Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SANFONA DA PANDEMIA COVID NA BAHIA: INFECTADOS ATIVOS SOBE PARA 2.369

A vacinação para todos os públicos está suspensa neste fim de semana, em Lauro de Freitas.
05/11/2021 às 20:34
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 607 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 523 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (5) também registra 14 óbitos. Dos 1.247.951 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.218.467 já são considerados recuperados, 2.369 encontram-se ativos e 27.115 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2, O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.583.942 casos descartados e 246.075 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.348 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.722.270 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,21% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                 ******
4. Acompanhado da mãe Maria Dinalva Souza, Alex Oliveira, de 15 anos, esteve entre os mais de 700 jovens de 12 a 17 anos vacinados com a 1º dose da Pfizer, em Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (5). “Todos os meus outros filhos já foram vacinados, tenho seis, só faltava esse que é o caçula. Como mãe eu estava ansiosa para ver todos eles protegidos. É uma vitória para a família”, disse Maria.

5. O instinto de proteção também foi notado em dona Luzimar Pereira, durante a vacinação no ponto da quadra da Escola Dois de julho. Ela levou o neto Iago Gonçalves, de 12 anos. “Eu tomei a dose única da Janssen e sei que estou protegida. Mas a minha preocupação é com a família toda. Pego no pé de todo mundo para vir tomar a vacina. Dos netos só falta um de 18 anos que ainda não teve como vir”, contou.

6. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) também fez repescagem para quem tem 18 anos ou mais, nesta sexta, para 1ª dose da Coronavac. Com as doses aplicadas hoje no município, o número de vacinados com a 1º dose ultrapassa 162 mil pessoas, incluindo adolescentes de 12 a 17 anos. Mais de 108 mil receberam as duas doses ou dose única. Já a aplicação de 3º dose atingiu a marca de 6.641 pessoas.

7. A vacinação para todos os públicos está suspensa neste fim de semana, em Lauro de Freitas.

8. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza, a partir desta sexta-feira (5), o agendamento da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para o público elegível que não tomou a 1ª, 2ª ou ambas as doses na capital baiana, mas é residente do município. Os atendimentos para aplicação da vacina serão realizados a partir de segunda-feira (8).

9. Para o recebimento da dose de reforço (3ª dose) será necessário o agendamento prévio no site vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br . O serviço está disponível para os seguintes públicos: trabalhador da saúde que tomou a 2ª dose há 180 dias ou mais; idoso com 60 anos ou mais que tomou a 2ª dose há 180 dias ou mais; ou paciente imunossuprimido que tomou a 2ª dose há 28 dias ou mais.

10. cidadão deverá levar obrigatoriamente, no dia e horário marcados no site, a original e cópia do cartão de vacina, documento de identificação com foto e QR Code gerado no ato do agendamento on-line.

11. Os postos SAC Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e Feira II, no interior do Estado, adotam uma medida de atendimento especial neste sábado (6). Os três postos funcionam, exclusivamente, para serviços de RG e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em Camaçari, o atendimento é de 9h às 13h, já o SAC Lauro de Freitas e Feira II abrem de 8h às 12h. É importante ressaltar que o atendimento nessas unidades é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital.

12. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

13. A pandemia ainda é uma realidade e a Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem os cuidados ao se dirigem aos postos. Entre as medidas de segurança adotadas estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e o controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

14. Nesta quinta-feira, 4 de novembro, o Papai Noel do Shopping Barra desfilou pelas ruas do entorno, saindo do Farol da Barra, levando públicos de todas as idades a acompanharem o show dos personagens encantados ao som da banda Cavern Beatles. Já no interior do shopping, a emoção tomou conta do clima de Natal, com um musical que abriu a decoração natalina Viagem ao Bosque Nevado, assinada pela artista Cecília Dale. Famílias inteiras puderam aproveitar esse momento especial nas sacadas do Barra.

15. Neste sábado (6), às 9h, o governador Rui Costa estará em Central, região da Chapada Diamantina, onde vai assinar ordem de serviço para a construção de uma nova escola que sediará o Colégio Estadual José de Souza Machado.

16.Serão investidos cerca de R$ 17 milhões na construção da unidade, que vai ofertar 12 salas, laboratórios, sala multifuncional, vestiários, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society com arquibancada, pista de atletismo e outros serviços.

17. “Bora pedalar?” Para reforçar que o esporte está entre as principais recomendações médicas como fator de promoção da saúde física e mental e melhoria da qualidade de vida, mais de 500 ciclistas de 35 grupos colocarão as magrelas pra rodar neste domingo (7), durante a ação “Novembro Azul – Uma pedalada do bem”. 
18. Fazendo um alerta sobre o câncer de próstata, o grupo sairá às 8h do Farol de Itapuã em direção ao Farol da Barra, percorrendo quase 23 quilômetros pela orla da capital baiana. A concentração está marcada para às 7h e o pedal será precedido de esclarecimentos sobre a doença.

19. A pedalada do bem, que vai reunir médicos, pacientes, familiares e apoiadores da causa, também tem um viés social. Serão arrecadados alimentos não-perecíveis para doação a entidades beneficentes. O pedal de farol a farol integra a campanha Novembro Azul da Clínica AMO 2021, que tem como mote "Tem próstata? Faça o exame".

20. Todas as atividades da campanha Novembro Azul da AMO chamam a atenção para o preconceito e a vergonha de falar sobre o câncer de próstata, o que ainda ronda a população masculina, retardando ou até negligenciando o diagnóstico precoce e impedindo a adoção de outros cuidados essenciais à saúde.