Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ÓBITOS PELA COVID NA BAHIA TÊM CAIDO, MAS INFECTADOS ATIVOS SÃO 2.605

Número de ativos infectados está estável na casa entre 2.000 a 3.000
04/10/2021 às 18:34

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 230 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 284 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (4) também registra 8 óbitos. Dos 1.235.369 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.205.883 já são considerados recuperados, 2.605 encontram-se ativos e 26.881 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.547.653 casos descartados e 239.042 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.077 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.150.478 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 79,72% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                  *****
4. A Prefeitura de Salvador segue com a aplicação das 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (5), das 8h às 16h. Para ter acesso aos imunizantes, os cidadãos habilitados deverão estar com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br 

5. A oferta da primeira dose segue normal com repescagem para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência. Prossegue ainda a aplicação da 2ª dose dos imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac.

6. Os trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais e pacientes em hemodiálise com nome na lista da SMS também seguem com acesso a 3ª dose. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

7. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

8. Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www. saude. salvador. ba. gov. br/ fale-com-a-ouvidoria/. É necessário informar o nome completo, CPF, data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose, nome da vacina, local em que tomou a primeira dose e telefone de contato. 

9. Após esta etapa, é preciso aguardar o contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

10. 1ª DOSE - ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES DE 12 A 17 ANOS – 08h às 16h
Os adolescentes devem estar com o nome no site da SMS e ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

11. Drive-thrus: Shopping Bela Vista, 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Parque de Exposições (Paralela) e FBDC Cabula.

12. Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos, Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - das 9h às 16h), USF Beira Mangue, USF Vale do Matatu, USF São Cristóvão, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Imbuí e USF Cajazeiras V.

13. A frota de transporte coletivo na capital baiana vai ganhar novos ônibus com ar condicionado. Os 70 veículos – de um total de 169 que chegarão à cidade ainda este ano – serão apresentados nesta terça-feira (6), às 9h, na área ao lado do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

14. Do total, 40 ônibus serão operados pela empresa OTTrans e os outros 30 pela Plataforma, e atenderão, principalmente, a região da orla da capital baiana. A iniciativa faz parte da ação de renovação da frota do transporte coletivo.

15. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA manifesta o repúdio da classe contábil baiana à persistência de dificuldades encontradas pelos profissionais contábeis no registro mercantil, no âmbito da capital baiana, no que se refere aos serviços de competência da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo – Sedur e Secretaria da Fazenda Municipal – Sefaz.

16. Diante das dificuldades encontradas pelos profissionais na constituição, alteração e baixa de empresas, tais como emissão de alvarás e termos de viabilidade, dentre tantos outros problemas apontados, tais órgãos ainda não foram capazes de apresentar uma solução efetiva, o que acarreta em prejuízos junto aos usuários dos serviços contábeis, que acabam por creditar a demora nos processos aos profissionais contábeis que lhes prestam serviços de forma direta.

17. Diante do exposto, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia vem a público cobrar uma solução definitiva dos órgãos responsáveis, para que os prejuízos causados à classe contábil, ao empresariado e à sociedade como um todo sejam cessados, propiciando um ambiente favorável à retomada econômica pela qual todos devemos trabalhar neste momento de dificuldades. Antonio Carlos Ribeiro da Silva
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA).

18. O Grupo Petrópolis realiza em parceria com a Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo) diversos cursos com foco no aprendizado e reciclagem de profissionais que atuam diretamente no setor de bares e restaurantes do Estado de São Paulo. A iniciativa está em linha com os valores do programa GP Com Você promovido pela companhia que já beneficiou 40 mil estabelecimentos durante a pandemia.

19. Além do apoio institucional para a promoção de cursos, o Grupo tem destinado produtos que auxiliam no aprendizado de aulas práticas voltadas a baristas, garçons bartenders entre outras. A ação também leva apoio do Bares-SP e da Escola de Bares e Restaurantes, parceiros da Abrasel na realização dos cursos.

20. Por sua vez, os produtos fornecidos pelo Grupo Petrópolis são as linhas de cervejas especiais, Black Princess e Weltenburger Kloster, a vodka Nordka e a família do energético TNT Energy Drink que são exclusivamente destinados para as aulas de Café, Bartender, Barista, Cerveja e Gestão, além de serem disponibilizados na sala ESBRE, na sede da Abrasel.