Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MONUMENTOS EM SALVADOR AZULÕES SÃO ALERTA AO CÂNCER DE PRÓSTATA

Covid já matou 27.080 pessoas no estado da Bahia
01/11/2021 às 19:48
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 143 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 268 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (1) também registra 3 óbitos. Dos 1.246.439 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.216.676 já são considerados recuperados, 2.683 encontram-se ativos e 27.080 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.580.404 casos descartados e 243.820 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 52.312 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.658.458 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 83,71% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Reconhecida junto à Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2016 como a emissora na Bahia da Década Internacional Afrodescendente, a TVE traz em novembro uma programação diversa com filmes, documentários, mostras, entrevistas, música e interprogramas sobre os direitos da população negra, a promoção da igualdade étnico-racial e o combate ao racismo.

5. A programação especial começa na terça-feira (02), às 22h30, com a exibição do projeto ‘Mulher com a Palavra’. Com o tema 'Afrofuturo', o programa falará do presente, apontando para o futuro, na perspectiva de Monique Evelle, fundadora da Inventivos, Margareth Menezes, cantora, compositora, atriz e empresária, e Preta Rara de Santos, rapper, historiadora, turbanista e escritora. O movimento ‘Afrofuturo’ no Brasil tem como objetivo discutir visões de futuros possíveis para a população negra ao redor do mundo.

6. Uma novidade da emissora é a exibição do programa Afrikaliente, que traz a cultura africana no Brasil da perspectiva de africanos na diáspora. A atração, fruto da parceria da TVE com a Trace Brazuca, tem DJ Saluh e Larissa Edy como apresentadores, e será exibida todas às terças-feiras, a partir do dia 2, às 20h.

7. O clima natalino começa a surgir, fazendo os corações palpitarem mais forte, e a chegada do Papai Noel é, sem dúvida, o ponto alto da festa.  Para celebrar esse momento tão especial, o Shopping Barra realizará um desfile a céu aberto pelas ruas do seu entorno (Farol da Barra, Orla, Sabino Silva e Av Centenário). 

8. O evento acontece no dia 4 de novembro, a partir das 17h, com a participação de personagens lúdicos e do Bom Velhinho. Já no interior do shopping, será realizada uma apresentação musical que abre a decoração natalina impecável, assinada pela artista Cecília Dale.

9. “Vivemos um momento especial, de renovação e retomada, de esperança, de acreditar em um novo amanhã e em um mundo melhor. Por isso, queremos proporcionar às famílias, neste Natal, experiências únicas, momentos mágicos e memoráveis.

10. O Barra é um ambiente de alegria e socialização, uma extenção da casa dessas pessoas.”, afirma Karina Brito, gerente de Marketing do Barra. A decoração natalina deste ano terá o tema Viagem ao Bosque Nevado, fazendo um resgate ao Natal tradicional, com as suas cores predominantes verde e vermelha, e uma alusão à origem da data.

11. Um pinheiro gigante de 16m de altura, boneco de neve, uma família inteira de ursos polares e um casal de pinguins são alguns elementos que fazem alusão aos alpes nevados, e dividirão o cenário com espaços instagramáveis e brinquedos interativos. 

12. Trenós de madeira, estofados com courvim, para fácil higienização, levarão as pessoas a passearem pela floresta das renas e animais silvestres, e a visitarem a parte interna da grande árvore. Por ali também encontramos Papai Noel e seu trenó, carregado de presentes e pronto para partir. Alguns gnomos, em uma pequena escada, colocam bem depressa as últimas encomendas.

12. Nesta terça-feira, 02 de novembro, no feriado de Finados, o Shopping Piedade estará fechado, retornando suas atividades na quarta-feira, dia 03/11.

13. A Escolinha Maria Felipa, instituição de educação infantil e ensino fundamental, promove a 2ª edição do ciclo formativo Afroeducativa - Formações Pedagógicas, após renovação e lançamento do novo nome em setembro. Neste novo encontro, o público poderá trocar conhecimentos com a poeta e geógrafa brasileira, Márcia Kambeba, a doutora em ensino, filosofia e história das ciências e idealizadora da Maria Felipa, Bárbara Carine e o escritor Abiola Akandé Yayi, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, de 19h às 21h, respectivamente, através do Google Meet. 

14. Com inscrições de 22 de outubro a 20 de novembro, realizadas através da plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/afroeducativaemf/ ), no valor de R$60, esta edição é parte dos importantes encontros que a instituição promove como mecanismos de trocas sobre as relações étnicas-raciais e a elaboração coletiva de um futuro possível, feito por muitas mãos, que não caiba discriminações, preconceitos e violências, mas sim valorização da essência e ancestralidade negra e indígena.

15. A CCR Metrô Bahia informa aos clientes do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas que terá funcionamento normal, das 5h à meia noite, durante o feriado do Dia de Finados, nesta terça-feira, dia 02. O serviço gratuito do Plantão de Escuta, realizado por voluntários do Centro de Valorização à Vida – CVV, também terá seu horário mantido. Ele acontece das 10h às 16h, na Estação de Metrô Acesso Norte.

16. A partir desta segunda-feira (1°), locais emblemáticos da capital baiana receberão iluminação cênica em alusão à campanha Novembro Azul, que busca alertar o público masculino sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação estará presente no Farol da Barra, Elevador Lacerda, os hospitais Municipal de Salvador (HMS) e Aristides Maltez, e as fontes luminosas situadas nas praças da Sé e do Dois de Julho (Campo Grande).

17. O lembrete para cuidar deste aspecto da saúde, por meio da iluminação especial, segue até o dia 22 de novembro. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

18. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. A incidência e a mortalidade do público crescem com fatores como idade a partir dos 50 anos, histórico familiar e sobrepeso.

19. Já pensou em levar mais nutrição e saúde para a mesa? Com a iniciativa de proporcionar mais qualidade de vida, praticidade e bem-estar aos seus clientes em um único lugar, o Shopping Bela Vista vai retornar com a feira agroecológica da Porã Orgânicos. Com alimentos produzidos sem agrotóxicos e insumos químicos, naturais e provenientes da agricultura familiar, a feira orgânica irá acontecer todas as sextas, a partir desta semana (05/11), das 9h às 14h, no Estacionamento G0 (em frente ao elevador panorâmico).

20. Com o propósito de levar saúde através dos alimentos e com foco na preservação do meio ambiente a partir de práticas sustentáveis, a feira vai comercializar itens orgânicos de hortifrutis (frutas, legumes, verduras e folhosos), além de produtos artesanais, como geleias orgânicas, frutas desidratadas, cacau em pó, nibs de cacau, mel e favo orgânico, castanhas, chocolates em barras (70% e 80%), frutas e polpas congeladas, café orgânico, beijus, ovos caipira e farinha de mandioca sem aditivo químico. Para conhecer os produtos, acesse o instagram @pora.organicos.