Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA COVID DÁ MAIS UMA SUBIDINHA NA BAHIA AGORA COM 2.886 ATIVOS

Veja locais das missas no Dia de Finados em Salvador
29/10/2021 às 19:46
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 652 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 489 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (29) também registra 9 óbitos. Dos 1.245.437 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.215.481 já são considerados recuperados, 2.886 encontram-se ativos e 27.070 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.577.054 casos descartados e 244.192 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.294 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação

3. Com 10.626.922 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 83,47% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. As pessoas que visitarem os cemitérios localizados na capital baiana no Dia de Finados, 2 de novembro, poderão participar das Missas pelos falecidos, presididas pelos bispos e por padres da Arquidiocese de Salvador. No Cemitério Campo Santo (Federação), as Celebrações Eucarísticas acontecerão às 7h, às 9h (esta presidida pelo bispo auxiliar, Dom Valter Magno de Carvalho), às 12h30, às 14h e às 15h30 (sendo a última sob a presidência do bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão).

5. Também haverá Missas nos cemitérios Bosque da Paz (Estrada Velha do Aeroporto), às 9h30, e Quintas dos Lázaros (Baixa de Quintas), às 16h, ambas celebradas pelo bispo auxiliar, Dom Dorival Souza Barreto Júnior; e no Jardim da Saudade (Brotas), às 10h presidida por Dom Marco Eugênio Galrão.

6. Nas paróquias: Em memória dos fiéis falecidos, nas paróquias e em santuários da Arquidiocese de Salvador serão celebradas Missas. Confira algumas programações:

Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Terreiro de Jesus) – Missa às 9h;
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Stella Maris) – Missas às 7h e às 9h;
Paróquia Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos) - Missa às 7h30;
Paróquia Santa Cruz (Engenho Velho da Federação) – Missa às 19h;
Paróquia São Daniel Comboni (Sussuarana) – Missas às 7h30 (Comunidade Nossa Senhora das Dores), às 9h (Matriz) e às 18h30 (comunidades São Francisco e Divina Luz);
Paróquia Nossa Senhora das Dores (Lobato) – Missas às 6h30 (Comunidade São João Maria Vianney) e às 8h (Matriz);
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Boa Viagem) – Missa às 8h;
Paróquia Menino Jesus de Praga (Largo Guarany, Liberdade) – Missa às 8h;
Paróquia Cristo Libertador, Rei do Universo (Vila Canária) – Missas às 7h (Matriz) e às 9h (Comunidade São José Operário);
Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana (Nazaré) – Missa às 8h;
Paróquia São João Evangelista (Mussurunga) – Missas às 7h e às 19h (Matriz);
Paróquia Santa Dulce dos Pobres (Saboeiro) – Missas às 7h30 (Matriz) e às 9h30 (comunidades Sagrado Coração, São Timóteo e São Caetano);
Paróquia Santa Mônica (Cajazeiras) – Missas às 7h (Matriz) e às 9h (comunidades Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora de Fátima);
Paróquia Sant’Ana (Rio Vermelho) – Missa às 8h;
Paróquia São Cristóvão (São Cristóvão) – Missas às 7h30 e às 17h (Matriz);
Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Guadalupe (Alto do Peru) – Missa às 8h (Comunidade São Nicolau);
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria) – Missas às 7h (Comunidade São José) e às 8h (Matriz);
Paróquia São Francisco de Assis (Boca do Rio) – Missa às 7h (Matriz);
Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo (Cabula VI) – Missa às 8h (Matriz);
Paróquia Santo Amaro de Ipitanga (Lauro de Freitas) – Missas às 7h (Comunidade Bom Pastor), às 7h30 (Comunidade São Mateus) e às 9h (comunidades Fátima e São Pedro). Já na Matriz, às 8h terá início a recitação do Ofício das Almas, seguido da Santa Missa;
Paróquia São Brás (Federação) – Missa às 8h (Matriz);
Paróquia Espírito Santo (Tancredo Neves) – Missas às 8h (comunidades Matriz, Bem-Aventuranças, Santo Estevão, São Jerônimo, São João Batista, Santa Marta, São Martinho de Lima), às 9h30 (comunidades São Filipe, Imaculada Conceição, São José, Bom Pastor, Apresentação do Senhor, Santa Teresinha, Santa Dulce dos Pobres);
Paróquia São Paulo Apóstolo (IAPI) – Missas às 7h (Matriz), às 8h (Comunidade Nossa Senhora da Conceição) e às 9h (Comunidade Santa Mônica e Santo Agostinho).

7. A Embasa informa que no próximo dia 04/11, a partir das 7h30 da manhã, será preciso interromper temporariamente o abastecimento de água para a realização de um entroncamento na rede distribuidora da região da Av. Artêmia Pires.  

