Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB DIZ QUE NÚMERO DE INFECTADOS ATIVOS CAI UM POUCO MAIS: 2.565

Velhinhos são vacinados em reforço na capital, quarta
28/09/2021 às 19:33
      1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 539 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 581 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (28) também registra 3 óbitos. Dos 1.232.674 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.203.264 já são considerados recuperados, 2.565 encontram-se ativos e 26.845 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

   2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.538.502 casos descartados e 237.722 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.045 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

   3. Com 9.913.760 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 77,86% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

   4. A Prefeitura de Salvador realiza a vacinação contra a Covid-19 para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses nesta quarta-feira, 29, das 08h às 16h, para ter acesso aos imunizantes, os indivíduos deverão estar com o nome do site da SMS. 

    5. Haverá repescagem da primeira dose para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência. 

    6. A aplicação das 2ª doses Oxford, Pfizer e Coronavac segue normalmente o fluxo. 

   7. Haverá também a aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 16 DE ABRIL DE 2021. O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente.    

   8. A aplicação da 3ª dose também acontece para pacientes em hemodiálise, que tomaram a 2ª dose até o dia 01 DE SETEMBRO DE 2021. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

   9. Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa. 

   10. Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na ouvidoria devem fazê-lo através do site https://www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.  Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro mas ainda não receberam contato da ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

   11. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

   12. A vacinação contra a Covid-19 avança na Bahia, que já está aplicando a terceira dose em idosos. O percentual de vacinação completa (1ª e 2ª doses) é de 47,5% em todo o estado. A maior parte das nove macrorregiões tem acompanhado esse número. O Centro-Norte ocupa o primeiro lugar, com 53,9% de pessoas vacinadas. Já o Extremo Sul é a macrorregião com menor percentual de vacinação completa: 39,6%.

    13. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a macrorregião Leste possui o segundo maior percentual, com 49,1% da população vacinada; seguida pelo Sudoeste, com 48,1%; Norte, com 47,3%; Sul, com 46,8%; Oeste, com 46,7%; Centro-Leste, com 46,1%; e Nordeste, com 42,8%.

   14. O Governo do Estado tem trabalhado com uma logística que garante a entrega dos imunizantes em menos de 12 horas, aos 417 municípios baianos. Cada cidade recebe as vacinas de acordo com o número de população, usando como base os dados do IBGE de 2020. 

   15. Ao receber a quantidade necessária para a sua realidade, o município aplica as doses e informa à Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, que acompanha, monitora a velocidade de vacinação e a capacidade que o município tem em vacinar. A Sesab divulga as informações detalhadas por cidade e região, assim como a soma de toda a Bahia, em bi.saude.ba.gov.br/vacinacao.

   16. Os protocolos setoriais para a realização de eventos culturais, artísticos e esportivos, em Lauro de Freitas, foram publicados no decreto Nº 4.897 da Prefeitura Municipal, nesta terça-feira (28).  No mesmo decreto, definições da fase III de flexibilização das atividades econômicas e outras medidas foram prorrogadas até o dia 8 de outubro.

  17. Eventos culturais, artísticos e esportivos poderão ser realizados de segunda-feira a domingo, sem restrição de horários, exceto para espaços localizados em shoppings e centros comerciais sem acesso independente, que devem seguir o horário de funcionamento dos empreendimentos. O limite de participantes será de 75% da capacidade total do local.

  18. O uso de máscara é obrigatório para todas as pessoas durante o período em que estiverem no evento e o distanciamento mínimo é de um metro entre os presentes. Para atletas, o uso do EPI é liberado somente durante a competição e nos momentos de alimentação dos participantes. A medição de temperatura prévia nos eventos é obrigatória para o público, organizadores e colaboradores.

  19. Os eventos estão autorizados com presença de público limitada a 1.100 pessoas. A íntegra dos dois protocolos setoriais, assim como outras determinações do funcionamento de serviços, pode ser consultada na página de decretos no site da Prefeitura (https://www.laurodefreitas.ba).

  20. Todos os segmentos da fase III de flexibilização de atividades econômicas do município de Lauro de Freitas continuam permitidos a funcionar em horário livre, diariamente. Os atos religiosos também permanecem permitidos, conforme protocolos sanitários já estabelecidos e com a limitação de ocupação de no máximo 75% da capacidade do local.