Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PM CONVERSA COM MORADORES BAIRROS EM ESTRATÉGIA DE AÇÃO PARTICIPATIVA

Bahia registra 1 óbitos pela Covid neste domingo
31/10/2021 às 19:47
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 232 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 256 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (31) também registra 1 óbito. Dos 1.246.296 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.216.408 já são considerados recuperados, 2.811 encontram-se ativos e 27.077 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.580.084 casos descartados e 243.774 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.310 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3. Com 10.658.118 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 83,70% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. As escolas de todas as redes pública irão realizar, de 8 de novembro a 10 de dezembro, a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Um dos pontos que são levados em consideração para este indicador é a participação de, no mínimo, 80% dos estudantes de cada escola.

5. O superintendente de Gestão da Informação Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Rainer Guimarães, falou sobre a importância do envolvimento de todos os atores da Educação para garantir a participação dos estudantes nas avaliações. 

6. “Independentemente dos esforços empreendidos pelos gestores educacionais, o IDEB sempre é considerado como a grande vitrine para avaliar a educação. E é determinante a união de esforços do Estado e dos municípios, no regime de colaboração, para garantir a participação dos estudantes, de modo que o indicador de cada escola contribua para a somatória e o resultado final do IDEB”.

7. Neste sentido, no que se refere à rede estadual de ensino, o superintendente destacou a mobilização que está sendo feita nas escolas e a sensibilização junto aos estudantes e as famílias.

8. “Fizemos uma avaliação diagnóstica na rede no início do ensino híbrido e, a partir dos resultados, as escolas têm trabalhado em torno das aprendizagens que precisam de maior atenção. Mas é fundamental que, efetivamente, todos participem e façam as provas. A Secretaria vai dar todo o suporte necessário, inclusive no sentido de buscar garantir transporte, em parceria com os municípios, para os que moram em áreas distantes”, afirmou.

9. Com o objetivo de passar orientações sobre segurança pessoal, proteção social, bem como alinhar as ações policiais com a realidade local, a Polícia Militar, através da 12ª CIPM, realizou uma reunião com moradores do bairro de Ondina, na noite de quinta-feira (28).

10. A pauta principal foi sobre segurança participativa e o fortalecimento dos vínculos entre polícia e comunidade. Participaram do encontro a comandante da 12ª CIPM, major Érica Patrícia, e a vice-presidente do Conselho Comunitário Social e de Segurança dos bairros Rio Vermelho e Ondina, Eloysa Cabral.

11. “No encontro tivemos a oportunidade de ouvir os moradores, apresentar as ações sociais realizadas pela PM e o resultado das ações operacionais que são realizadas no bairro. A comunidade é parceira da polícia e nosso intuito é fortalecer esses laços para aprimorarmos ainda mais o serviço à sociedade baiana”, destaca a major Érica Patrícia.

12. O SAC vai alterar o funcionamento de postos na próxima segunda-feira (1º), véspera do Dia de Finados. Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), estarão fechadas as unidades de Cajazeiras, Pituaçu e Candeias – com atendimento normal nos outros doze postos. No interior, o funcionamento estará suspenso em 19 unidades, com abertura dos postos em Itabuna e Juazeiro. Na mesma data, o SAC Móvel que está na cidade de Jequié não terá expediente.

13. Na terça-feira (2), toda a Rede SAC estará fechada por conta do feriado pelo Dia de Finados. O atendimento será retomado normalmente a partir do dia 3 de novembro, por ordem de chegada em toda a rede – exceto nas unidades do Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping, na capital; Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, na RMS; Feira II e Conquista II, no interior. Estes postos continuarão funcionando por meio de agendamento no SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br). 

14. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

15. A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados ao se dirigem ao SAC. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; e reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

16. O Artesanato da Bahia é um dos destaques do 14º Salão Nacional Raízes Brasileiras, que acontece até hoje, na arena de eventos do Shopping Pátio Brasil, em Brasília. Nos dois primeiros dias do evento, a delegação baiana já faturou mais de R$ 20 mil em vendas.

17. Além da riqueza cultural dos artigos, os expositores do estado se destacam pela representatividade e pluralidade étnica, que inclui artesãs e artesãos de origem indígena e de matriz africana, além de associações de artesanato e produtores individuais. 

18. Todos eles foram selecionados através de edital da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pertencem a oito municípios: Andaraí, Banzaê, Cachoeira, Guanambi, Inhambupe, Lauro de Freitas, Santa Cruz Cabrália e São Félix.

19. Para garantir a presença dos baianos no evento, a Setre concedeu passagens e hospedagens na capital federal. De acordo com a coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, Ângela Guimarães, as expectativas são positivas. “Trouxemos o melhor do artesanato baiano para Brasília, com o intuito de ampliar os espaços de comercialização e a geração de renda de artesãs e artesãos baianos, que foram severamente impactados pela pandemia”, destaca.

20. O Salão do Artesanato Raízes Brasileiras reúne, desde 2008, o melhor da produção artesanal de todo o Brasil, com peças criadas em várias tipologias e com técnicas variadas. Atrações culturais, gastronomia e oficinas também fazem parte da programação.