sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA SE APROXIMA DE 11 MILHÕES DE PESSOAS VACINADAS CONTRA A COVID

Mais informações sobre a da XII Jornada de Dança da Bahia podem ser encontradas no site: www.jornadadedanca.com
09/11/2021 às 09:48
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 513 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 542 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (9) também registra 9 óbitos. Dos 1.249.613 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.220.076 já são considerados recuperados, 2.401 encontram-se ativos e 27.136 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.588.842 casos descartados e 246.551 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.380 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.763.804 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,54% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                               *****
4. Pessoas com idade acima de 65 anos e com mais de seis meses de intervalo da 2ª dose, poderão tomar a dose de reforço nesta quarta-feira (10), em um dos quatro pontos de vacinação de Lauro de Freitas: Terminal Rodoviário de Portão; Colégio Dois de Julho, na Itinga; Ginásio de Esportes do Aracuí, no centro; e Associação de Moradores de Areia Branca, das 8h às 12h.

5. De acordo com o secretário municipal de Saúde (Sesa), Augusto César Pereira, a expectativa é vacinar aproximadamente 4 mil pessoas amanhã. “A 3ª dose está tendo uma procura significativa. Atualmente, estamos com 60% do público-alvo já vacinado com o reforço”, disse.

6. Os profissionais de saúde que ainda não tomaram a dose de reforço devem entrar em contato pelo telefone 3369-9922 ou ir diretamente à Sesa localizada na Avenida Bispo Renato Cunha, no Centro.

7. No momento da vacina o público-alvo deve apresentar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina com o registro das doses anteriores.

8. 2ª dose: Nesta terça-feira (9), Lauro de Freitas aplicou a 2ª dose da Oxford/Astrazeneca em pessoas que estavam com data de retorno marcada até 15 de novembro. Ao todo, foram aplicadas 1.014 doses, de acordo com dados da Sesa. Com os números de hoje, o município atingiu a marca de mais de 110 mil pessoas que tomaram a 2ª dose ou dose única da Janssen. Esse número equivale a 73% do público-alvo acima de 18 anos.

9. O comandante geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, recebe nesta quarta-feira (10), às 14h, no Quartel do Comando Geral da corporação, chefes de inteligência do Nordeste e de estados que fazem divisa com a região.
 
10. O encontro, que será realizado no Salão Nobre, antecede o 2º Seminário de Inteligência das Polícias Militares do Nordeste, que acontecerá entre os dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador.
 
11. Com o tema “Inteligência Policial Militar e a necessidade de maior implementação de normas institucionais e dispositivos legais garantidores do seu exercício”, o seminário será uma oportunidade para debater, de forma regional, sobre inteligência policial, compartilhar novos conhecimentos, além de integrar e fortalecer os contatos com profissionais de outros estados.

12. Ocupando o Teatro Castro Alves (TCA) e os Largos Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, a XII Jornada de Dança da Bahia acontece de quinta (11) até segunda (15), com programação completamente gratuita. 

13. Explorando o tema "Quem não experimentar, não entenderá copiando", frase da dançarina e coreógrafa Isadora Duncan (1877-1927), o evento, que será presencial, tem em sua grade de atrações espetáculos e bate-papos gratuitos e abertos ao público. Também sem custo, as oficinas, residência artística e o Fórum de Educadores da Bahia são abertos ao público, mas somente as pessoas selecionadas via chamamento público poderão participar. 

14. Na programação artística, serão realizados seis espetáculos, com destaque para “Verso e Reverso”, da Escola Contemporânea de Dança (BA) e Lori Belilove (EUA), dançarina e diretora artística da Isadora Duncan Dance Foundation; e para “Memória da Águas”, de João Perene (BA), que acontece no dia 11 de novembro, às 20h na sala principal do Teatro Castro Alves. No dia 12 de novembro, o público confere a Mostra INVEX | Invente 
15. Experimente, que integra a programação da Jornada, reunindo 15 apresentações e coreografias de jovens talentos que foram selecionados através de uma convocatória, revelando novas faces da dança baiana e nacional. Já a programação pedagógica terá tanto oficinas de dança direcionadas para artistas, professores e estudantes de dança quanto bate-papos abertos ao público e o Workshop Internacional De Certificação na Técnica de Isadora Duncan da ECD, ministrado por Lori Belilove (EUA). 

16. Mais informações sobre a da XII Jornada de Dança da Bahia podem ser encontradas no site: www.jornadadedanca.com

17. Há 15 anos promovendo políticas de combate ao racismo e à intolerância religiosa, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) oficializou a programação para o ‘Novembro Negro’ deste ano durante evento na última segunda-feira, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Quem acompanhou as atividades de forma online devido à agenda da Câmara foi o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). 

18. O parlamentar defendeu a intensificação de ações promocionais e de combate ao racismo durante o mês de novembro no estado. “Mês de celebrar o legado de muitos brasileiros que tombaram na luta contra a opressão social, contra o racismo e a intolerância religiosa. E esse trabalho que a Sepromi faz em 15 anos é um modo de intensificar a luta e a resistência do povo negro”, frisa Valmir ao interpretar a lema ‘Com racismo não há Democracia’ – proposto pela pasta estadual para o mês.

20. Unidade de referência no estado, o Hospital Ana Nery (HAN), no bairro Caixa D’Água, será entregue pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (10), às 8h30, após passar por ampla reforma. A obra, que custou cerca de R$10 milhões, contemplou melhorias no ambulatório, UTI pediátrica, lactário, auditório, almoxarifado, entre outros espaços, e ainda uma nova unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), com quatro cadeiras para doação de sangue e capacidade de coletar até 600 bolsas de sangue por semana.