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.224.584 já são considerados recuperados, 2.842 encontram-se ativos e 27.221 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.607.454 casos descartados e 252.401 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.461 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.933.307 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,87% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                    *****
4. O balanço parcial do projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, iniciado há um mês, aponta que 98,4% das amostras analisadas foram não detectáveis para Covid-19. Do total de 16.391 já com resultado, 16.135 foram negativas para Covid-19, 203 detectáveis e 53 inconclusivas. Outras 1049 amostras estão em análise. Dos 386 municípios que aderiram ao projeto, 134 realizaram coletas em suas escolas públicas e encaminharam ao Laboratório Central do Estado (Lacen/BA).

5. O projeto foi instituído com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com os municípios. A testagem está sendo realizada em funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais.

6. A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, destaca que o projeto foi iniciado para acompanhar a comunidade escolar, principalmente no momento em que houve a volta às aulas de forma 100% presencial. “Começamos com o Partiu! #Testagem nas Escolas para monitorar, ou seja, detectar precocemente, com o rastreio e a identificação de casos positivos para que a gente se antecipe e evite o espalhamento rápido do vírus”, afirma a Secretária.

7. Tereza Paim ainda explica que nos casos positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários estão sendo implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. “Todas essas ações visam garantir a segurança da saúde da comunidade escolar”, destaca.

8. Além da parceria entre Sesab e municípios, a superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Rívia Barros, destaca a articulação com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia e Secretaria Estadual de Educação. “A ampla adesão ao projeto, nas diferentes regiões do estado da Bahia, sinaliza o êxito da articulação entre diversos setores. Essa é uma importante estratégia de vigilância ativa de Covid-19 nas escolas da rede pública de educação do estado da Bahia”, afirma a Superintendente.

9. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (20), das 8h às 18h, a aplicação exclusiva da 3ª dose da vacina contra a Covid-19. A estratégia é destinada ao público com 18 anos ou mais que tenha tomado a segunda dose até o dia 21 de junho de 2021 (ou seja, há cinco meses) e esteja com o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

10. Os indivíduos que foram vacinados com a Janssen não serão contemplados na operação deste sábado (20). A SMS aguarda orientações do Ministério da saúde sobre a estratégia que será adotada junto ao público que recebeu a dose única da vacina.

11. O Med Móvel estará disponível no estacionamento da Prefeitura-Bairro de Itapuã, das 8h às 16h, também com a oferta da 3ª dose.

12. PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS (APRAZADOS ATÉ 21 DE JUNHO DE 2021)
Postos das 8h às 18h
Drive-thrus: Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), FBDC Brotas, Vilar Militar (Dendezeiros), FBDC Cabula, Shopping Bela Vista e Parque de Exposições (Paralela).

13. Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), UBS Péricles Esteves Cardoso (Barbalho), USF Beira Mangue, USF Plataforma, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Colinas de Periperi, USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Pirajá, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), USF Imbuí, USF Curralinho, UBS César de Araújo (Boca do Rio), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Barradão (Canabrava), UBS Castelo Branco, USF Vila Nova de Pituaçu, USF São Marcos, USF Canabrava, 5º Centro de Saúde (Barris), Shopping da Bahia (a partir das 9h), FBDC Brotas, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Resgate, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF Sussuarana, UBS Rodrigo Argolo (Tancredo Neves), USF Itapuã, USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e Estações da Lapa e Mussurunga.

14. Postos das 8h às 16h
Pontos fixos: USF Boa Vista de São Caetano, UBS Frei Benjamin (Valéria), USF San Martim III, USF San Martim I, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Arraial do Retiro, USF Estrada das Barreiras, UBS Mata Escura, CSU Pernambués, USF São Gonçalo, USF Jardim das Margaridas e USF São Cristóvão. 
Posto das 8h às 14h: Ponto fixo: Senzala do Barro Preto – Associação Cultural Ilê Aiyê (Curuzu).

15. O Governo do Estado convocou nesta sexta-feira (19) 656 jovens do Mais Futuro, para ingresso em vagas de estágio destinadas aos estudantes atendidos pelo programa. O grupo é composto por jovens regularmente matriculados nas quatro universidades estaduais baianas – Uefs, Uesb, Uesc e Uneb – e irão atuar em 17 órgãos e secretarias.

16. A convocação foi feita por e-mail e os selecionados deverão se apresentar nos locais de estágio portando carta de apresentação, o termo de responsabilidade da universidade e o termo de responsabilidade do aluno, documentos fornecidos pela própria instituição de ensino superior. O contrato tem duração de dois anos, com direito a bolsa estágio.

17. O Mais Futuro é um programa de assistência estudantil, criado pelo Governo do Estado, para garantir a permanência dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica. São ofertados estágios e auxílio financeiro. Estando dentro do perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso.

18. No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado. Os estudantes que já estão na fase final do curso e atendem aos critérios do Mais Futuro também podem ingressar no programa, tendo acesso a oportunidades de estágio.

19. Esta é a sétima convocação para ingresso em estágio realizada em 2021, totalizando 1.229 universitários beneficiados somente este ano. Ao todo, a iniciativa do governo estadual já possibilitou a experiência a 6.535 estudantes. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br.

20. Diversidade é um valor para a CCR Metrô Bahia. Por isso, para reforçar seu compromisso com uma sociedade melhor, no dia 20 de novembro, a concessionária vai transformar a Estação de Metrô Imbuí em uma grande passarela, onde modelos irão apresentar uma coleção de roupas inspirada na produção de moda ancestral de mulheres negras, culminando na exposição fotográfica "De onde pra onde". 

21. Realizado em parceria com o Movimento Social Aboyê, o trabalho retrata a estética de vestimentas de gerações passadas, após elaboração de um estudo de técnicas, modelagens e acabamentos traduzidos em um guarda-roupa contemporâneo e original. O projeto reúne ainda estilistas, artesãos, maquiadores, cabeleireiros, modelos, fotógrafos e produtores negros.

22. "É com muito orgulho que estamos realizando uma exposição inédita, unindo fotografia artística e desfile, em reverência à moda ancestral feminina. Inspirada na riquíssima criação e produção de mulheres ao longo do tempo, é com muito respeito que a Aboyê apresenta a coleção De onde pra onde com releituras e elementos evidentemente resgatados das nossas origens, inseridos na contemporaneidade num resultado elegante, atemporal e democrático", conta Márcia Costa, do Movimento Social Aboyê.