Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA COVID SE MANTÉM ESTÁVEL NA BAHIA E O MEDMÓVEL VAI A NARANDIBA

quarta-feira (10), 19h, a palestra "Atualização no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata", iniciativa do Centro de Estudos do Hospital Aristides Maltez (CEHAM) e conta com o apoio da AstraZeneca.
08/11/2021 às 09:47
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 245 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 273 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (8) também registra 8 óbitos. Dos 1.249.100 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.219.534 já são considerados recuperados, 2.439 encontram-se ativos e 27.127 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.587.824 casos descartados e 245.097 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.371 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.746.733 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,4% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. O Vacina em Movimento, projeto itinerante de vacinação contra a Covid-19, desembarca nesta terça-feira (9) na Rua 25 de Maio, na comunidade localizada no entorno do Hospital Geral Roberto Santos, em Narandiba. O bairro é quarta localidade contemplada com a ação, que tem como objetivo ampliar o acesso da população soteropolitana à vacinação contra Covid-19.

5. Terça-feira (9), das 8h às 16h, as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não iniciaram o esquema vacinal poderão receber a 1ª dose do imunizante. Além disso, o público que está com a 2ª dose da CoronaVac atrasada ou com a data de retorno até 10 de novembro também será contemplado nessa estratégia.

6. Todos os cidadãos deverão estar com nome no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br e levar documento de identidade com CPF e cartão de vacinação (no caso da 2ª dose). A programação da quarta-feira (10) e quinta-feira (11) será divulgada posteriormente.

7. Durante os nove dias de atendimento da unidade móvel nos bairros do Uruguai, Periperi e Saboeiro, 3.738 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus. Dentre os cidadãos que aproveitaram a vacinação perto de casa está Sílvio Soares, de 45 anos. Ele declarou que a chegada do serviço no Saboeiro, onde mora, o fez tomar coragem para receber o imunizante. “A vacina no bairro facilitou muito pra gente que não dá pra se deslocar. Deu tudo certo”.

8. A autônoma Graciele Nascimento mora há 14 anos no Saboeiro e também aprovou a iniciativa no local. "Às vezes a gente não tem como ir até os locais determinados e foi proveitoso ter isso no nosso bairro, é mais acessível. Eu estava com previsão para tomar a vacina na semana que vem, mas como adiantou já ajudou muito”, contou.

9. Acontece, na próxima quarta-feira (10), às 19h, a palestra "Atualização no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata". O evento é uma iniciativa do Centro de Estudos do Hospital Aristides Maltez (CEHAM) e conta com o apoio da AstraZeneca.

10. Com mediação do coordenador do setor de Urologia do HAM, Dr. Augusto Modesto, e facilitação do uro-oncologista, Dr. Filipe Sena, a palestra pode ser acompanhada pelo YouTube e pelo Facebook da unidade hospitalar.

11. Dr. Filipe alerta: "O câncer de próstata é o segundo tipo de neoplasia mais comum entre os homens, superado apenas pelo câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 70 mil novos casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano. Em aproximadamente 90% dos casos, a doença é assintomática, ou seja, não gera qualquer sintoma no paciente. 

12. Os sintomas surgem apenas numa fase mais avançada da doença, geralmente. São eles: sangramento na urina ou na ejaculação, jato urinário fraco, dor pélvica e sintomas associados ao esqueleto devido à ocorrência de metástases, como dor óssea ou fraturas" e reforça: "Quanto mais cedo o câncer de próstata é diagnosticado, maiores são as chances de cura, por isso, a prevenção com o PSA e exame de toque retal anual é tão importante".

13. Para Dr. Augusto, ações como esta estimulam a conscientização sobre a doença: "O Novembro Azul vem fortalecer o trabalho realizado durante todo o ano de conscientização, informação e cuidado acerca do câncer de próstata. Seguimos incentivando a detecção precoce e a procura por especialistas".
Clique aqui para assistir ao encontro a partir do dia 10 de novembro, às 19h.

14. A Prefeitura de Salvador segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (9), das 8h às 16h, para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses nos drives e pontos fixos. Além disso, nesse mesmo horário, a vacina estará disponível também através do Vacina em Movimento, com o MedMóvel presente no bairro de Narandiba, ao lado da Base Comunitária de Segurança (BCS) da Polícia Militar. No local será oferecida a 1ª dose para quem tem 18 anos ou mais e a 2ª dose do imunizante CoronaVac para quem está com aprazamento para 10 de novembro.

15. A partir desta terça-feira (9), das 8h às 16h, haverá também uma estratégia volante com equipe de imunização na Estação da Lapa, em frente ao Hiperideal. A ação especial visa ampliar a cobertura vacinal da capital contra o coronavírus, facilitando o acesso à 1ª dose para quem tem 18 anos ou mais e 2ª dose Coronavac para quem está com aprazamento para 10 de novembro.

16. Todos os cidadãos pertencentes ao público-alvo deverão estar com o nome na lista disponibilizada no site da SMS (www.saude.salvador.ba.gov.br). As pessoas que receberão a 2ª dose deverão apresentar o cartão de vacinação com o registro da 1ª dose.

17. As escolas da rede pública têm até o dia 10 de dezembro para realizar a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com isso, as escolas da rede estadual de ensino estão mobilizando a participação dos estudantes que, neste ano, serão os que estão no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e os de 3º e 4º ano do Ensino Médio.

18. No Colégio Modelo, em Vitória da Conquista, a prova será aplicada no dia 18 de novembro e a mobilização segue através da sensibilização dos estudantes na sala de aula. "O indicador do SAEB é um norteador para a gestão escolar, porque podemos planejar metas que busquem a melhoria na aprendizagem. Contando com os professores, estamos mobilizando os estudantes para que possamos receber o resultado desta importante avaliação", explicou o diretor Ademário Silva.

19. Para a estudante Nathalia Oliveira, 3º ano, do Colégio Modelo, a prova SAEB é tão importante para as escolas quanto para os estudantes. "É essencial que toda a comunidade escolar seja mobilizada, pois a avaliação nos ajuda a compreender melhor como está a nossa aprendizagem".  
 
20. O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Rainer Guimarães, falou sobre a importância da mobilização das escolas. “Um dos pontos que são levados em consideração para este indicador é a participação de, no mínimo, 80% dos alunos de cada escola. Por isso, é fundamental que, efetivamente, todos participem e façam as provas”, afirmou.