sexta-feira, 03 de dezembro de 2021
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR PROMOVE NA SEGUNDA, A QUEIMA DE ESTOQUES VACINA CONTRA COVID

Bolsonaro vira Tio Sam na visita que fez a Itália e Biden sequer foi notado
02/11/2021 às 20:10
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 197 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 438 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (2) também registra 4 óbitos. Dos 1.246.636 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.217.114 já são considerados recuperados, 2.438 encontram-se ativos e 27.084 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.580.957 casos descartados e 243.981 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.317 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.917.654 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,74% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                   *****
4. Para ampliar o acesso à vacina contra a gripe em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, nesta quarta-feira (3), a aplicação das doses na Estação da Lapa. O ponto volante estará instalado das 9h às 16h, no térreo, em frente ao Hiperideal. 

5. A vacina está aberta para o público em geral. Podem ser vacinadas pessoas com idade igual ou superior a seis meses de vida. É preciso apresentar o RG ou levar o cartão de vacinação.

6. Além desta ação especial, a SMS oferece o imunizante de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em unidades de saúde referências espalhadas pela capital baiana. A lista de postos pode ser conferida no site www. saude. salvador. ba. gov. br . 

7. A subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, destaca a importância da imunização contra influenza para evitar uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde. “Apesar do imunobiológico utilizado contra a gripe não ter nenhuma relação com o novo coronavírus, ambas as patologias apresentam sintomas semelhantes e as complicações causadas em decorrência das doenças inspiram praticamente os mesmos cuidados. O objetivo da estratégia é reduzir complicações, internações e mortalidade também decorrentes das infecções pelo vírus da gripe”, explica Doiane.

8. Mário Frias sobre Wagner Moura e o filme Marghela: "Somos dois então. Não sinto nada além de desprezo por esse sujeito patético que bate palma pra bandido!”.

9. Em vídeo publicado nas redes sociais, o deputado Alex da Piatã (PSD) defendeu a criação, no âmbito do Estado da Bahia, do passaporte da vacina. As pessoas só poderiam ocupar espaço de aglomerações como festas, bares, restaurantes e outros locais com a apresentação da comprovação da imunização contra o coronavírus através da vacina.

10. O político demonstrou sua preocupação a respeito da ocupação dos leitos hospitalares no Estado. “Imagine que ainda temos mais de dois milhões de baianos que não foram se vacinar completamente, ou seja, não foram tomar a segunda dose e alguns nem a primeira dose.  Consequência disso: mais de 30% de leitos de hospital ocupados por Covid-19, destes, 96% é porque não tomaram a vacina completamente”, disse.

11. “Uma verdadeira irresponsabilidade que mata pessoas. Quantas pessoas estão precisando de leitos de UTI  de hospital e não podem ser atendidas? Têm essas pessoas ocupando o espaço porque não se vacinaram completamente”, questionou.

12. Servidores da SEFAZ ligados ao Sindisefaz diz que esperavam o retorno do governador Rui Costa da Europa e Ásia com uma proposta de aumento salarial para os servidores e falou da exigência da segunda dose da vacina.

13. A Prefeitura realiza, nesta quarta-feira (3), a Operação Queima de Estoque na vacinação contra a Covid-19 em Salvador. Nessa primeira etapa, todos os pontos fixos e drive-thrus realizarão o mutirão da 1ª dose para as pessoas com 18 anos ou mais que estão com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (www. saude. salvador. ba. gov. br), mas que ainda não deram início ao esquema vacinal.

14. A aplicação da 1ª dose também segue para os adolescentes das escolas públicas municipais. Haverá, ainda, mutirão para os indivíduos que estão habilitados para receber a 2ª dose da CoronaVac com a data de reforço programada para até o dia 7 de novembro de 2021.

15. Para as pessoas que tomaram a 1ª em outros municípios, a SMS ofertará o acesso à 2ª dose por meio de agendamento prévio no site vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br. Após o agendamento, o usuário deverá levar no dia e horário marcados, obrigatoriamente, original e cópia do Cartão SUS, comprovante de residência (local onde reside), cartão de vacina e documento de identificação com foto.

16. Nesta quarta-feira (3) só serão contemplados os públicos citados acima. Os demais públicos habilitados para vacinação contra Covid-19 serão atendidos no decorrer da semana.

17. Confira a programação desta quarta-feira (3):

REPESCAGEM DAS PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS E 2ª DOSE CORONAVAC: 8h às 16h
Drive-thru: Uninassau (Avenida ACM).

18. Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Itapuã, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Úrsula Catharino (Garcia), USF Estrada das Barreiras, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), UBS Castelo Branco, UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Mario Andrea (Sete Portas) e UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio).

19. O Serviço de Metereologia da Bahia falhou feio no feriadão: disse que haveria chuvas e deu sol.

20. Na Itália, Jair Bolsonaro está parecendo os presidentes dos EUA quando visitavam a Europa. Esse presidente Biden é tão fraco que nem protestos fizeram contra ele. Tio Sam agora é Bolsonaro.