2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.543.639 casos descartados e 239.440 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.064 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
3. Com 10.079.608 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 79,1% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
4. A Campanha de Multivacinação em Salvador inicia nesta sexta-feira (01) para intensificar a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização seguirá até o dia 29 de outubro e será uma oportunidade para que os pais levem seus filhos para completar os esquemas vacinais.
5. Ao todo, 60 salas de imunização dos postos de saúde vão funcionar de segunda à sexta-feira, 08h às 17h, ofertando 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. O dia D acontecerá no dia 16 de outubro.
6. Na mobilização estarão disponíveis as doses contra Hepatite A, VIP, Meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral, VOP (poliomielite).
7. Para Doiane, é uma ação que busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos. “Por conta da pandemia, possivelmente muitas crianças e adolescentes podem estar com seus esquemas vacinais em atraso. A Campanha de Multivacinação é uma oportunidade para atualização da caderneta de vacinação, visando manter o controle e a eliminação das doenças imunopreveníveis, e consequentemente favorecer a melhoria das coberturas vacinais”.
8. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) promoveu, na manhã desta sexta-feira (1º), o primeiro Workshop Sefaz. A iniciativa tem como objetivo debater temas relevantes relacionados à inovação, gestão fiscal e patrimonial.
9. Nesta primeira edição, promovida em parceria com o Instituto Baiano de Direito Imobiliário (IBDI), o tema debatido foi “Patrimônio Imobiliário Público como Vetor de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural”. O público pode conferir o vídeo do evento, disponível no link https:// youtu. be/ 46YWLpEis40 .
10. Foram abordados pontos relacionados à inovação, na administração dos imóveis públicos municipais, sob a perspectiva de gestão eficiente, com incentivos à evolução e progresso da cidade, para o fomento das atividades econômicas e sociais. Esteve também em pauta a preservação e proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural de Salvador.
11. A abertura do evento foi feita pela secretária Giovanna Victer, titular da Sefaz, seguida da coordenadora de Administração do Patrimônio Imobiliário (Cap), Denise Castro, que apresentou o histórico, a função e os objetivos da coordenadoria. “Além de trazer outra perspectiva sobre conhecimento, pesquisa e estudos da história da capital baiana, esse debate levanta a discussão de temas ligados ao fortalecimento econômico e preservação patrimonial e cultural”, pontuou a gestora.
12. O workshop foi dividido em três painéis. O primeiro abordou o histórico da formação da Cidade do Salvador, com mediação do historiador Rafael Dantas e exposições, do topógrafo César Bastos e do arquiteto especialista em Patrimônio Histórico, Ernesto Carvalho, membros do Conselho Técnico do IBDI.
13. Já o segundo painel teve como foco o sistema registral brasileiro e instrumentos de regularização de imóveis públicos, com mediação da procuradora do Município na Sefaz, Luciana de Melo Borba Carneiro. A mesa contou com a participação do oficial do 4º Cartório de Registro de Imóveis de Salvador e diretor editorial do IBDI, Roberto Paulino, da diretora de Relações Institucionais do IBDI, Maria Amélia Garcez, e do Oficial do 2º Cartório de Registro de Imóveis de Salvador e diretor de Desenvolvimento Social do Instituto, Maurício Lopes Filho.
14. O terceiro painel concluiu o encontro, lançando um olhar para o futuro do patrimônio imobiliário de Salvador, apresentando propostas e soluções. A atividade contou com a mediação de Denise Castro e exposições do advogado e diretor presidente do IBDI, Bernardo Romano, e do também advogado e diretor de Regulamentação Técnica do Instituto, Carlos Onofre.
15. O programa Workshop Sefaz, integra o Planejamento Estratégico SeFaz + Por Salvador. O plano colaborativo engloba 30 projetos, que visam melhorar a qualidade da prestação de serviços aos contribuintes, gestão fiscal, transparência e aumento da arrecadação. A meta é estabelecer alicerces para o desenvolvimento do município com foco no cidadão, resultados, eficiência e transformação digital.
16. Em julho deste ano, a Sefaz Salvador e o IBDI firmaram um acordo de cooperação técnica, para o intercâmbio de conhecimento nas áreas direito imobiliário, urbanístico e registral. O termo foi assinado pela titular da pasta, Giovanna Victer, e pelo diretor do IBDI, Bernardo Romano. A cooperação técnica entre a pasta e o instituto tem previsão de finalização em julho de 2022. O acordo é válido por 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por até 36 meses.
17. A Braskem distribuirá mais de 3 mil cestas básicas para instituições sociais em Salvador e Região Metropolitana. O primeiro lote, com 1.504 kits com alimentos, foi entregue essa semana na Escola Creche Comunitária Emanuel, em Camaçari, na Associação Beneficente Vó Flor, na Ribeira, em Salvador, e no Centro Educacional Santo Antônio - OSID, em Simões Filho. Uma nova remessa, com a mesma quantidade, será encaminhada para essas entidades ainda esse ano, beneficiando mais de 6 mil pessoas.
18. Essa iniciativa integra uma campanha interna de voluntariado lançada pela Braskem, em que a indústria quintuplicou o valor doado pelos integrantes durante a ação. O total arrecadado foi convertido em cestas básicas para distribuição nas comunidades vizinhas às unidades da empresa no Brasil.
19. Para a gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, o momento atual tornou ainda mais urgente a necessidade de unir esforços para apoiar quem foi mais afetado pela pandemia. "A Braskem sempre incentivou essa cultura de fomentar o desenvolvimento social das comunidades onde atuamos, o que foi potencializado nesse cenário atual em que tantas pessoas necessitam de ajuda. Por isso, promovemos diversas ações nesses últimos dois anos para tentar mitigar o impacto causado pela pandemia, além de estimular o sentimento de solidariedade entre nossos integrantes, amplificando o alcance dessa contribuição", afirma.
20. "Neste momento tão difícil para muitas famílias que passam necessidades, a doação de quase mil cestas básicas nos alegra o coração, pois conseguiremos fazer chegar alimento a mesa de mais de 750 famílias, através dos alunos beneficiados no Centro Educacional Santo Antônio, fundado por Santa Dulce dos Pobres. Nossa gratidão!", comemora Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
21. Além dessa iniciativa, a petroquímica também doou, esse ano, 12 mil cestas básicas para cerca de 30 comunidades de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Simões Filho e Ilha de Maré, em Salvador, e realizou ações em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) para apoiar mulheres chefes de família assistidas pelo programa da "Mães da Favela", que foram diretamente afetadas pela crise social causada pela pandemia da Covid-19.