Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA FICA ESTÁVEL COM 2.556 PACIENTES ATIVOS

Litro de cerveja já está mais caro que gasolina e vai subir ainda mais sexta-feira
29/09/2021 às 19:15
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 570 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 573 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (29) também registra 6 óbitos. Dos 1.233.244 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.203.837 já são considerados recuperados, 2.556 encontram-se ativos e 26.851 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.540.069 casos descartados e 238.510 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.055 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 9.997.810 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 78,52% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                               ******
4. A Prefeitura realiza a vacinação contra a Covid-19 em Salvador para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses nesta quinta-feira (30), das 8h às 16h. Para ter acesso aos imunizantes, todos os públicos deverão estar com o nome do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

5.Haverá repescagem da primeira dose para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência. A aplicação da 2ª dose com os imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac prossegue normalmente.

6. Haverá também a aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 18 de abril de 2021. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

7. A aplicação da 3ª dose também acontece para pacientes em hemodiálise, que tomaram a 2ª dose até o dia 2 de setembro de 2021. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

8. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

9. Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www. saude. salvador. ba. gov. br/ fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato. 

10. Após esta etapa, é necessário aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

11. Sem aglomerações e com muita tranquilidade nas filas, assim foi a retomada da aplicação da 2ª dose da Pfizer em Lauro de Freitas, nesta quarta-feira (29). A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) aplicou 2.187 doses do reforço, em munícipes que estavam com aprazamento até o dia 02 de outubro. 

12. Amanhã, quinta-feira (30), das 13h às 16h, será a vez de jovens cadastrados, de 13 a 17 anos, receberem a primeira dose. Além disso, o município aplicará a 2ª dose da Oxford/Astrazeneca para pessoas com a data de retorno até 8 de outubro.

13. O total de pessoas que completaram o ciclo de imunização no município atingiu a marca de mais de 78 mil, o equivalente a 52,4% da população com idade a partir de 18 anos. Entre esse público está Tamiles Machado, que recebeu a 2ª no Terminal de Portão. “Tomou a primeira, tem que tomar a segunda e quantas forem necessárias. É preciso se imunizar por completo”, destacou a imunizada.

14. Quem também completou o ciclo de proteção contra a Covid-19 foi Rudmar Santos. “Essa é a melhor forma de prevenção. Desde que a medicina iniciou os estudos para criar a vacina, nós temos que acreditar que essa é a melhor saída para acabar com a pandemia. Todos devem se conscientizar, porque quem não toma a vacina, a chance de disseminar o vírus é maior”, o munícipe fez o alerta.

15. A aplicação da 2ª dose da Oxford/Astrazeneca, para pessoas com a data de retorno até 2 de outubro, será realizada nesta quinta-feira (30), das 8h às 12h. Já a vacinação da 1ª dose para adolescentes, entre 13 e 17 anos, será realizada das 13h às 16h.

16. Os pontos de vacinação para os dois públicos serão: Terminal Rodoviário de Portão, na quadra da Escola Dois de Julho (Itinga), no Ginásio do Aracuí (Rua dos Vereadores) e na Associação de Moradores de Areia Branca.

17. Para os jovens, é necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão SUS e CPF, além de estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais.

18. Em Lauro de Freitas, mais de 94% do público-alvo já foi vacinado com ao menos a primeira dose de algum dos imunizantes contra a Covid-19. A repescagem de vacinação da primeira dose segue suspensa até a chegada de novos lotes dos imunizantes.

19. Avisaram aos senadores da CPI da Covid, aos três bambas, que Lciano Hang daria uym show no Senado. E foi o que aconteceu. 

20. Cerveja vai subir de preço na sexta-feira. Quanto mais cara, melhor. Um litro da gelada tá valendo mais do que 1 liutro de gasolina.