Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LACEN DETECTA MAIS DE 58 CASOS DA VARIANTE DELTA COVID NO ESTADO DA BA

Ativos na Covid no estado se mantém estáveis com 2.757
25/09/2021 às 19:32
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 345 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 356 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste sábado (25) também registra 4 óbitos. Dos 1.231.753 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.202.163 já são considerados recuperados, 2.757 encontram-se ativos e 26.833 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.535.698 casos descartados e 236.809 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 52.030 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

3. com 9.823.908 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 77,1% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) divulgou neste sábado (25), a detecção por meio de sequenciamento genético de mais 58 amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 72 casos da variante, com dois óbitos.

5. Estes novos casos foram identificados em pacientes residentes nos municípios de Aporá, Baixa Grande, Barrocas, Bonito, Brumado, Camaçari, Canavieiras, Cícero Dantas, Coribe, Entre Rios, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Maracás e Nilo Peçanha. , Maraú, Medeiros Neto, Muritiba, Nova Fátima, Pé de Serra, Prado, Riachão do Jacuípe, Salvador, São Gonçalo dos Campos, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vereda.

6. Anteriormente, 14 casos com a variante Delta foram notificados em residentes dos municípios de Conceição do Almeida, Feira de Santana, Medeiros Neto, Prado, Salvador, Sapeaçu, Senhor do Bonfim, Vereda, Vitória da Conquista,, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador.

7. De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, “é importante destacar que estamos utilizando um protocolo novo, que não são de amostras aleatórias. Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos positivos ou que tenham casos anteriores da Delta”, explica a diretora.

8. A secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, ressalta que “o novo protocolo permite que a vigilância epidemiológica atue de modo mais célere na identificação e monitoramento dos pacientes e dos municípios”, afirma a secretária. No entanto, Paim alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação.

9.  “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta.

10. Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou cerca de 700 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

11. A Secretaria Municipal da Saúde (SESA) de Lauro de Freitas, confirmou neste sábado (25), o primeiro caso de contaminação de um morador do município pela variante delta O paciente, de 45 anos, passa bem, segue em isolamento, e não precisou ser internado. O sábado no município também foi marcado pela realização de uma barreira sanitária no Bairro do Aracui. No local foram realizados testes para averiguação de casos de infecção pelo coronavírus.

12. A Prefeitura de Lauro de Freitas reforça o alerta para o vírus. O município continua realizando campanhas em seu site e redes sociais, destacando a necessidade da população, mesmo após a vacinação, manter todos os cuidados para evitar a proliferação do vírus no município, a exemplo do uso de máscara e álcool em gel. 

13. A administração municipal também realiza ações de fiscalização em estabelecimentos autorizados a funcionar, especialmente bares e restaurantes, para evitar ou interromper aglomerações.

14. Durante a ação realizada na manhã deste sábado (25), 62 pessoas foram testadas. Deste público, 35 apresentaram resultado negativo para a Covid-19, 21 deram IGG positivo e seis positivos para IGG+IGM. Ao chegarem à barreira sanitária, montada em frente ao Ginásio do Aracui, os cidadãos passavam por uma consulta de enfermagem antes da realização do teste rápido dos anticorpos (IGG e IGM) para identificar se seria um caso de infecção em curso.

15. Os casos confirmados para Covid-19 no teste rápido foram encaminhados para consulta com um médico no mesmo local e para uma segunda testagem, a coleta de RT-PCR, com o uso do swab. De acordo com Daniel de Assis, diretor da Vigilância Epidemiológica (VIEP), o RT-PCR é indispensável para identificar se o paciente está com o vírus sarscov-2 ou alguma variante da doença. O material coletado é enviado para o Laboratório Central da Bahia (LACEN).

16. “Além da testagem realizada em nossas unidades de saúde, a exemplo do Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, realizamos esta ação nos bairros para identificar possíveis pacientes sintomáticos respiratórios, para retirarmos estes indivíduos de circulação, evitando o convívio social durante o curso da doença, evitando desta forma que a transmissibilidade do vírus aconteça”, declarou Daniel de Assis.

17. Após o irmão ter testado positivo para COVID-19, Marcelle Fonseca foi ao Ginásio do Aracuí para também passar pela testagem, mesmo já tendo recebido as duas doses da vacina oxford/astrazeneca. “Meu irmão veio fazer o teste e acabou dando IGM positivo, aí trouxe meu outro irmão e meu filho de quatro anos, que também estão com sintomas. Mesmo com a vacina a gente tem que se cuidar, sou da área de saúde e sempre tomo todos os cuidados”, declarou.

18. O Governo do Estado publicou neste sábado (25), no Diário Oficial do Estado, o decreto de nomeação de sete professores e três coordenadores pedagógicos para integrar a rede pública estadual de ensino. A medida vai viabilizar a incorporação ao quadro de pessoal da Secretaria da Educação do Estado (SEC) do último grupo de candidatos aprovados no Concurso Público Edital Saeb/02/2017, marcando o encerramento do certame.

19. No total, o concurso público realizado em 2017 já viabilizou a admissão pelo Estado de 2.703 professores e 669 coordenadores pedagógicos para atuação em todos os 27 Territórios de Identidade, nos diferentes componentes curriculares, como Biologia, Física, Geografia, Filosofia, História, Inglês, Português, Matemática, Sociologia, Arte e Educação Física.

20. No grupo de mais recentes nomeados, há docentes para atuar em Português, Física e Matemática, nos municípios de Salvador, Vitória da Conquista, Ribeira do Pombal, Amargosa, Santa Maria da Vitória e Feira de Santana.

21. Os nomeados poderão tomar posse imediatamente. A orientação é de que os professores e coordenadores pedagógicos compareçam, em um prazo máximo de 30 dias, à sede da Secretaria da Educação do Estado ou ao Núcleo Territorial de Ensino (NTE) correspondente ao local onde irão atuar.