Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM PEQUENO AUMENTO DE INFECTADOS ATIVOS PELA COVID: 2.757

PANDEMIA não cede como se previa no estado diante do esforço e vacinação por parte das equipes municipais
14/11/2021 às 19:20
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 333 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 277 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (14) também registra 3 óbitos. Dos 1.252.199 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.222.268 já são considerados recuperados, 2.757 encontram-se ativos e 27.174 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.599.256 casos descartados e 248.975 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.427 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.888.030 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,51% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                 *****
4. Nesta terça-feira (16), às 9h, o governador Rui Costa estará em Ilhéus, onde assina ordens de serviço, autorizando a Secretaria da Educação do Estado (SEC) a modernizar o Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão e o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Além disso, Rui autoriza a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) a restaurar a BA-001, nos trechos que ligam os municípios de Valença e Nazaré e Itacaré-Ilhéus.

5. O governador também vai participar da entrega da primeira etapa da cobertura do Canal do Malhado e entregará mais de 350 certidões de regularização fundiária para moradores da Comunidade Nossa Senhora na Sede.

6. Rui visita ainda as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Esperança, e do Centro de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, em Malhado.

7. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) vem realizando, ao longo do ano, através do Projeto ENEM 100%, diversos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cujas provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. 

8. Para potencializar a preparação dos estudantes, a SEC também iniciou, na quarta-feira (10), a maratona de aulões do ENEM 2021, que segue até o dia 26 de novembro, na página do YouTube do EMITec, no canal TV Educa Bahia e na página da Rede ENEM.  A ação, realizada em parceria com a Rede ENEM, integra aulões das disciplinas das quatro áreas de conhecimento e de Redação para o ENEM.

9. A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou da importância da preparação dos estudantes. “Estamos na reta final para o ENEM 2021 e, apesar do cansaço, não é hora de desanimar. Vamos aproveitar esses próximos dias para intensificar os estudos, recorrendo às videoaulas, dicas, trilhas e maratonas. 

10. Ainda dá tempo de se dedicar aos temas nos quais o estudante se sente mais inseguro e já ir se organizando para o dia da prova: documento pessoal com foto, caneta preta, identificar o local da prova e se ligar nos possíveis imprevistos", destacou.

11. A iniciativa consiste em um combo completo, com aulões, e-Books gratuitos de Redação e de todas as disciplinas, com os conteúdos que mais caem no exame, além de uma bateria de simulados das provas objetivas. Para acompanhar os aulões, ao vivo, transmitidos pela Rede ENEM, é preciso realizar a inscrição por meio do link: https://bityli.com/rlYcGB. 

12. O aulão de Inglês e Espanhol será realizado de forma agrupada. Os links para baixar os e-Books e fazer os simulados estão no endereço https://cursoenemgratuito.com.br/bahia/.

13. Em virtude da indisponibilidade de horário para a transmissão ao vivo de forma concomitante com a Rede ENEM, a SEC transmitirá todos os aulões por meio do YouTube do EMITec, através do endereço https://bityli.com/gCXLd8, e TV Educa Bahia, no dia seguinte à exibição ao vivo da Rede ENEM, das 13h às 14h, conforme programação disponível no endereço: https://bityli.com/Btev6Q. Para identificar o canal da TV Educa Bahia de sua região, acesse o link: https://bityli.com/PTeTgf.

14. Projeto ENEM 100% - Até o dia 19 de novembro, também acontece os aulões do Projeto ENEM 100%, às segundas, quartas e sextas, às 17h, com transmissão pela TV Educa Bahia e pelo canal do EMITec no YouTube. 

15. Além dos aulões, o projeto contempla ações de mobilização, considerando o calendário nacional do ENEM, tais como regularização da documentação básica; orientações para o pedido de isenção da taxa de inscrição e para o período das inscrições; disponibilização de plataformas e recursos pedagógicos de parceiros institucionais para a preparação para as provas; realização de aulas virtuais; e apoio logístico nos dias das provas para estudantes da rede estadual que residem em municípios que não sediam o certame, dentre outras ações realizadas ao longo do ano letivo.

16. Parte dos 225 sorteados para serem contemplados com os apartamentos do Residencial Morada Tropical do Minha Casa Minha Vida em Lauro de Freitas, começaram neste domingo (14), a entregar a documentação exigida pelo programa. Os beneficiários que não entregarem os documentos até a próxima terça-feira (16) na Central de Cadastramento Único do município não terão outra chance. O prazo foi estipulado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR/BA).

17. De acordo com a coordenadora do Departamento de Habitação e Regularização Fundiária da  Secretaria de Planejamento,  Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (SEDUR) de Lauro de Freitas, Alana Freire, o número de sorteados que procuraram a Central neste domingo (14) foi abaixo do esperado, e que a entrega da documentação é o início do processo. A análise final e assinatura do contrato serão realizadas pela Caixa Econômica Federal.

18. “Os sorteados que não trouxerem a documentação até terça-feira (16), que é o prazo que temos para enviar os documentos para a SEDUR do estado, abrem vagas para a gente começar a chamar os 90 sorteados para o cadastro reserva e não teremos outra oportunidade de amparar essas pessoas que não compareceram. Estamos utilizando as redes sociais, divulgando nas comunidades e fazendo ligações para as pessoas sorteadas, uma verdadeira força tarefa,” declarou a coordenadora.

19. A diarista Valdelice Paiva de Jesus, de 40 anos, foi uma das contempladas no sorteio e separou um tempo neste domingo para levar os documentos. “Estou pagando aluguel há 13 anos, não tenho emprego fixo e estou vivendo uma situação complicada, este sorteio veio na hora certa. Tá tudo muito caro, contas de água e luz, sou separada e tenho que sustentar meus dois filhos, ontem quando vi meu nome na lista chorei de alegria, é uma emoção muito grande,” comemorou Valdelice. 

20. O titular do cadastro no CADÚnico sorteado deve levar RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho, além da certidão de nascimento de todos os integrantes da família que estejam relacionados no CADÚnico. Contemplados casados também devem apresentar a certidão de casamento e o companheiro ou a companheira precisam comparecer à Central para assinar a documentação, ainda que não seja o titular do cadastro.