Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FOGO ATINGE 3 REGIÕES DA BAHIA DIANTE SECA E BOMBEIROS ATUAM SEM PARAR

Bahia sofre com severa seca em vários municípios
10/10/2021 às 18:44
 MIUDINHAS GLOBAIS:
  
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 205 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 246 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (10) também registra 3 óbitos. Dos 1.237.675 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.208.151 já são considerados recuperados, 2.605 encontram-se ativos e 26.919 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

  2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.554.789 casos descartados e 240.177 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.120 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  3. São 10.316.516 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                                                                                  *****
  4. Os postos SAC fecham na próxima terça-feira (12), feriado nacional pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida. Já na segunda-feira (11), o funcionamento é normal em toda a rede, incluindo o SAC Móvel em Feira de Santana e o serviço de vídeo-atendimento do Procon, Ceprev e Planserv. A exceção fica por conta dos postos SAC Candeias e Barreiras, que fecham em cumprimento a decretos municipais. O mesmo caso de 24 dos 42 Pontos SAC pelo interior da Bahia. A partir de quarta-feira (13), todo o atendimento é retomado.

  5. Vale lembrar que o atendimento em toda a Rede SAC é 100% agendado, através do SAC Digital. Para acessar a plataforma e agendar o atendimento é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

  6. A Rede SAC reforça a necessidade de manutenção dos cuidados ao se dirigir a um posto. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool a 70%; reforço na higienização das dependências, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente. Além disso, o atendimento é individual, sem acompanhantes, exceto em casos excepcionais.

   7. Brigadistas voluntários do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, realizam uma campanha para arrecadar equipamentos de proteção individual e recursos que vão auxiliar  no combate aos incêndios florestais que afetam a região. Como forma de prestar apoio, o vereador André Fraga indicou à gestão municipal que seja enviado reforços para ajudar no combate às chamas. 

  8. "O grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal possui treinamento em combate a incêndios florestais e pode colaborar com o controle do fogo na Chapada Diamantina. É fundamental que a gente preste apoio enviando reforços para ajudar no combate às chamas de uma região que já sofre há dias com os incêndios florestais. Sabemos que, nessa época, os incêndios são comuns por causa do tempo seco na região, mas não podemos ignorar que esses fenômenos naturais serão cada vez mais comuns e intensos por causa da crise climática que estamos vivendo”, explicou o edil que também é presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação da Câmara. 

   9. Nas redes sociais, brigadistas que fazem parte da Associação Bicho do Mato e da Associação Vale do Brejão, divulgam vídeos falando da falta de equipamentos para combater o fogo: “A responsabilidade de cuidar, preservar a natureza é de todos nós, por isso, pedimos apoio para adquirir equipamentos de uso coletivo como soprador e outros de uso individual como coturnos, gandolas, óculos, balaclavas, calças e lanternas”, explicou o brigadista Leandro Santos que faz parte da Associação Bicho do Mato.

  10. Em Ibicoara o fogo está próximo ao Parque Municipal do Espalhado, onde fica a Cachoeira do Buracão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. 

   11. Cento e setenta e um bombeiros militares, sete brigadistas voluntários, 10 aeronaves modelo air tractor, um helicóptero do Graer/PMBA e um drone fazem parte da estrutura empregada para o combate aos incêndios florestais na Bahia. Eles estão divididos nas bases Oeste, Chapada Diamantina e Norte, onde realizam os combates de forma direta. O trabalho inclui monitoramento aéreo e lançamento de água feito pelos aviões.

  12. Barreiras: Na localidade de Serra Talhada, a guarnição está atuando no foco principal resfriando e diminuindo a intensidade das chamas. Duas aeronaves dão apoio no combate.

  13. Riachão das Neves: Os bombeiros estão realizando o combate direto às chamas. Aviões dão apoio e realizam o monitoramento aéreo.

  14. Barra: Na comunidade do Igarité, os bombeiros atuam com o combate direto aos focos. Aeronaves dão apoio com o monitoramento aéreo da área atingida e a identificação de possíveis novos focos.

   15. Ibotirama: A guarnição realiza o combate direto na comunidade de Barreiro. Aviões continuam dando o apoio aéreo.

   16. Paratinga: Na localidade Barreiro de Rosa/Agreste, o combate direto continua, assim como a confecção de aceiros.

   17. Correntina: Bombeiros e brigadistas locais conseguiram evitar que as chamas atingissem residências. O combate direto continua também em outros focos na região.

  18. Cotegipe: A guarnição está realizando o rescaldo e monitoramento.

  19. Buritirama: No povoado Cabeça de Vaca, os bombeiros continuam com o combate indireto e aumentando a extensão dos aceiros confeccionados.

  20. Barreiras: O combate continua de forma direta na localidade da Cachoeira do Redondo.

  21. Santa Maria da Vitória: Os bombeiros realizam o combate de forma direta.

  22. Macaúbas: Os combates ocorrem em Macaúbas, Boquira e Paratinga.

  23. Itaguaçu da Bahia: A equipe realiza o combate direto, mas a região possui extensa vegetação nativa, o que dificulta o acesso.

  24. Iraquara: Após monitoramento, não foram identificados novos pontos de calor.

  25. Andaraí: Na região do Assentamento Mata Verde, o combate direto continua, aliado à confecção de aceiros, em uma área muito extensa.

  26. Livramento de Nossa Senhora: O combate continua. Os bombeiros que estão em solo orientam os pilotos das aeronaves no combate e monitoramento aéreo. A região é muito íngreme e a vegetação alta. Helicóptero do Graer/PMBA também está dando apoio ao combate.

  27. Iramaia: Bombeiros com o apoio de brigadistas voluntários estão realizando o combate direto às chamas.

  28. Campo Alegre de Lourdes: Os bombeiros permanecem no combate direto, enquanto drone realiza o monitoramento aéreo.