Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID VOLTA A TER QUEDA NO NÚMERO DE INFCTADOS: 2.299

Confira programação da vacinação em Salvador na sexta e no sábado
04/11/2021 às 20:28
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 616 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 554 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (4) também registra 10 óbitos. Dos 1.247.344 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.217.944 já são considerados recuperados, 2.299 encontram-se ativos e 27.101 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.582.558 casos descartados e 245.220 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.337 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3. Com 10.701.540 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,05% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. A Prefeitura de Salvador prossegue com a estratégia de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (5), das 8h às 16h. A primeira dose estará disponível para as pessoas com 12 anos ou mais. Já a 2ª dose da Pfizer e Oxford estarão disponíveis para aqueles com o aprazamento até 1º de dezembro de 2021.

5. A 3ª dose será aplicada em idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que tomaram a segunda dose até 7 de junho de 2021; pacientes imunossuprimidos que tomaram a segunda dose até 5 de outubro de 2021. Todos os públicos devem estar com o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

6. Confira as unidades para 1ª, 2ª e 3ª dose da Pfizer – das 8h às 16h:
Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), FBDC Cabula, 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova (Nazaré), Faculdade Universo (Avenida ACM), Parque de Exposições (Paralela), Vila Militar (Dendezeiros), Unijorge (Paralela), Shopping Bela Vista e FBDC Brotas.

7. Pontos fixos: Shopping da Bahia, USF Estrada das Barreiras, UBS Castelo Branco, USF Teotônio Vilela II, USF Eduardo Mamede (Mssurunga), USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), 5º Centro de Saúde (Barris), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Cambonas, USF Plataforma, USF Imbuí, USF Pirajá, USF San Martim III, USF Curralinho, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Boa Vista de São Caetano, UBS Péricles Esteves (Barbalho), USF Beira Mangue e FBDC Brotas.

8. Unidades para a 2ª dose da Oxford - das 8h às 16h
Drive-thrus: Faculdade Uninassau (Pituba) e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu.
Pontos fixos: UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Vista Alegre, USF Colinas de Periperi, USF Itacaranha, USF Cajazeiras V, USF Fazenda Grande III, USF Mata Escura, USF Itapuã, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Federação e USF Vale do Matatu.
                                            ******
9. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (6) o dia D da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde integral do homem no combate às doenças, como o câncer de próstata. A ação acontecerá entre 8h e 16h, em 47 postos de saúde espalhados pela capital baiana, e visa estimular os cuidados preventivos da saúde dos soteropolitanos.

10. Por força da pandemia da Covid-19, as consultas realizadas no Dia D com clínicos, enfermeiros e dentistas estão sendo agendadas nas unidades previamente para evitar aglomerações. No entanto, os serviços como testagem rápida, atualização da carteira de vacina, distribuição de preservativo, além das orientações gerais sobre cuidados com a saúde serão por demanda aberta, obedecendo os protocolos sanitários para evitar disseminação do coronavírus.

11. "Geralmente, o homem apresenta uma procura menor aos serviços de saúde por compreender o autocuidado como fragilidade. Tal fato tem relação com questões históricas, como o machismo. Outro ponto importante são os horários de funcionamento das unidades básicas, com seu funcionamento em horário comercial acaba afastando o homem adulto dos serviços de saúde, e de uma detecção precoce dos seus problemas de saúde, corroborando para o aumento das doenças crônicas e maior risco de infecções sexualmente transmissíveis. 

12. Desse modo, ações diversas voltadas a este público, como abertura aos sábados, são estratégias possíveis de sensibilização e estímulo ao cuidado aos homens", informou o coordenador da Atenção Primária à Saúde da SMS, Abdon Brito.

13. Para marcar o início das atividades especiais, um seminário virtual marcou a tarde desta quinta-feira (4). Na ocasião, o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, destacou que o desafio nesse momento é estimular a ida do público masculino aos consultórios nesse período de pandemia.

14. “Infelizmente sabemos da falta de costume dos homens de buscar ajuda e prevenção, e na pandemia da Covid-19 isso só piorou. É necessário que nesse período a gente possa captar esses pacientes, pois trabalhar com a prevenção salva vidas e a solução para custos mais baixos em tratamentos no SUS. 

15. Estamos investindo bastante na atenção primária por essa razão, em breve estaremos anunciando novidades como chamamentos, mutirões de marcações, articulação de multicentros para atuar no fim de semana e parcerias com instituições privadas para consultas especializadas, ampliando as vagas nos serviços”, destacou Prates.

16. Com foco nos exames de imagem, o Hospital Municipal amplia a oferta de ultrassonografias da próstata e aparelho urinário com mais de 800 vagas. Para ter acesso ao serviço, é necessário que o interessado realize a marcação prévia exclusivamente nos postos de saúde do Distrito Sanitário Cajazeiras.

17. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, realização de testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, prevenção ao câncer de próstata, combate ao tabagismo e tuberculose e encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.

18. A magia do Natal já está no ar e o Shopping Center Lapa lançou uma promoção incrível para seus clientes. Se o ogro mais querido do mundo, Shrek, saiu do Reino De Tão Tão Distante para encantar e fazer a alegria de crianças e adultos junto com o Papai Noel, essa promoção fará a felicidade de 13 sortudos ganhadores. Neste ano, o Center Lapa vai sortear dez vales-compra no valor de R$ 1.000 cada, além de três patinetes elétricas. É um presente de Natal para entrar na moda e fazer a alegria da criançada com um dos brinquedos mais pedidos do momento.

19. E se falta pouco mais de um mês para a emoção natalina contagiar a todos, para concorrer e participar dessa grande festa é só realizar compras acima de R$ 150 entre 1º de novembro e 3 de janeiro de 2022, cadastrar a nota no site www.promocao.shoppinglapa.com.br e pedir ao Papai Noel para que seja sorteado. Os sorteios acontecerão através da Loteria Federal.

20. Para abrilhantar ainda mais esse momento, o “Bom velhinho” já está atendendo as crianças de segunda a sábado, das 13h às 19h. As ajudantes do Papai Noel, as Noeletes, que estão representando a princesa Fiona, atendem ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 20h.

21. A gerente de marketing do Center Lapa, Ivanir Matos, aposta em alta nas vendas nesse período. A expectativa para o Natal é um aumento, em torno, de 15% em comparação ao ano anterior.