sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID BAHIA: NÚMERO MORTOS CAI, MAS INFECTADOS SÃO 2.469

Na capital baiana, mais de 38 mil jovens menores de 15 anos procuraram os postos de saúde da rede municipal para atualização da caderneta vacinal desde o início da estratégia.
06/11/2021 às 09:44
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 599 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 497 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (6) também registra 2 óbitos. Dos 1.248.550 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.218.964 já são considerados recuperados, 2.469 encontram-se ativos e 27.117 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.585.913 casos descartados e 245.814 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.359 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.734.787 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,31% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. A Campanha de Multivacinação será prorrogada em Salvador até o dia 30 de novembro, após orientação do Ministério da Saúde. Iniciada em 1º de outubro, a estratégia visa intensificar a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, em mais uma oportunidade para que os pais levem os filhos para completar os esquemas vacinais.

5. Na capital baiana, mais de 38 mil jovens menores de 15 anos procuraram os postos de saúde da rede municipal para atualização da caderneta vacinal desde o início da estratégia. Desse total, cerca de 28,7 mil crianças e adolescentes necessitaram receber a dose de algum imunizante do calendário básico que estava em atraso.

6. Ao todo, 60 salas de imunização dos postos de saúde vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão oferecidas 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. Dentre elas estão as doses contra Hepatite A, VIP, Meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, DTP e tríplice viral.

7. A lista de postos pode ser conferida no site https:// tinyurl.com/ 3sar7e7y .

8. Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o aspecto da saúde masculina. Em sua fase inicial, o câncer de próstata, que atinge cerca de 66 mil brasileiros por ano, algo que representa 29,2% da população masculina brasileira, tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma.

9. “É importante que os homens saibam que é necessário adotar cuidados para garantir maior qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável. Portanto, se cuidar sempre, ir mais ao médico e ficar atento a possíveis sintomas são algumas importantes ações de prevenção. Na maioria das vezes, o sintoma do câncer de próstata é não ter sintomas, por isso a importância dos exames de rastreamento”, alerta a urologista do Itaigara Memorial Urologia, Dra. Bianca Macedo.

10. O Novembro Azul não se resume ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A campanha também tem como premissa o cuidado com os tumores de bexiga, o oitavo mais comum para os homens, com estimativa de 7.590 novos casos em 2021. E, claro, as pautas do mês também giram em torno de tumores de pênis, rim e testículos.

11. “Ir ao urologista regularmente é o caminho para a detecção precoce. A recomendação médica é que se façam exames de PSA e toque retal a partir dos 50 anos. Para pessoas com parentes próximos que tiveram a doença mais jovens, os exames podem começar um pouco antes”, explica o urologista do Itaigara Memorial Urologia, Dr. Cássio Pugas.

12. Fica o alerta: cuidar da saúde também é coisa de homem. Com uma equipe de urologistas altamente capacitados e experientes, os pacientes do Itaigara Memorial Urologia dispõem de soluções modernas e inovadoras em Urologia, desde as consultas e encaminhamentos de exames até os mais diversos procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos realizados no Itaigara Memorial Hospital Dia.

13. Com o objetivo de fortalecer e valorizar a cultura africana e afro-brasileira, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) preparou uma série de atividades alusivas ao Novembro Negro, mês dedicado ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a exemplo de palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e divulgação de experiências exitosas desenvolvidas por estudantes de quatro unidades escolares da rede estadual de ensino. 

14. A programação será iniciada, nesta segunda-feira (8), às 9h, no auditório da instituição, com transmissão pelo Youtube, no canal Educação Bahia (https://bit.ly/3qcscDr), em um encontro com o tema "200 anos de Independência do Brasil. Reparação já aos povos indígenas e negro".

15. O evento realizado também de forma presencial e seguindo todos os protocolos de biossegurança recomendados contará com uma palestra sobre o tema "1978 – Revolta dos Búzios", apresentada pelo cineasta Antônio Olavo e uma apresentação cultural da banda Erê. O enconro terá a participação, no auditório, de estudantes da rede estadual e de representantes de outras secretarias estaduais.