sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVEMBRO AZUL: PREFEITURA SSA FEZ ATENDIMENTO A POPULAÇÃO VULNERÁVEL

Pandemia da Covid mata mais 10 pacientes na Bahia
13/11/2021 às 19:16
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 540 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 447 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (13) também registra 10 óbitos. Dos 1.251.866 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.221.991 já são considerados recuperados, 2.704 encontram-se ativos e 27.171 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.596.835 casos descartados e 250.255 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.422 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.881.196 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,46% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                 *****
4. O Shopping Center Lapa vai alterar o horário de funcionamento no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Na segunda-feira (15), o cinema e a praça de alimentação funcionarão das 11h às 19h e as Lojas Americanas, Riachuelo e C&A, das 11h às 17h. As demais operações estarão fechadas.

5. Policiais militares da 59ª CIPM e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp RMS prenderam um homem por receptação e porte de arma em Abrantes na tarde de sexta-feira (12).

6. Os pms receberam denúncia anônima de que um veículo utilizado em assaltos na região estaria escondido num imóvel em Abrantes. Ao chegarem ao local indicado, os militares mantiveram contato com o ocupante do imóvel, que autorizou que uma revista fosse realizada no veículo. Durante a busca, foram encontradas uma carabina calibre .22 e munição para a arma.

7. O suspeito indicou outro homem como dono do veículo e do imóvel, sendo acompanhado pelas guarnições até a residência deste em outro bairro. Lá, os policiais encontraram mais um carro, além de quatro aparelhos de som, oito amplificadores, duas máquinas de cartão de crédito, uma placa veicular e documentos de quatro veículos distintos. O homem indicado como proprietário do imóvel não foi encontrado.

8. A Academia Well, unidade Pituba, firmou Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público estadual, no qual se comprometeu a adotar uma série de medidas para cumprir com o dever de informação aos consumidores. Segundo a promotora de Justiça Thelma Leal, a Academia está obrigada a informar ao consumidor as especificidades do contrato de maneira correta, clara, precisa e ostensiva.

9. No acordo, a Academia se comprometeu a explicar ao contratante o que é e como funciona a contratação, em especial acerca dos valores das mensalidades, da vigência do contrato, dos benefícios e ônus de cada tipo de contratação. 

10. A empresa deverá ainda conceder prazo para assinatura do contrato, quando solicitada. Além disso, entregar cópia impressa do contrato ao consumidor no momento da sua assinatura ou no prazo de cinco dias, não podendo promover desconto de mensalidade sem a efetiva entrega ou envio do contrato ao contratante.

11. O Shopping Bela Vista vai funcionar em horário especial nesta segunda (15/11), feriado em que se comemora a Proclamação da República. Dessa forma, lojas âncoras e operações de lazer funcionarão das 13h às 21h. Já operações de alimentação (associados ao Sindicato de Bares e Restaurantes) e o supermercado GBarbosa estarão abertos das 12h às 21h. As lojas e quiosques associados ao Sindicato dos Comerciários estarão fechados. O Cinema, SAC, academia Alpha Fitness e o Centro Médico Bela Vista funcionarão em horários independentes que poderão ser consultados nos respectivos sites.

12. Lojas âncoras e Operações de lazer: das 13h às 21h; Operações de Alimentação (associados ao Sindicato de Bares de Restaurantes) e Supermercado GBarbosa: das 12h às 21h; Cinépolis: consulte programação no site www.cinepolis.com.br; SAC: consulte o horário no site www.sac.ba.gov.br 

13. Setenta cidadãos atendidos em três Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) da Prefeitura participaram, na sexta-feira (12), de uma feira de serviços de saúde, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (Iceia), no Barbalho. Promovida pela Secretaria de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), a iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barbalho, e com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

14. Foram beneficiados com a ação os ingressos UAIs Adra I e II, situadas no Barbalho, e a UAI Adra III, localizada nos Barris. O público teve acesso a serviços como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações de saúde bucal com a oferta de kits para higiene, teste rápido para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), auriculoterapia e corte de cabelo. 

15. A programação reuniu também palestras sobre orientação nutricional, tabagismo e cuidados com a saúde feminina e masculina, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

16. Ivanildo dos Santos Costa, 43 anos, está acolhido na unidade da Adra localizada no Barbalho. Ele contou que a feira de serviços possibilitou que ele resolvesse várias pendências relacionadas à saúde, e que estão sendo parte do próprio processo de transformação na sociedade. 

17. “Estou há um bom tempo sem usar entorpecentes e acredito que já me livrei disso. Aproveitei para cortar meu cabelo porque pretendo fazer entrevistas de emprego para mudar a minha vida. Além do mais, a aparência bem cuidada faz a gente se sentir muito bem”, contou.

18. Para a coordenadora da Adra I, Maiza Borges, a maior contribuição da feira de serviços é possibilitar um olhar diferenciado da comunidade sobre os acolhidos. “Eles são um público que é marginalizado e discriminado. Queremos integrá-los com a comunidade e a escola tem sido essa ponte. Além de tudo, este envolvimento desperta neles o sentimento de retomar os estudos e estamos alinhando para que possam, se assim desejarem, voltar a estudar”, contou.

19. Os presentes tiveram ainda a possibilidade de realizar atendimento psicossocial. A psicóloga Uila Sodré, do INTS, explicou que a proposta deste atendimento é que o público possa ter uma escuta qualificada e de acolhimento, além de informações sobre a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) disponível gratuitamente pelo SUS. 

20. “Aqui eles podem contar suas angústias sem julgamento de valor, sem procurar culpados nas suas histórias. Os acolhidos convivem com muitas pessoas, mas nem sempre podem desabafar”, finalizou.

21. As Unidades de Acolhimento Institucional atendem de forma provisória pessoas em situação de rua. Por meio das estruturas, os cidadãos acolhidos recebem escuta especializada, orientação e encaminhamentos para a rede de serviços públicos, participam de atividades de convívio, ações voltadas à inserção em projetos e programas de capacitação e preparação para o trabalho, entre outras atividades. A lista de UAIs podem ser conferida no site www. sempre. salvador. ba. gov. br .