Diante de crescente onda de violência no estado, governo da Bahia vai convocar mais 2.211 soldados p PM
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 442 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 431 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico deste sábado (2) também registra 4 óbitos. Dos 1.234.812 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.205.347 já são considerados recuperados, 2.595 encontram-se ativos e 26.870 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.
2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.545.190 casos descartados e 239.472 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.068 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
3. Com 10.098.608 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 79,3% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
******
4. O governador Rui Costa autorizou a convocação de 2.211 candidatos aprovados nos concursos públicos para soldado da Polícia Militar (1.735) e Bombeiro Militar da Bahia (476), Edital de Abertura de Inscrições - SAEB - 02/2019, para a realização de exames pré-admissionais. A relação dos convocados foi publicada no Diário Oficial Estadual (DOE) deste sábado (2). O candidato deverá apresentar-se na data, local e horário para o qual foi designado, munido de documento de identificação.
5. Os exames pré-admissionais serão realizados dentro dos cronogramas contidos no edital e incluem
avaliações psicológicas, exame médico-odontológico, teste de aptidão física, investigação social e entrega de documentação.
6. Em publicação no Twitter, o governador Rui Costa classificou a convocação como “mais uma ação para reforçar a segurança pública e fortalecer a atuação das nossas forças policiais em toda a Bahia. Abrimos este concurso em 2019 com 1.250 vagas, mas convocamos 2.735 soldados da PM e 726 bombeiros, ou seja, 3.461 homens e mulheres em dois anos”, declarou.
7. Em alusão ao Dia do Idoso, celebrado nesta sexta-feira (1º), o Abrigo D. Pedro II, em Piatã, ganhou uma programação especial que se estende durante todo este mês de outubro, organizada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).
8. A ação, iniciada na segunda-feira (27) com o tradicional caruru dos santos Cosme e Damião, prosseguiu hoje com uma dinâmica chamada “Eu ainda quero”, onde idosos iriam falar as suas vontades para os próximos dias, meses e anos. Todos os desejos foram escritos em um mural que ficou em destaque no salão de festas do abrigo D. Pedro II. Frases como “Ainda quero reencontrar meus filhos” e “Quero viajar” foram destaques na atividade.
9. No período da tarde, o festival de música permitiu a realização de atividades animadas por som ao vivo. Na ocasião os idosos puderam dançar e relembrar sons que marcaram a própria época e que continuam trazendo lembranças de toda uma história de vida.
10. Aos 82 anos, sendo quase três deles morando no abrigo, Edvaldo Conceição contou que atua na unidade com o que aprendeu na juventude. “O que eu mais amo na vida é trabalhar, eu gosto muito de trabalhar, e então eu sempre digo aqui, que em qualquer atividade que eu puder ajudar, estou à disposição do abrigo que me recebeu bem e me trata muito bem”.
11. O idoso disse ainda que, apesar da idade avançada, gosta muito de dançar e cantar músicas de serestas que marcaram a sua vida. “Eu estou aqui falando com você, mas, daqui a pouco eu irei retornar para o salão onde está acontecendo o festival de música para poder tentar dançar e cantar”, disse bem-humorado.
12. O Assaí Atacadista tem investido continuamente em uma matriz energética diversificada e mais limpa. Desta forma, o atacadista tem ampliado suas medidas em prol da eficiência energética e, hoje, cerca de 90% do que é consumido pela companhia tem como origem fontes renováveis, ou seja, são provenientes das matrizes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas. A iniciativa está atrelada ao pilar de sustentabilidade, um dos principais do negócio do Assaí.
13. Dentre as medidas de eficiência energética da companhia, há o planejamento de migração completa do parque de lojas de 2020 para o mercado livre de energia, anunciado em março deste ano. Atualmente, das 191 lojas presentes em todo o país, 174 já migraram para o mercado livre de energia (dados de agosto/21).
14. “Apenas 15 unidades ainda estão em processo de migração ao novo sistema e a perspectiva é seguirmos esse planejamento em linha com a expansão do Assaí. Assim, as unidades que serão inauguradas no decorrer deste ano serão convertidas ao longo dos próximos meses”, explica Lucas Attademo, Gerente de Galerias e Contas Públicas do Assaí.
15. As novas lojas do Assaí também são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental e já são inauguradas com iluminação 100% em LED; ilhas de congelados e refrigerados com portas; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural e contribuem para a diminuição do consumo de energia.
16. O trabalho de prevenção contra o coronavírus continua em Itacaré e pela quinta semana consecutiva o município permanece sem o registro de nenhum caso ativo de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico semanal divulgado nesta sexta-feira(01) pela Secretaria de Saúde.
17. Além disso, o município está a cerca de 65 dias sem registros de mortes por coronavírus. Mesmo assim, a Prefeitura de Itacaré vem intensificando todas as medidas de proteção e fiscalização para evitar a proliferação da doença, além de realizar a intensificação vacinal na sede e na zona rural.
18. E para vacinar um número cada vez maior de pessoas em todo o município de Itacaré contra a Covid-19, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, que está realizando a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para a população em geral acima de 70 anos que já tomou a 2ª dose a mais de seis meses. Também está sendo aplicada a 3ª dose para o grupo populacional de imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose a mais de 28 dias.
19. O Brasil virou uma Venezuela: a cada 15 dias protestos e/ou manifestações nas ruas contra o governo Bolsonaro e favor. Hoje, foi a turma de Guaidó. Vamos aguardar a próxima.
20. A faixa mais ridicula das manifestações de hoje contra Bolsonaro foi a que prega a defesa da democracia ou uma volta à democracia. Vivemos então em qual regime? Se não existesse democracia não haveria manifestações. Na Coréia do Norte, por exemplo, ninguém faz manifestações. Na China, idem.