Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA COVID NÃO CEDE E MANTÉM PACIENTES ATIVOS INFECTADOS EM 2.548

A Bahia já registrou - segundo a SESAB - 26.901 óbitos pela Covid
07/10/2021 às 18:37
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 386 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 339 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (7) também registra 5 óbitos. Dos 1.236.390 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.206.941 já são considerados recuperados, 2.548 encontram-se ativos e 26.901 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.550.563 casos descartados e 240.162 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.098 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.261.774 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 80,59% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. A Prefeitura segue, nesta sexta-feira (8), com a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses contra a Covid-19 em Salvador. Antes de comparecerem aos postos, os cidadãos precisam verificar, no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), se o nome está elegível para a vacinação. O endereço é o www.saude.salvador.ba.gov.br.

5. Prossegue a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em escolas da rede municipal de educação, com o objetivo de buscar a população de adolescentes entre 12 a 17 anos, que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. A ação é uma parceria entre as secretarias da Saúde e da Educação (Smed) e, ao todo, 319 escolas municipais serão contempladas na capital baiana de forma escalonada.

6. A 1ª dose também estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com e sem comorbidades ou deficiência. A aplicação da 2ª dose dos imunizantes Oxford, Pfizer e Coronavac segue normalmente o fluxo.

7. Os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise com nome na lista da SMS também seguem com acesso à 3ª dose normalmente. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.  

8. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

9. Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-Ouvidoria/. É necessário informar os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato. 

10. Após esta etapa, basta aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

11. As ações empreendidas pelas forças de segurança da Bahia resultaram em números positivos. Só entre janeiro e agosto de 2021, houve apreensão de 15 toneladas de drogas, um milhão e duzentos mil pés de maconha foram erradicados, 1.800 armas de fogo foram recolhidas, entre elas 12 fuzis, e a polícia fez 6.600 prisões em flagrante.

12. O Secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, afirma que “a polícia está indo para cima dos marginais e usa a força no limite da lei. A gente não dá moleza para bandido”, declarou.

13. O policiamento ostensivo é complementado pelo trabalho de apoio à justiça na luta contra a impunidade e isso possibilitou o cumprimento de 1.000 mandados de prisão.

14. Os investimentos do Governo do Estado na área da Segurança incluem R$ 665 milhões na expansão dos sistemas de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, em fase de implantação em 77 cidades do estado. Além disso, 61 novas delegacias e Companhias de Polícia serão entregues à população a um custo de R$ 83 milhões. As novas unidades atenderão moradores de 46 cidades. Há ainda outras melhorias, como a convocação de 1.764 PMs e 470 bombeiros aprovados em concurso. A publicação saiu no Diário Oficial do Estado, edição do último sábado (2).

15. Nesta sexta-feira (8), às 9h, o governador Rui Costa estará no município de Floresta Azul, para entregar a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água. A obra, que foi coordenada pela Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), também vai atender aos moradores das cidades de Santa Cruz da Vitória e Firmino Alves. Rui ainda vai inaugurar a reforma do Mercado Municipal, realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) com a Prefeitura local.

16. Outra obra a ser entregue é a pavimentação em paralelepípedo com drenagem profunda das ruas José Veríssimo de Souza, Salvador Alves Batista e João dos Santos; travessas Lourival Maciel e Salvador A. Batista. O serviço foi executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).  

17. Os mototaxistas de Salvador credenciados pela Prefeitura devem fazer a vistoria dos veículos até o próximo dia 21. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) espera inspecionar, até o final do prazo, os 1.290 veículos cadastrados no órgão.  Para passar pelo processo, que é obrigatório, é necessário fazer o agendamento prévio no site www. agendamentomobilidade. salvador. ba. gov. br.

18. Os atendimentos para este público começaram no último dia 4 e prosseguem de  segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo. Para realizar inspeção é necessário apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, CNH e apólice de seguro da motocicleta.

 19. Após a finalização do prazo, o condutor identificado atuando sem a vistoria pode ser autuado e ter o veículo removido.  A vistoria é gratuita e acontece anualmente, porém, em razão da pandemia, foi suspensa em 2020.

20. Ainda não é hora de ficar falando em Carnaval quando a Covid segue matando e com números estáveis na Bahia.