Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA COVID DIMINUI NO ESTADO: DOMINGO COM 2.230 ATIVOS E 1 ÓBITO

A violência na Bahia segue assustadora
17/10/2021 às 14:36
   
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 243 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 230 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (17), também registra 1 óbito. Dos 1.239.893 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.210.695 já são considerados recuperados, 2.230 encontram-se ativos e 26.968 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.207 casos descartados e 241.250 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.168 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3. Com 10.413.559 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.78% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. Idosos com 70 anos ou mais que já tenham tomado a segunda dose de alguma vacina contra COVID-19 há pelo menos seis meses, poderão se vacinar com a dose de reforço nesta segunda-feira (18), em Lauro de Freitas, na Faculdade UNIME, das 8h às 12h. No momento da vacinação deverá ser apresentado o cartão de vacinação. Jovens de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades também serão vacinados nesta segunda-feira com a primeira dose. 

5. A vacinação dos jovens será realizada das 8h às 16h nos drives montados no Terminal Rodoviário de Portão, na Associação de Moradores de Areia Branca, quadra do Colégio Dois de Julho, na Itinga, e no Ginásio de Esportes do Aracui, localizado na Rua dos Vereadores. Para este público será exigida a apresentação de documento oficial com foto, comprovante de residência em Lauro de Freitas e cartão do SUS.

6. Mesmo com o avanço da vacinação no município contra a COVID-19, a Prefeitura de Lauro de Freitas segue reafirmando em seus canais oficiais de comunicação a importância de se manter os cuidados para evitar a proliferação do vírus. Mais de 60% do público alvo da primeira etapa da campanha de vacinação, formado por pessoas com mais de 18 anos, já foram vacinadas com as duas doses ou dose única contra a COVID-19, e 96% com a primeira dose.

7. De acordo com a 47ª CIPM, guarnições da unidade realizaram rondas com a finalidade de identificar festas do tipo paredão, na localidade conhecida como Coroado, no bairro de Pau da Lima, na tarde deste domingo (17).

8. Contudo, após ações preventivas e repressivas na região, a Companhia informa que não houve registro de nenhuma ocorrência desta natureza até o momento naquela região, bem como não houve acionamento para atender este tipo de ocorrência na noite de sábado (16).

9. Curiosidade política: o governador Rui Costa está na Alemanha; e o vice-governador João Leão, em Portugal. Como são da mesma base aliada na política poderiam ter viajados juntos, mas foram separados. São as artes da política.

10. O deputado federal Alex Santana (PDT), membro da Comissão da Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, comemorou neste sábado (16) o Dia da Ciência e Tecnologia ressaltando que em todas as áreas são “cada vez mais necessárias".

11. Para o parlamentar, o investimento e qualificação de pessoas para o ramo, principalmente dos jovens, deve ser  prioridade de todo governo. “O avanço da pandemia da Covid-19 reorganizou o ‘modus operandi’ da rotina de trabalho, estudos e, especialmente, na indústria de produtos hospitalares e farmacêuticos para a produção em tempo recorde de medicamentos e vacinas. 

12. Nunca se precisou tanto de internet para o home office, por exemplo. É inegável a necessidade de trilhar caminhos mais pujantes rumo ao desenvolvimento de ponta da ciência e tecnologia no país”, explica.

13. Um estudo realizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, que utilizou uma base de dados internacional, mostrou que o Brasil está em 11º no ranking de países com mais publicações científicas sobre a COVID-19. Das 168.546 publicações relacionadas à COVID-19, 4.029 foram produzidas por pesquisadores que trabalham no Brasil.

14.  O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, e o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, visitaram o Assentamento Pancada Grande para discutir com os moradores sobre essa iniciativa pioneira que não somente poderá gerar mais emprego e renda no campo, como criará no município mais um atrativo e um destino a ser visitado. 

15. Visitaram a cachoeira da Pancada Grande, onde poderá ser implantado um projeto de infraestrutura, trilhas e opções de lazer, respeitando o meio ambiente e realçando as belezas naturais. Também se reuniram com os moradores para discutir os detalhes do projeto. E no final foi a vez de degustar os sabores da culinária típica de Pancada Grande.Por enquanto, só promessas. 

16. Durante o encontro o prefeito Antônio de Anízio falou sobre as vantagens do projeto piloto de Turismo de Base Comunitária no local, denominado “Pancada Grande – Uma experiência a ser vivida”.  O objetivo do projeto, segundo o prefeito, é melhorar a qualidade de vida dos moradores através do turismo rural, considerando que Itacaré e Taboquinhas tem potencialidades que precisam ser exploradas, contempladas, vividas e mostradas. 

17. Para o diretor do Assentamento Pancada Grande, José Alves (Bubu), essa é uma vontade dos moradores dessa comunidade. “Acreditamos no turismo de base comunitária, e com a ajuda do prefeito Antônio de Anízio e da CAR esse sonho vai se tornar realidade”, complementou. 

18. A violência na Bahia segue assustadora: em Serrinh, no Sitio da Chika (Chikabana) um jovem foi assassinado a tiros na madrugada; em Salvador, uma jovem de Feira de Santana, morta a tiros por um advogado; em Barreiras, um médico baleou a esposa e depois se matou. 

19. Grupo André Guimarães vai manter o foco nas atividades que já fazem parte do seu portfólio
“A empresa Cidadelle não tem mais a intenção de empreender no setor de shopping centers, na região de Ilhéus-Itabuna”, afirma o diretor comercial do Grupo André Guimarães, Denis Guimarães.

20. O Grupo hoje possui quatro áreas principais de atuação e irá manter os investimentos nestes segmentos:
- Incorporação Imobiliária, com mais de 3 mil imóveis entregues, em Salvador;
- Urbanização de Bairros Planejados com a marca Cidadelle: 02 empreendimentos de alto padrão entregues, com 900 lotes, no total.
- Imóveis BTS – construídos sob medida para locação;
- Obras de grande porte para indústria e varejo, a exemplo da atuação na expansão das redes de supermercados Atacadão e Assaí, em mais de 40 cidades, em vários estados do Brasil.