8. O fornecimento de água será suspenso no trecho a partir do Condomínio Terra Nova e afetará também o bairro Jardim Brasil e as localidades de São Roque, São Simão e Jaíba.  Os serviços devem ser concluídos no final da tarde da própria quinta-feira (04), com a retomada gradativa do abastecimento. A Embasa recomenda o uso racional da água existente nos reservatórios domiciliares até a completa regularização do abastecimento.  

9. A Prefeitura está com inscrições abertas para a seleção do programa de pré-incubação da In Pacto – Incubadora de Negócios Sociais. A ação gratuita é realizada através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e do Parque Social. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 22, e pode ser acessado no site www. dom. salvador. ba. gov. br .  

10. Os interessados devem efetuar inscrição até o dia 15 de novembro, através do site http:// inscricoes. inpacto. salvador. ba. gov. br/ . Podem participar da iniciativa pessoas físicas, sejam elas individual ou em grupo, formal ou informal, e pessoas jurídicas (microempreendedor individual ou micro e pequena empresa), com idade acima de 18 anos.

11. A seleção ocorrerá para a modalidade de pré-incubação, direcionada para ideias, projetos ou negócios em fase inicial de desenvolvimento, inovadores e de impacto social positivo, formal ou informal, que abordem um dos 17 Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O programa terá duração de seis meses, com 86 horas de suporte e qualificação, envolvendo palestras, consultorias, capacitações, mentorias e assessoria.

12. A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, destaca que a In Pacto oferece oportunidades para que as pessoas se sintam motivadas a empreender e a colaborar com o desenvolvimento socioeconômico local. “Desse modo, incentivamos a retomada econômica da nossa cidade, nesse momento tão delicado em razão da pandemia da Covid-19”.

13. “Este é mais um edital que possibilita o empreendedorismo, com soluções baseadas no enfrentamento às mudanças climáticas. É necessário agir localmente para que possamos tornar a cidade mais resiliente e que possa promover mais qualidade de vida para a população”, avalia a secretária da Secis, Edna França.

14. Na terça-feira (26), foi realizada uma live de lançamento do edital, com orientações sobre as inscrições e o funcionamento da iniciativa. O vídeo pode ser acessado no link https://youtu.be/xRwzH1kQqPw

15. A Incubadora de Negócios Sociais – In Pacto integra o Centro Municipal de Inovação Colabore, que funciona no Parque da Cidade, no Itaigara. As atividades são voltadas para empreendedores e potenciais empreendedores com ideias, projetos e negócios de impacto social positivo e que contribuam com uma cidade inteligente, inovadora, resiliente, economicamente desenvolvida e socialmente justa, observando os 17 ODS da ONU:

16. O Assaí Atacadista está com 286 vagas de emprego abertas para compor o time de uma nova loja que será inaugurada nos próximos meses em Salvador. Esta será a 5ª loja da companhia na capital baiana, com localização na Rua do Salete, bairro Barris, próxima ao Shopping Center Lapa. As oportunidades são todas efetivas e abrangem diferentes áreas. 

17. Entre alguns dos postos dos setores, estão: chefe de seção, fiscal de prevenção de perdas, repositor de mercadorias, operador de caixa, auxiliar de manutenção, operador de empilhadeira, auxiliar de cozinha, açougueiro, auxiliar de açougue, entre outras. As funções incluem também oportunidades para pessoas com deficiência.      

 18. Os interessados e as interessadas devem se cadastrar exclusivamente no site  https://expansaoassaibarris.gupy.io/  até o dia 30 de novembro. Para iniciar a participação no processo seletivo, é necessário ter em mãos RG, CPF, número de telefone e endereço de e-mail 

19. A abertura da nova unidade é uma continuidade ao plano de expansão orgânica da marca, que mais que dobrou sua presença no território nacional nos últimos seis anos. Hoje, o Assaí está presente em todas as regiões brasileiras, em 23 Estados e no Distrito Federal, alcançando mais de 100 municípios. 

20. O Shopping Bela Vista vai funcionar em horário especial nesta terça (02/11), no Dia de Finados. Dessa forma, lojas âncoras e operações de lazer funcionarão das 13h às 21h. Já as operações de alimentação (associados ao Sindicato de Bares e Restaurantes) e o supermercado GBarbosa estarão abertos das 12h às 21h. As lojas e quiosques associados ao Sindicato dos Comerciários estarão fechados. O Cinema, SAC, academia Alpha Fitness e o Centro Médico Bela Vista funcionarão em horários independentes que poderão ser consultados nos respectivos sites.

·         Lojas âncoras e Operações de lazer: das 13h às 21h. 

·         Operações de Alimentação (associados ao Sindicato de Bares de Restaurantes) e Supermercado GBarbosa: das 12h às 21h. 

·         Cinépolis: consulte programação no site www.cinepolis.com.br 

·         SAC: consulte o horário no site www.sac.ba.gov.br 

·         Alpha Fitness: consulte o horário no site www.redealphafitness.com.br

·         Centro Médico Bela Vista: consulte o horário no site www.centromedicobelavista.com.br