Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA JÁ VACINOU 82.5% DE SUA POPUÇAÇÃO ACIMA DE 12 ANOS CONTRA COVID

Una, no extremo-sul da Bahia, registrou a marca de um mês sem homicídios. Dado positivo se deu após intensificação do trabalho das polícias Militar e Civil, no período de 24 de setembro a 24 de outubro.
25/10/2021 às 19:40
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 188 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 279 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda (25) também registra 14 óbitos. Dos 1.243.193 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.213.635 já são considerados recuperados, 2.525 encontram-se ativos e 27.033 tiveram óbito confirmado. O

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.570.219 casos descartados e 242.822 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 52.258 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.514.327 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,5% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Feira: A Secretaria Municipal de Saúde continua nesta terça-feira, 26, a aplicação da segunda e terceira doses contra a Covid-19 na UniFTC, Unidades de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h.

5. Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h – veja a relação no final da matéria.

6. SEGUNDA DOSE PFIZER PARA APRAZAMENTO ATÉ 10 DE NOVEMBRO - A segunda dose da vacina Pfizer será aplicada na UniFTC e nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. A aplicação da vacina Pfizer será antecipada para pessoas com aprazamento até o dia 10 de novembro.

7. É obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Vale salientar que não será possível antecipar a vacinação para além desta data. Somente aqueles que estão no período recomendado, de acordo com a caderneta de vacinação, poderão receber a segunda dose.

8. SEGUNDA DOSE CORONAVAC E ASTRAZENECA/OXFORD - A vacinação das pessoas que estão no período recomendado para aplicação na segunda dose da vacina Coronavac e para aquelas que precisam tomar a segunda dose da vacina Astrazeneca/Oxford até o dia 30 de outubro, será na UniFTC, nas Unidades de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Jardim Cruzeiro, Mangabeira, Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h.

9. Também haverá vacinação para esse grupo nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. É obrigatório apresentar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

10. Você sabia que uma garrafa PET pode levar nada menos do que 400 anos para se decompor? Pensando nisso e no meio ambiente como um todo, o Shopping Itaigara fará uma ação em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Limpurb, com o intuito de conscientizar a população e ajudar no descarte correto desse lixo. 

11. O shopping vai disponibilizar entre os dias 25 de outubro a 25 de novembro uma caixa coletora de garrafa PET. O recipiente - que estará localizado no térreo, próximo ao Superbompreço; é em formato de peixe, para lembrar o quanto esses animais sofrem quando cada garrafa dessas vai parar no mar.

12. “Sabemos o quanto o meio ambiente sofre com o impacto do lixo descartado de forma inadequada. Nossa ideia é facilitar esse processo. Se cada um fizer a sua parte, teremos um planeta mais limpo e saudável”, declara Gilson da Hora, gerente de Marketing do Shopping Itaigara. Vale lembrar que as garrafas de PET podem ser reaproveitadas. A reciclagem pode transformá-las em itens de decoração, sofás, cadeiras, brinquedos, roupas, entre tantos outros objetos. Basta dar asas à imaginação!

13. O município de Una, no extremo-sul da Bahia, registrou a marca de um mês sem homicídios. Dado positivo se deu após intensificação do trabalho das polícias Militar e Civil, no período de 24 de setembro a 24 de outubro. 

14. Há um mês comandando a 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Canavieiras), o capitão Michael José Pinho da Silva pontuou que a intensificação do patrulhamento e o empenho no combate ao tráfico de drogas com a ‘Operação Confiança’, são exemplos para o alcance desse resultado. 

15. “Os primeiros passos da ação mostram bons resultados. Desde o início, armas de fogo, drogas e sons automotivos usados em alta potência, perturbando o sossego da população, foram apreendidos por nossas equipes com apoio dos parceiros da Rondesp Sul, Cipe Cacaueira e Guarda Civil Municipal (CGM) ”, contou.

16. O titular da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Ilhéus, delegado André Aragão Lima, explicou que, o enfrentamento aos chefes de organizações criminosas, com o apoio da Delegacia Territorial (DT) de Una e de unidades da PM, foi fundamental para que não houvesse mortes no período. 

17. As jogadoras Milena Bispo e Cynthia, do elenco do Esporte Clube Bahia, visitaram a ITS Brasil para agradecer pessoalmente à empresa pelo apoio ao time. Além de patrocinar a equipe, que recentemente levou o título do Campeonato Baiano Feminino, a provedora de internet foi responsável pelas transmissões do Sócio Digital durante a competição. Em visita à sede da ITS Brasil, as atletas foram recebidas pelo Diretor Comercial Naydson Leite e foram tietadas pela equipe.

18. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), orientações para a preparação dos estudantes, dos professores e das equipes gestora e pedagógica para a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). 

19. Os testes e questionários, que são realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), serão aplicados no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, nas escolas. 

20. O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, ressaltou a importância da participação dos estudantes na ação. "Esta avaliação é como um certificado sobre o desempenho dos estudantes e a escola como um todo. Isso abre espaço para eles planejarem seu futuro e suas carreiras. E é também uma forma de se prepararem para os grandes desafios, como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), concursos públicos  e outras atividades do gênero. Por isso, faltando algumas semanas para a prova, estamos intensificando a mobilização com a comunidade escolar para termos um número de participação recorde". 

21. Nos documentos, as orientações para os estudantes passam desde não esquecer de levar caneta azul, lápis e borracha até observar o tempo mínimo da prova de duas horas e meia. Para os professores, o documento orienta a mobilização dos estudantes para o dia da prova, além de explicar sobre como os jovens preencherem o cartão-resposta corretamente. 

22. Já para as equipes gestora e pedagógica, seguem algumas orientações, como dialogar junto ao coordenador do polo sobre o melhor dia e horário de aplicação da prova na escola e a busca ativa e diálogo junto aos estudantes e líderes de classe, reforçando a importância da avaliação.  

23. Entre 25 de outubro e 5 de novembro, o INEP realizará o agendamento da aplicação dos testes cognitivos e questionários em papel para professores e alunos das escolas participantes. O contato será feito pela Fundação Cesgranrio, empresa especializada contratada pelo INEP para aplicação do SAEB.